Internacional

Resenha: Por Lugares Incríveis

09:00


Título: Por Lugares Incríveis
Autor(a): Jennifer Niven
Editora: Seguinte
Páginas: 336
Ano de Publicação: 2015
Gênero: Romance
Nota: 4/5
Sinopse: Dois jovens prestes a escolher a morte despertam um no outro a vontade de viver.
Violet Markey tinha uma vida perfeita, mas todos os seus planos deixam de fazer sentido quando ela e a irmã sofrem um acidente de carro e apenas Violet sobrevive. Sentindo-se culpada pelo que aconteceu, Violet se afasta de todos e tenta descobrir como seguir em frente. Theodore Finch é o esquisito da escola, perseguido pelos valentões e obrigado a lidar com longos períodos de depressão, o pai violento e a apatia do resto da família.
Enquanto Violet conta os dias para o fim das aulas, quando poderá ir embora da cidadezinha onde mora, Finch pesquisa diferentes métodos de suicídio e imagina se conseguiria levar algum deles adiante. Em uma dessas tentativas, ele vai parar no alto da torre da escola e, para sua surpresa, encontra Violet, também prestes a pular. Um ajuda o outro a sair dali, e essa dupla improvável se une para fazer um trabalho de geografia: visitar os lugares incríveis do estado onde moram. Nessas andanças, Finch encontra em Violet alguém com quem finalmente pode ser ele mesmo, e a garota para de contar os dias e passa a vivê-los.


Resenha:  Por lugares incríveis foi, por muito tempo, meu livro favorito. Principalmente porque me identifiquei com muitos dos acontecimentos do enredo.

"Hoje é o seu dia.
Você vai a Lugares Geniais!
E está cheio de energia!"

Finch sempre foi o "garoto problema" na escola, chegando a levar advertência ao ponto de quase ser expulso. Violet é o oposto (pelo menos era, até o acidente), dedicada aos estudos e muito boa em escrever, sonhava com o curso de Escrita Criativa da NYU. Violet também fazia o tipo popular, extrovertida e animada, mas antes do acidente que matou sua irmã.

"Penso em todas as coisas que quero gritar. Odeio esta cidade! Odeio o inverno! Por que você morreu? Este último pensamento é dirigido a Eleanor. Por que você me deixou? Por que você fez isso comigo?"

Eleanor era o oposto de Violet, e era a amiga que precisava ter. As duas eram como dois lados da mesma moeda, Yin e Yang, Sol e Lua. Depois que morreu, Eleanor deixou mais que saudades na irmã, deixou um imenso vazio, um vazio que somente as memórias poderiam, com pouco efeito, amenizar. Uma prova disso são as tentativas frustrantes de Violet ao tentar parecer um pouco com Eleanor.
" Me sinto no sexto ano. Uma boba. Eleanor riria da minha cara e me arrastaria pela calçada."
Theodore Finch é o garoto mórbido com um impulso  auto destrutivo, sempre fazendo o que o coração manda. Por diversão? Atrair olhares? Eu não sei, mas se tem alguém no Bartlet que é conhecido por causar dores de cabeça, esse alguém é Theodore "Aberração".
" Será que hoje é um bom dia para morrer?
Eu me pergunto isso todas as manhãs quando acordo. [...]
Hoje é o dia?
E, se não hoje, quando?"
Finch e Violet não se conheceram na torre do sino do colégio, mas foi onde fizeram o primeiro contato, o único que precisava para a rotina dos dois começar a mudar.
Começou com o projeto de Geografia, quando Finch disse ao sr. Black  que todos deveriam fazer uma excursão por Indiana, e conhecer os lugares maravilhosos do estado, em que Violet e ele fariam dupla para o projeto. Os dois começam com o monte Hoosier, o mais alto de Indiana, e então vão a outros lugares considerados incríveis e, com o passar dos dias, juntos começam a ver as maravilhas que carregam dentro de si.


" — Que seu olho vá para o Sol, para o vento sua alma…
— Ou vá para a água se é ela que lhe agrada."
Ler este livro foi como um presente, um presente da própria Jennifer Niven para mim!
Em nenhum momento foi cansativo, a leitura foi tão agradável que tive dificuldades para parar de ler, tanto que li mais de uma vez é o efeito sempre foi o mesmo.
Nas últimas páginas do livro físico a autora fala porquê escreveu o livro é deixa um recado para os leitores que, preciso dizer, não pode ser ignorado. A versão digital em que li também tinha a nota da autora no fim.
Recomendo a todos que, algum dia, viveram dias tristes é difíceis, que já pensaram em desistir de um sonho ou que já não sentem alegria com aquela intensidade.
 " E em duas semanas, voaremos outra vez, quem sabe a um restaurante chinês.
Você me faz feliz, você me faz sorrir."
Quem sabe você também precisa sair e andar Por Lugares Incríveis!



Você vai gostar de ler também...

20 comentários

  1. Olá,
    Realmente, é um livro marcante e emocionante que autora Jennifer Niven, traz através dos seus personagens, além de ser linda a capa, é um dos livros favoritos na minha estante e já tive o prazer de ler e fazer a resenha.

    Muitos Livros e Sucesso!

    http://booksmagiclove.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Wall, pelos quotes tive a impressão que o livro é narrado como uma poesia. Estou errada?
    A trama não me chamou muito atenção, prefiro livros um pouco menos dramaticos. Mas adorei sua resenha! Parabéns.
    Beijo, Mari Scotti

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. (Não sou o Wall mas vou me intrometer) eu detesto drama, romance e coisas do tipo. Mas esse livro mudou minha vida. Da uma chance pra ele, leia até o final. Apesar de tratar de assuntos sérios como depressão e suicídio, o livro é divertido. Da uma chance <3

      Excluir
  3. oie, esse livro é quase uma história rela da própriua autora.
    A história dele nos tras boas reflexões, o que gosto muito no tema de suicídio.
    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  4. Resenha maravilhosa (apesar que esse livro merece 5/5). É um livro q todo mundo deveria ler. Só de ler a resenha os sentimentos q o livro me causou já voltam. Esse moço Wall é muito bom mesmo !

    ResponderExcluir
  5. Não sei ao certo o que pensar sobre o que li na tua resenha, pois não é meu forte ler livros com adolescentes, muito menos adolescentes em crise. O tema suicídio me é muito curioso e até daria uma chance por conta disso, mas não sei ao certo se teria muita paciência... não sei.

    Raíssa Nantes

    ResponderExcluir
  6. Oie, não conhecia o enredo, só o título desse livro e já gostei. Acredito que assim como os personagens vão conhecendo os novos lugares, também nós leitores nos deliciamos com as descrições das paisagens. Outra coisa da qual gostei nesse enredo são os temas fortes como a tentativa de suicídio dos personagens e a perda da irmã de violet, acho que isso trará um drama a mais para a história. Fiquei bem curiosa quando você diz que esse foi seu livro favorito por muito tempo, qual tomou o lugar dele?

    ResponderExcluir
  7. Oiii Wall, tudo bem?
    Realmente eu sou louca para ler este livro <3 acho essa edição maravilhosa e gostei muito da sua resenha, ele está a algum tempo já na minha lista de desejados.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  8. Quando comprei esse livro, confesso que foi pela capa. Eu amo esse puzzle da foto, e tive que comprar. Mas na época, aliás como agora, eu tinha um pilha imensa de leitura, aí deixei ele de lado e está no mesmo lugar até hoje. Bacana sua resenha e principalmente por ter acrescentado uma informação que eu não conhecia sobre as palavras da autora no final do livro.

    ;D
    Nelmaliana Oliveira

    ResponderExcluir
  9. É muito bom quando um livro se torna tão querido e até favorito, e a gente lê, relê, e ele não perde o efeito sobre nós, né? Fiquei curiosa para conferir esse recado da autora no final, e claro, conferir toda a história! Já tenho o meu exemplar e pretendo ler muito em breve.

    beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  10. Oie!
    Eu já li esse livro e foi uma grata surpresa. A trama é linda, que trata com perfeição de um assunto delicado e emocionante. E autora é ótima! Traz momentos de reflexão até as últimas páginas. Muito bom!
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  11. Olá!

    Adoro livros com mensagens fortes!! Eu ainda não li, mas com certeza, o farei e me emocionarei com ele!! Adorei sua resenha, só me deu mais vontade de ler ainda!!

    ResponderExcluir
  12. Fotos lindas! Linda como a capa desse livro..
    tenho muita curiosidade p ler, mas sempre deixo passar..
    quem sabe depois da sua resenha não me animo.
    bjs

    ResponderExcluir
  13. Toda vez que vejo uma resenha desse livo eu falo: Eu preciso comprar, eu preciso ler! Mas é tanto livro que ele sempre fica pra depois.
    Certeza que é um livro muito bom, tocando e denso. E eu quero muito conhecer a história desses dois pra saber pq eles iam tomar aquela decisão.
    Adoro a capa tb e dá saudade desses bloquinhos, eu tinha quando era criança.
    Bjo
    www.viciadosemleitura.blog.br

    ResponderExcluir
  14. Olá, já faz tempo que quero ler essa obra, mas não consigo conciliar com minhas outras leituras. Adorei sua resenha, fiquei com mais vontade de ler ainda.

    Abraços

    ResponderExcluir
  15. Oie!!!!

    Que linda resenha!!! Parabéns!!!

    nossa, eu já tinha visto essa capa, mas nunca tinha lido nenhuma resenha desse livro, gostei sabe! Apesar de o tema não ser exatamente o que eu gosto, achei interessante a forma com que é escrito!!!

    abraços!!!

    ResponderExcluir
  16. Olá Wall!!!
    Já ouvi falar muita coisa boa desse livro e acho que é por isso mesmo que morro de vontade de lê-lo :)
    A história me atrai, afinal já me senti assim e ás vezes me sinto. Acho que todo mundo tem sonhos e sente que precisa alcançá-los, mas ás vezes somos pegos no meio do caminho e temos que desistir deles :(
    Acho que eu acabaria me identificando com a Violet e já está na minha lista de leitura, logo que possível estarei lendo :)

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Oie
    eu adoro o livro apesar de que li assim que lançou e infelizmente me recordo de pouca coisa mas quero muito reler em breve pois lembro que em tocou bastante na época

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Como é bom quando a leitura de um livro se constitui em um verdadeiro presente para nós que amamos tanto os livros, né? Fico feliz que tenha sido esse o caso. Acho a capa desse livro uma lindeza, e a premissa do livro é ótima. Adorei a sua resenha!

    Tatiana

    ResponderExcluir
  19. Olá Wall, tudo bem?

    “Por Lugares Incríveis” aparenta ter um enredo que não faz muito o meu estilo. De dois jovens que se apaixonam na escola e ali descobrem o amor. Mas, me atraiu muito a parte sobre os grandes problemas que ambos têm de depressão e suas causas. Situações que vemos e convivemos todos os dias em nosso dia a dia. Só uma coisa: na sinopse fala que Finch é “o perseguido da escola”. Na resenha você fala que ele é “o garoto problema”. Fiquei na dúvida o que ele realmente é?

    Abraços,
    Gabriel Albuquerque

    ResponderExcluir

//]]>