26 de mar. de 2019

Resenha: Colega de Quarto


O livro “Colega de Quarto”, do autor brasileiro Victor Bonini e lançado pela Faro Editorial em 2015, foi o primeiro de uma série de livros que o autor escreveu usando o personagem Conrado Bardelli. Como já publicamos aqui no blog, li primeiro “O Casamento”, segundo na ordem de lançamento, porém já digo que as histórias não tem ligação a não ser o detetive.

Título: Colega de Quarto
Autor(a): Victor Bonini
Editora: Faro Editorial
Páginas: 279
Ano de Publicação: 2015
Gênero: Suspense
Nota: 3,5/5
Obs: Livro cedido em parceria com a editora
Sinopse: Eric Schatz, carioca que se mudou para São Paulo por conta do curso universitário, começa a perceber indícios de que há mais alguém frequentando o seu apartamento.
Primeiro, um par de chinelos.
Então, uma outra escova de dentes. Um micro-ondas que é ligado sozinho durante a noite, barulhos estranhos a qualquer hora e luzes que se apagam de modo misterioso.
Até que, em determinada noite, Eric enxerga o vulto do colega de quarto entrar em seu apartamento pela porta da frente.
Desesperado, o rapaz vai atrás de um detetive particular, mas parece ser tarde demais. Em menos de 24 horas, tudo acontece de modo acelerado e depois de uma ligação desesperada, cortada abruptamente, Eric despenca da janela do seu apartamento.
Em seu livro de estreia, o autor nos apresenta uma história urbana de tirar o fôlego. Um mistério que passa por uma relação familiar complicada, suspeitas por todos os lados, e camadas e camadas de culpados. Há alguém inocente?

Em “Colega de Quarto” conhecemos Eric Schatz, um estudante de direito e herdeiro de uma das maiores editoras do país, que misteriosamente se suicida ao pular da janela do seu apartamento no 15º andar. O mistério é devido ao fato de que horas antes de morrer, ele procura o detetive particular Lyra (apelido de Conrado) alegando que estava sendo perseguido e que tinha uma pessoa misteriosa morando em seu apartamento, mesmo eles nunca tendo se encontrado.


Ao ver que estava ficando paranoico, Eric sai em busca de ajuda, pois encontrava chinelos desconhecidos no quarto de hóspedes, o micro-ondas ligava sozinho de madrugada, a descarga disparava sozinha entre várias outras coisas estranhas. Porém ao procurar Lyra, ele se mostra extremamente perturbado e não consegue passar credibilidade ao detetive, que não acredita no que o jovem está lhe contando e o aconselha a procurar ajuda da polícia. 
"A barreira da vida do meu filho era essa história infantil e idiota de colega de quarto invisível que surgiu para assustá-lo! Um filminho de terror e meia dúzia de ruídos durante a noite já eram o suficiente pra que meu filho quisesse dormir comigo. E ele acreditava nas histórias daqueles filmes, seu Conrado! Como eu disse, ele sempre foi fraco."
Pouco tempo depois o detetive recebe uma ligação de madrugada de um Eric choroso e desesperado, o que acha muito estranho. Sem mais nem menos o jovem e desliga e logo de manhã chega aos ouvidos de Lyra a noticia da morte de Eric, e aí ele passa a investigar os verdadeiros motivos da morte dele.

Eu não sei se é porque eu li “O casamento” primeiro, mas sinceramente achei este livro um pouquinho pior. “O casamento” foi tão incrível, com uma trama tão bem elaborada e um final tão surpreendente, que já esperava ser difícil encontrar outro melhor ou superior a ele, mas ainda assim eu tinha expectativas altas com “Colega de quarto”, expectativas estas que foram um pouco frustradas.



Achei a história aqui um pouco enrolada demais, e quando o autor decidiu finalmente começar a desvendar o mistério, tudo foi simplesmente jogado pra cima de nós leitores. Não estou dizendo que o livro é ruim, eu gostei dele sim, mas comparando com o outro título que li do autor, o segundo é mil vezes melhor.

O detetive Conrado Bardelli é muito carismático e conquista o leitor pelas suas formas nada convencionais de trabalhar. Sem falar que ele tem uma intuição sempre muito boa o que acaba ajudando e muito nas investigações.
"- Não sugeriram mesmo que o senhor chamasse a polícia? Hein? [...]- Não!Conrado Bardelli voltou ao escritório, fechou a porta e suspirou. Chacoalhou a cabeça, confuso. Aquela era a primeira indicação de que algo estava mais errado do que parecia."
A forma como o mistério é resolvido realmente me deixou chocada, porque o livro em si não tem muitos personagens, o que limita o assassino a ser alguma das pessoas com quem estamos lidando. Então quando ficou claro quem realmente tinha matado Eric Schatz (não é spoiler gente, desde a morte dele fica claro que foi assassinato e não suicídio), eu fiquei incrédula, porque foi uma pessoa que eu NUNCA ia suspeitar na vida. Se tratando de Bonini isso realmente não podemos negar: ele tem um dom para nos deixar chocados com o que aconteceu. 

O assassino não foi nada óbvio, mas o motivo do crime foi meio “bleh”. Não gostei muito do motivo, não achei que fizesse tanto sentido, mas levando em conta a personagem que foi, acho que a motivação do autor era deixar todo mundo perplexo.



A diagramação da Faro Editorial está perfeita como sempre. Eu simplesmente amo a forma como eles fazem os livro, as páginas com gramatura maior deixam o livro com aparência mais bonita, colocam páginas com cores diferentes, diagramação fácil de ler.

Já estou com o mais novo lançamento do autor em mãos, e estou doida para ler, pois dizem que dos três livros este será o melhor, com o título de “Quando ela desaparecer”. Logo logo volto aqui para contar pra vocês tudo o que achei dessa nova aventura do detetive Bardelli.


Beijos

8 comentários:

  1. Olá, tudo bem? Já vi falarem super bem desse livro, então confesso que fiquei surpresa com tua opinião, mas entendo que tu foi com muitas expectativas por conta do outro ser bom. Adorei tua resenha e fiquei bem curiosa para ler os dois livros do autor!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  2. Essa capa me assusta hahaha
    Logo de cara eu imaginei algo envolvendo algum stalker e lendo sua resenha ainda não descarto por conta do assassinato. Gostei da premissa, nunca li nada do autor e fiquei curiosa. Acredito que mesmo com a suas ressalvas, daria uma chance pra leitura.


    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  3. Oiii Jessica

    Eu quero muito começar a ler o Bonini, só vejo elogios e poxa, conseguir surpreender na revelação do assassino em um livro com poucos personagens realmente é um tremendo feito, fiquei bem animada. Quero ler os livros na ordem justamente pra poder conhecer bem o personagem do Conrado Bardelli. Tenho O Casamento na estante e espero em breve conferir Colega de Quarto.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Lindona, amei a sua resenha! Não conhecia a série de livros do autor, que parece surpreender o leitor. Achei a temática interessante e apesar de gostar de mistério, este livro realmente não me chamou a atenção, vou ler a resenha do livro 1 para ver se mudo de ideia.

    Bjo
    Tânia Bueno

    ResponderExcluir
  5. Olá,
    Gosto de livros de thrillers com suspeitos que não imaginávamos e um final surpreendente, porém o mais importante para mim é a execução de todo o livro que parece estar muito boa.

    Debyh
    Eu Insisto

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bem? Adorei a resenha! Confesso que é um gênero que estou aprendendo a desbravar por agora, e por isso anotei a dica do autor. Não sabia que ele era nacional, e agora fiquei mais curiosa ainda. Acho que li sua resenha de O Casamento e vi sua empolgação pelo mesmo, por isso entendi a comparação hehe Dica mais que anotada! Ótimas palavras.
    Beijos,
    http://diariasleituras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Nossa, eu adoro livros do gênero e não conhecia esse ainda. Fiquei morrendo de curiosidade e a sua resenha me deixou louca para ler, parece ser o tipo de livro que me agradaria bastante.

    ResponderExcluir
  8. Oi Jessica, sua linda, tudo bem?
    Mas que pena que a explicação no final não foi legal. Acabei desanimando um pouco para fazer essa leitura. Mas pelos seus elogios, com certeza vou ler o livro O Casamento do mesmo autor, que pelo visto se destaca por conseguir nos surpreender.
    beijinhos.
    cila.

    ResponderExcluir