Resenha: A Lista do Nunca

escrito por - quarta-feira, fevereiro 01, 2017


Título: A lista do nunca
Autor(a): Koethi Zan
Editora: Paralela
Gênero: Suspense
Ano de Lançamento:2013
Páginas: 272
Nota: 2,5/5
Sinopse: Depois de um acidente de carro que sofreram quando ainda tinham dez anos, Sarah e Jennifer, amigas inseparáveis, passaram anos escrevendo o que chamaram de Lista do Nunca: uma lista de ações e atitudes que deveriam ser evitadas, a qualquer custo, para que se mantivessem sãs e salvas.
Numa noite, no entanto, ao entrarem em um táxi, o destino das duas garotas as levou a um lugar que certamente não considerariam nem um pouco seguro. Sequestradas por um homem frio e adepto do sadismo, elas ficam acorrentadas em um porão com mais duas garotas por três anos.
Dez anos depois de conseguir fugir, Sarah ainda tenta levar uma vida normal. Seu contato com pessoas se limita ao porteiro que diariamente entrega o que ela precisa para sobreviver e à sua psicóloga, que tenta ajudá-la a enfrentar cada novo dia.
Seu sequestrador, porém, está prestes a conseguir uma condicional e, mais do que preparar um belo discurso de vítima, Sarah sente que este é o momento de agir. Para isso, vai enfrentar seus terríveis traumas em busca de uma história que nunca fora revelada.

 Olá pessoinhas, esse daqui foi o penúltimo livro que eu li em 2016, mas ele só irá sair em 2017, porque a atrasada sou eu, eu li uma resenha desse livro em um blog e sai louca atras dele, quero porque quero e interrompi a leitura que estava fazendo no momento só para ler ele, porque com uma premissa dessa,de jeito nenhum que eu ia conseguir esperar não é mesmo? Tomei na cara bem gostoso.


Aqui temos Sarah e Jennifer, duas melhores amigas desde pequenas que são meio que traumatizadas desde que a mãe de Jen morreu em um acidente de carro, então elas tem uma imensa lista do que nunca fazer para poderem ficarem salvas e não acontecer nada de ruim com elas, mas em um dia em que elas decidem esquecer um pouco a lista e se divertir elas acabam sendo sequestradas por um homem sadomasoquista que as mantém no seu porão por anos sendo torturadas de inúmeras maneiras possíveis. Só que, apenas Sarah sobrevive junto com outras duas garotas e Jennifer infelizmente é assassinada pelo sequestrador e agora ele vai ganhar uma condicional e Sarah resolve ir a procura do corpo da amiga para provar que ele é um assassino e continuar na cadeia.

Tudo bem, pensa que premissa maravilhosa, para quem gosta de suspense isso não é nem um prato cheio, é um prato escorrendo pelas bordas, já pensei que iria arrancar meus cabelos de tanta tensão, porém, NÃO. O autor tinha tudo nas mãos para fazer uma história maravilhosa mas ele pecou demais, ele devia ter feito o livro intercalando entre o presente e o passado mas a personagem mencionava duas ou três linhas do que acontecia quando ela estava no cativeiro e você fica, *tell me more, tell me more*, mas ela não conta nada e você passa o livro inteiro frustrada e entediada.


As descobertas que Sarah faz nessa jornada de investigação eram realmente legais mas colocadas no contexto sendo que você não está entendendo bulhufas do que aconteceu no passado, fica meio deslocado para você entender, não tem aquela tensão, aquele susto, aquela sensação de "MEU DEUS DO CÉU, NÃO CREIO NISSO", e é isso que eu gosto nos livros de suspense, quando eles me passam aquela sensação de não acreditar que aquilo realmente aconteceu, e esse livro era um acontecimento chato por cima do outro.

O final eu não esperava por aquilo, mas ainda assim não me agradou muito, foi algo legal? Foi, foi bem trabalhado? Com certeza não, o autor estava praticamente com a faca e o queijo na mão e jogou eles dois fora, por isso eu sempre irei levar comigo, não crie expectativas com livros, isso sempre dá merda, deu uma vontade louca de devolver o livro pro autor e falar: Ei, toma aqui, refaz, eu sei que você consegue algo melhor que isso.

Realmente fiquei curiosa com o tempo que elas passaram no cativeiro, e acho que se o autor escrevesse algo focando nisso eu certamente leria, porque apesar do livro ter sido mal trabalhado ele tem uma escrita muito boa e fluida e mesmo o livro sendo bem ruimzinho eu acabei ele em menos de um dia se não me engano.

Iai pessoal, já leram esse livro, se sim, me contem aqui se concordam ou não comigo.

Beijos

Você vai gostar de ler...

37 comentários

  1. Oi, Gabis!
    Poxa... Eu li a sinopse e fiquei super animada. Que pena que o livro não atingiu suas expectativas, acho que eu também ficaria um pouco frustrada com a leitura. Sem dúvida o período que elas passaram no cativeira deveria ter sido mais explorado, até para que entendêssemos melhor as reações da que se salvou no presente, né?!

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    Eu comecei lendo a resenha e pensei: esse é um grande livro. A sinopse então... Mas quando você disse que ele não contou sobre o tempo delas no cativeiro, o amor acabou. Como assim ele não disse? Isso seria o auge da história! Ou então porque ele não foi revelando aos poucos, com as memórias de Sarah?
    Mas fazer o que né não? sauhsuahs
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Sim o autor estava com faca e o queijo na mão, concordo plenamente com vc, porém a diferença é que fiquei tão irritada que parei de ler, pretendo voltar a leitura pra saber o final, mas não é prioridade no momento, eu fica ansiosa aguardando algo que agra tenho certeza que não vai acontecer, tenho essa mania, vai melhor tem que acontecer tal coisa e pá, me ferro, concordo com vc esse livro deveria ter passado e presente, pq tinha hora que li mais de duas vez, pq ficava perdida, ai eu mesma criava a conclusão pois o autor deixou a desejar.

    ResponderExcluir
  4. Oi, Gabis!
    Que triste, Gabis! Achei que esse livro ia ser um suspense bem bacana. É tão paradinho assim? E o final ainda não é um final digno, que compense o enrendo ruim? Que tristeza! Fiquei desanimada agora. :/
    Beijão!
    http://www.lagarota.com.br/
    http://www.asmeninasqueleemlivros.com/

    ResponderExcluir
  5. Olá Gabis, tudo bem?
    Esse é um livro que minha namorada leu tempos atrás, ainda tem a obra, contudo ela também teve essa opinião que o livro foi mal trabalhado, eu particularmente não pretendo ler.
    Bjuss

    ResponderExcluir
  6. Olá, eu li sua resenha mas o livro me instigou pouco, sei la, fiquei triste por você não ter curtido muito. Mas sua resenha é otima, adorei sua escrita!

    www.memoriasdeumaleitora.com.br

    ResponderExcluir
  7. Olá!

    Realmente esta sinopse deixa a curiosidade a flor da pele! Infelizmente a medida que li sua resenha vi que o autor deixou muito a desejar e é muito deprimente quando todas estas expectativas criadas não são correspondidas ��

    O que alenta é saber que tem uma escrita boa e fluida! Uma pena não ter te agradado a leitura!

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bem? Olha ainda bem que não curto suspense, porque iria me descabelar se me decepcionasse com um livro que criei muitas expectativas. Acho a premissa interessante, mas como falei, não curto o gênero. De fato pelo que você falou o autor tinha tudo pra brilhar (até porque é um enredo um pouco fora do comum), mas não soube explorar. Ótima resenha sincera.
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Oi, tudo bem?
    Nossa, só de ler a resenha eu murchei. Apesar de ficar BEM aflita em cenas de tortura e coisas do tipo, se o livro trata disso, deveriam ter cenas assim detalhadas, pra gente realmente sentir o pesar das vítimas! Que decepção!

    ResponderExcluir
  10. oi Gabi!!! ri demais da sua sinceridade. é ruim demais quando a gente fica empolgado pra ler e se decepciona. esse tipo de suspense não é meu tipo sabe? eu sou beeeeem medrosa kkkkkkk mas fico triste por você. é muito ruim ver uma história com potencial grande ser desperdiçada!

    ResponderExcluir
  11. Oi Gabis, que pena que o enredo não te convenceu, ou te deixou com aquela vontade de roer as unhas. Chato quando esperamos tanto do enredo e não encontramos nada.Bjs

    ResponderExcluir
  12. Oie! Tudo bem?
    Primeiro que mesmo que sua resenha fosse 100% positiva, eu não leria o livro, não me fechei com a premissa e capa dele, e vejo que julguei meio correto, que pena que o autor não soube desenvolver melhor a história do livro, espero que numa próxima leitura ela seja mais proveitosa para você!
    Bjss

    ResponderExcluir
  13. Olá
    Eu nao conhecia esse titulo, mas preciso confessar que essa premissa não chamou a minha atenção. Acho que os elementos não conseguiram me deixar curiosa. Gostei de ler suas impressões a respeito. Uma pena que a leitura nao foi tao proveitosa pra você e que o desenvolvimento nao foi tao bem elaborado pelo que pude perceber.
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  14. Olá!!! O livro parece bem interessante, gostei da sua resenha. As vezes ficamos surpresos com o final, mas o importante mesmo é todo o conteúdo da obra. Sucesso, bjoooooo

    ResponderExcluir
  15. Olha, ainda bem que eu li a sua resenha e agradeço pela sua sinceridade. Esse gênero é o meu preferido e eu também saio louca atrás de livros quando vejo alguma resenha que me interessa. A premissa é completamente intrigante mas sabe que a narração é no presente e ficamos boiando sobre o passado e os anos de cativeiro é frustrante. Não que eu quisesse ler os detalhes da tortura, coisa que eu não gosto, mas a tensão é essencial e ficar na expectativa do que vai acontecer é que nos prende na leitura. Eu também ficaria entediada e não me interessei pela leitura, pelo menos por enquanto.

    ResponderExcluir
  16. Não sei você, mas quando uma premissa me engana, prometendo um livro incrível e não é, tenho vontade de queimar o mesmo.
    Realmente, a forma como a história é desenha, me deu uma vontade grande de ler, mas saber que não é tudo isso, me desanimou.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Que tristeeeee. Há autores que precisariam ter contado com um bom revisor para ajudá-lo a perceber como melhorar sua história. E antes que me corrija, não... um revisor não serve apenas para corrigir o português, mas para aperfeiçoar a narrativa. Que pena que você tinha tão altas expectativas (e com razão, porque era mesmo um bom enredo), mas elas não se cumpriram.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.com.br

    ResponderExcluir
  18. Noooossa, eu já tinha visto sobre esse livro e tinha me interessado. Acho que ele até entrou para uma lista minha alguma vez, ainda bem que desisti da ideia. É horrível quando o autor tem uma otima ideia, mas não sabe desenvolver, imagino a sua decepção...
    Espero que as próximas leituras sejam melhores :/



    ourbravenewblog.weebly.com
    Participe do nosso TOP COMENTARISTA valendo um livro JANTAR SECRETO do autor Raphael Montes :)

    ResponderExcluir
  19. Poxaaa, já estava querendo ler mas depois de saber que ele não é tão assim como imaginei, acho que vou dar pra trás. Que pena, tinha gostado da premissa. Boas leituras

    ResponderExcluir
  20. Olá, eu ainda não conhecia esse livro, mas assim como você, enquanto ia lendo sobre a premissa na sua resenha, fiquei pensando que iria amar ler ele, mas após ver suas considerações, acho que não iria curtir tanto assim. Uma pena, porque a história realmente parecia ter tudo para ser muito boa.

    ResponderExcluir
  21. Nossa, adorei saber que o livro é um prato cheio de suspense, e de muitas reviravoltas, mas sério que com todo este enredo, o final não foi bem desenvolvido? Que pecado, isso acaba com toda a animação, porque com um suspense desse esperava um final surpreendente.

    ResponderExcluir
  22. Oi!

    Concordo com a Ivi no comentário acima, quando o autor vende um peixe e depois quando a gente vai comer é outra coisa, fico bem de cara. É uma pena que o autor tinha tudo para fechar a história de forma incrível, mas acabou explorando muito pouco. Infelizmente não tenho vontade de ler. :(

    bjs e parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir
  23. Oie
    nossa, que pena que foi meio decepcionante pois a capa está instigante assim como o enredo, e suspense tem que saber apresentar não é? É difícil deixar um suspense bom do inicio ao fim

    beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Olá!! :)

    Eu não conhecia este livro e devo dizer que a capa não me agradou nada, esta muito feia, não chama muito!

    E uma pena que não tenhas gostado assim tanto do livro, mesmo que com uma escrita boazinha, e mesmo mau quando esta mal trabalhado assim!

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  25. Oii Gabis, tudo bom? Que pena que não do livro! A premissa é mesmo mega super instigante e é um desejado meu de anos atrás. Ainda quero ler, mas agora irei com bem menos expectativas... espero não me decepcionar tanto assim com a história.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  26. Olá, Gabis! Bom, eu não conhecia esse título, na verdade, que bom, não é mesmo?! Assim como você, fico muito decepcionada quando a premissa é extremamente instigante, mas o autor não consegue desenvolver a história.

    Beijos,
    Blog Anne & Cia.

    ResponderExcluir
  27. Oi.

    Vou começar a lembrar do que você disse: "Não crie expectativas com livros, isso sempre dá merda." Sempre faço isso e já me arrependi muito. Fico bem triste por saber que teve esses problemas, já pela sua nota que não seria uma boa leitura para mim.

    ResponderExcluir
  28. Olá!
    Que potencial maravilhoso esse livro tinha! Pena que foi mal aproveitado, ainda bem que você conseguiu ainda gostar do final; agora sabendo de tudo isso posso tentar ler a história mas com bem menos expectativas do que a premissa nos dá.
    Beijos,Lari.
    Segredosdeumacerejeira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  29. Poxa :( a sinopse do livro tinha me ganhado é muito ruim quando temos uma decepção literária.
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
  30. Oi Gabis, como está?
    Uma pena realmente que o livro não tenha tido o rendimento que poderia ter tido nas mãos de um autor melhor ou mais experiente porque com certeza potencial tinha para ser muito melhor do que isso que tu disse. Mesmo a temática me deixa bem incomodada, uma razão pela qual eu talvez não lesse.
    Abraços e beijos da Lady Trotsky...
    http://rillismo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  31. Olá, Gabi

    Que pena que você não curtiu. Mas já li algumas resenhas desse livro e as pessoas elogiaram bastante. A leitura tem dessaa coisas, aos olhos de um sobre e aos olhos de outros falta.

    Beijo

    ResponderExcluir
  32. Olá...é bem chato quando o enredo não nos envolve tanto e a leitura acaba sendo meio decepcionante, mas fazer o quê?
    Essa é a primeira vez que vejo falar dessa obra, e não sei se teria vontade de ler.

    Abraços

    ResponderExcluir
  33. Olá,
    Dei muita risada com a sua resenha e frustração com a obra!
    Desconhecia, mas não pretendo fazer a leitura pelo fato de já não ser muito fã de suspense e ainda ele não ter sido bem trabalhado para que possa nos tirar uma frase do tipo "COMO ASSIM ISSO ESTÁ ACONTECENDO?", afinal também não quero ficar frustrada.

    LEITURA DESCONTROLADA

    ResponderExcluir
  34. Que coisa, parecia ser um livro tão legal pela capa e a sinopse e terminou sendo tão decepcionante assim? Tirando o fato de que o sadomasoquismo não é em si prejudicial, mas o cara deve ser um psicopata... Gosto de BDSM e ver o tema ser utilizado assim me incomodou um pouco, mas tudo bem...

    Que pena que foi decepcionante!

    Abraços!
    www.asmeninasqueleemlivros.com

    ResponderExcluir
  35. Olá, tudo bem?
    Nossa... esse livro te pega pela sinopse. Mas, aí li sua resenha e decepcionei. Quem sabe mais pra frente, né? Pq apesar de tudo fiquei curiosa. haha


    Cantinho da Bruna

    ResponderExcluir
  36. Oi, tudo bem?
    Lendo a sua resenha e parando pra pensar sobre o livro eu só consigo concordar com você que deveria ser um livro intercalado entre presente e passado. Isso com certeza daria uma qualidade maior a obra e tiraria dúvidas sobre como foi no cativeiro, até mesmo tornaria tudo mais real.

    ResponderExcluir
  37. Olá!!!
    Lendo agora a sinopse minha empolgação foi a mil mas depois de ler sua resenha ela despencou num grau infinito da decepção,lendo a sinospe fiquei como vc "meu deus necessito dessa leitura" mas nem sempre as coisas são como queremos que seja né..é o ó qnd o autor tem tudo nas mãos e ele simplesmente joga tudo na sarjeta,tava tão empolgada com essa leitura...

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/2017/02/resenha-e-viveram-felizes-para-sempre.html#comment-form

    ResponderExcluir