13 de ago. de 2019

O lado obscuro - Tarryn Fisher - Faro Editorial


Sempre ouvi falar muito bem da autora Tarryn Fisher. Sei que ela tem alguns livros lançados no Brasil, e minha opinião sobre ela sempre foi meio dividida. Já li um livro que não gostei de jeito nenhum, mas também já li aqueles que amei. Recentemente foi lançado no Brasil o seu mais novo livro: “O lado Obscuro”, pela Faro Editorial, e decidi lê-lo para que talvez tivesse um veredito final.



Titulo: O lado obscuro 
Autor(a): Tarryn Fisher
Editora: Faro Editorial 

Páginas: 288
Ano de Publicação: 
Gênero: Suspense
Nota: 3/5
Obs: Livro cedido em parceria com a editora
Sinopse: Considerada a obra mais visceral de Tarryn Fisher, você entenderá porque leitores de vários países o elegeram como um dos livros mais especiais de suas vidas.Quando a escritora Senna Richards acorda na manhã de seu aniversário, ela não está em seu quarto. Raptada e trancada numa casa em meio a uma tempestade de neve, ela precisa decifrar as pistas ligadas ao seu passado para conseguir fugir. Forjada pela dor, moldada pelo abandono, Senna se tornou uma mulher que destrói antes de ser destruída...Apenas uma pessoa conseguiu atravessar suas barreiras e conquistar sua confiança, mas isso aconteceu há muitos anos...“Isaac era um estranho, mas foi capaz de enxergar minhas feridas mais do que qualquer outra pessoa.”O cirurgião Isaac encontrou Senna em um momento de caos e vulnerabilidade, depois de um furacão que lançava cinzas sobre suas feridas. Ele a ajudou quando ninguém mais pôde, mas agora, tudo está diferente. Depois de tanto tempo distantes um do outro, os dois estão presos na mesma cabana, e podem ser consumidos por recordações que esperavam esquecer. Além do perigo que os cerca, a escassez de comida e água, e os jogos perigosos do raptor, um sentimento antigo começa a despertar, ameaçando romper novamente as defesas de Senna, o que pode ser fatal.


O livro é dividido em 3 partes. A primeira nos apresenta Senna Richards, uma escritora super famosa que está no auge de sua carreira. Ele começa com a escritora acordando em uma casa que não é a sua e descobrindo que está presa em um quarto todo equipado com cama, roupas, lareira e tudo o mais. Logo ela descobre que está em um alçapão dentro de um chalé e consegue se libertar apenas para encontrar seu antigo médico, Isaac, preso em um dos quartos. Ao se soltarem, eles se dão conta de que estão presos nesta casa possivelmente no Alasca, já que o frio é devastador e estão cercados por neve. A casa em que se encontram está toda equipada com comida e lenha para meses e depois de várias tentativas para tentar se libertar, eles começam a viver uma rotina tediosa.

A segunda parte do livro volta no passado, no momento em que Senna e Isaac se conheceram. Aqui começamos a entender que o relacionamento dos dois não era simplesmente entre médico e paciente, e talvez comece a nos dar ideias do motivo dos dois estarem presos juntos. Os dois se conhecem devido a um terrível acontecimento, e desde então o médico passou a cuidar da escritora, fazendo com que virassem amigos. Esta parte é a mais curta e nos mostra o momento da vida de Senna em que ela se encontra e tudo o que acontece ao seu redor. A terceira e última parte do livro é de volta no Chalé onde eles vão tentando descobrir quem os prendeu ali e o que precisam fazer para sair.


Bom, o que eu posso dizer deste livro? Frustrante. A narrativa do livro é boa, a autora realmente escreve muito bem, mas a história não tem pé nem cabeça. Comecei achando que seria algum suspense realmente legal, com várias pistas a serem descobertas, mas foi tudo muito louco, por assim dizer.

Logo de cara achamos que a personagem principal é doida, e eu pelo menos achei que teria uma grande descoberta que me faria entender o porque de ela ser tão estranha. Realmente na segunda parte do livro descobrimos um pouco mais do passado dela e dá pra entender um pouco o motivo da estranheza. Mas só um pouco. Achei extremamente forçada a relação dela com o Isaac, ela tem um psicológico péssimo e nada fez sentido pra mim.


O livro gira todo ao redor dos dois personagens e não encontrei nada na história que fosse atrativo para mim. A obra se trata de um Thriller Psicológico, não é um suspense policial como eu imaginei, e talvez só quem realmente trabalha com psicologia possa achar ele bom.

A diagramação da Faro como sempre foi perfeita, nunca encontrei nenhuma outra editora tão boa nesse quesito quando eles, mas foi uma pena eu não ter me envolvido ou gostado deste livro. A capa é maravilhosa, lendo o resumo realmente dá pra criar certa expectativa quanto ao que a história conta, mas para mim não deu.

Infelizmente este foi o segundo livro da autora que li e não gostei. Só não abandono completamente a ideia de ler algo que ela escreveu porque tem uma série dela maravilhosa que está contrabalanceando. Talvez para você que gosta de Thrillers psicológicos este livro faça algum sentido. Mas para mim infelizmente o veredito foi negativo.

Beijos

9 comentários:

  1. Olá, tudo bem?

    Ainda não li nada dessa autora, confesso que a sinopse desse não me cativa muito. É uma pena que o livro lhe frustrou e que você não gostou, mas pode ser que funcione para outroa leitores, só lendo pra ver, bé?

    A capa é linda.

    Beijo.

    ResponderExcluir
  2. eu ainda não li nenhum livro dessa autora, porém eu só vejo comentários positivos sobre esse livro do Lado Obscuro.
    Eu sempre fui bem fã de thrillers psicológicos, mas ainda tô criando coragem pra ler esse livro, apesar da capa ser muito bonita a sinopse não me chama a atenção. mas espero que quando eu ler, eu goste dele. Achei seus comentários bem pertinentes, realmente parece um negócio meio estranho hahahahah

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem?
    Eu nunca li nada dessa autora, mas sua visão frustração sobre essa leitura me deixou meio assim rs Nos seus dois primeiros parágrafos, contando sobre a narrativa, eu até me empolguei sobre a obra, mas depois percebi que não era tão do jeito que eu estava imaginando.

    Adoro resenhas sinceras como essa, são essenciais nessa blogosfera "saturada". <3

    www.palavrasambulantes.com

    ResponderExcluir
  4. Oi, tudo bem?
    Ainda não tive a oportunidade de ler alguma coisa da Tarryn Fisher, e para ser bem sincera, esse não é o tipo de livro que leria. Uma pena que a leitura não funcionou com você, é muito frustrante quando isso acontece. Adorei a tua resenha, ela foi bem sincera e isso faz falta hoje em dia.

    Beijos.

    Books and Movies
    www.booksandmovies.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá

    O thriller psicológico realmente tem foco nos personagens e não nos acontecimentos. A confusão mental é o centro da história por isso é divido em presente e passado e algo proposital é não simpatizamos com o personagem principal, porque sua mente será detalhada aos poucos para nós e quando estamos acostumados com o suspense é mais complicado a se adaptar a esse sub gênero.

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi Jessica, eu normalmente gosto muito de thriller psicológico, então talvez eu aprecie mais a leitura do que tu. Este gênero na Faro costuma ser muito bom. Admiro tua sinceridade ao escrever a resenha.
    Bjos
    Vivi
    http://duaslivreiras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Oi Jéssica tudo bem? Eu nunca li nada da autora, mas vejo opiniões divididas sobre a sua escrita. Ainda quero dar uma chance, ver como ela desenvolve e cria suas histórias. É uma pena que esse livro não tenha te agradado, amo Thriller psicológico e gostei da premissa. Acredito que mesmo com as suas ressalvas, eu daria uma chance para essa leitura <3

    Beijos
    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  8. Eu gosto bastante de thriller psicológico e estou bem curiosa com esse livro, uma pena que a obra não tenha sido uma leitura tão satisfatória para você.

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bem? Nunca li nada da autora, mas seu nome não me é desconhecido. Não curto muito thrillers psicológicos, por isso acho que vou passar a dica, pois pelo que vejo ela também não te agradou. Ótima e sincera resenha.
    Beijos,
    http://diariasleituras.blogspot.com

    ResponderExcluir