Resenha: O Clube de leitura de Jane Austen

escrito por - sexta-feira, fevereiro 24, 2017


Título: O clube de leitura de Jane Austen
Autor(a): Karen Joy Fowler
Editora: Rocco
Páginas: 320
Ano de Publicação: 2017
Gênero:
Nota: 3/5
*Livro cedido em parceria com a editora
Sinopse: Cinco mulheres e um homem se reúnem para debater as obras de Jane Austen na Califórnia do início dos anos 2000 e acabam descobrindo, entre casamentos frustrados, arranjos sociais e afetivos, que suas vivências não são assim tão diferentes das experimentadas por Emma ou outras personagens da escritora britânica que tão bem descreveu a sociedade de sua época, dois séculos atrás. No livro, que figurou na lista do mais vendidos do The New York Times e deu origem ao filme homônimo estrelado por Kathy Baker e Emily Blunt, a premiada escritora norte-americana Karen Joy Fowler disseca as relações contemporâneas com acuidade, humor e ironia dignos da autora de Orgulho e preconceito e outras obras que continuam fascinando leitores de todas as idades. Uma homenagem a uma das maiores escritoras da língua inglesa e uma deliciosa comédia de costumes dos nossos tempos.
Ponto forte: No ano do bicentenário de sua morte, Jane Austen (1775-1817) continua atraindo leitores de várias idades, especialmente jovens. O livro é uma excelente porta de entrada para a obra de Jane Austen e agrada em cheio também aos já fãs da autora

O que dizer desse livro que eu estava com altas expectativas?? Um livro que foi inspiração para um filme e que sei que tantos gostam me deixou um tanto agoniada durante a leitura. Quando vi seu lançamento tive que pedir ele para editora de imediato, afinal eu gosto do filme. Sou fã de Jane Austen, meu Deus a mulher é maravilhosa, soube escrever coisas que até hoje acontecem em uma época que a mulher simplesmente não tinha nada.

Então peguei o livro, um livro do qual ocorrem debates sobre todas as obrar escritas por Jane, seus impactos na nossa vida, as influências, a ajuda que pode ter dado também para refletir sobre algum acontecimento nos dias atuais. Como disse, minhas expectativas estavam lá encima, mas infelizmente tive que me decepcionar.


Temos muitos personagens apresentados logo de cara, tanto que fiquei até confusa. Logo de início temos os dilemas deles apresentados também. O interessante é que os personagens vão mesclando seus problemas juntos com os apresentados nos livros de Jane e vendo que apesar de ser uma escrita de mais de 200 anos ainda tem sua influência nos tempos de hoje. Que talvez o que ocorra hoje não seja tão divergente do que acontecia a séculos atrás, estamos somente em um cenário diferente do que dos relatados do livro.

O foco do livro é narrar a vida de cada membro que completa o grupo, o que já passou, o que está passando, os pontos importantes desde a adolescência até os dias atuais, ao longo dos capítulos que vão sendo os meses do ano, os personagens vão se construindo e se mostrando mais. Mas o que me incomodou é que a autora pareceu não saber trabalhar para a história andar e sempre ficando em uma espécie de limbo entre o passado e o presente e em momento algum conseguindo olhar para o futuro com clareza.

O ponto que mais gostei é ver eles realmente discutindo sobre as obras em si, suas impressões a cada mês sejam de Orgulho e Preconceito, Emma, Razão e Sensibilidade, não importa, o que importa é que esta parte ficou muito gostosa a leitura e foram os únicos momentos que me fluiu a leitura.
"Cada um de nós temos uma Austen particular."
Não que a escrita da autora seja ruim, pois não é, ela sabe escrever de uma forma leve de se ler, mas que infelizmente não conseguiu me prender por muito tempo. Pois o enredo do livro como já podem ter imaginado pelas minhas críticas anteriores, não é a das melhores. Em alguns pontos se tornou uma leitura um tanto arrastada. Claro que o capitulo que mais gostei foi o de Orgulho e Preconceito por ser minha obra favorita, mas os outros também merecem seus créditos claro. A capa do livro condiz muito com a história, pelo menos ao meu ver.

O espaçamento, diagramação, revisão ficaram muito bons, estão de parabéns quanto a essa parte do trabalho. O livro não é ruim, só acho que não conseguiu me encantar tanto quanto eu gostaria quando eu recebi, não sei exatamente o que esperava. Acho que o bom foi ter mais um livro que fale de uma autora que é ícone na literatura. Mas ainda assim eu recomendo e muito o livro, afinal sua opinião pode claramente ser diferente da minha. O livro é uma gracinha e vale a pena ser dado a chance.

Beijos






Você vai gostar de ler...

21 comentários

  1. O livro tem uma premissa bem interessante. Não se leria ainda, afinal tenho dificuldade em me prender nos livros da Jane :)

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem?
    Que pena que não gostou tanto do livro. Eu geralmente tento evitar criar muita expectativa, porque quase sempre me decepciono também :/
    Eu tenho curiosidade de ler esse livro, porque amo a obra da Jane Austen. Mas, depois dos seus comentários, vou tentar não criar uma expectativa muito alta.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Eu vi o trailer do filme e me apaixonei, super quero ler o livro agora, mas antes eu pretendo ler todos os livros da Jane Austen, sabe? Para não levar spoilers hahaha. A história parece ser maravilhosa ♥ Flores no Outono 

    ResponderExcluir
  4. Oi, Kah.
    Que pena que a escrita não te prendeu tanto.
    Não conhecia o livro, mas não me animei muito por causa de alguns detalhes que você apontou!
    beijos e obrigada pela sinceridade
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  5. Me pareceu confuso também! Mas essa capa é linda! E eu estou pra iniciar um clube de leitura aqui em casa. Ter esse livro na estante seria interessante. O filme estréia quando? Sabe me dizer? Amei a resenha! Beijooo

    ResponderExcluir
  6. Oi Kah, eu assim como você tinha muitas expectativas sobre a leitura. Mas pelo que você falou na resenha.a gente se empolga por ler o nome da Jane e o livro acaba não suprindo nossa expectativa.
    Vou deixá-lo na lista para uma leitura futua e sem muitas expectativas.
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Engraçado, nunca li nada da Jane Austen e nem vi os filmes baseados nos livros dela! (Ok, não sou uma aberração... é só que não me desperta curiosidade). No entanto, apesar de suas impressões negativas sobre a fluidez da história me chama a atenção uma autora escrever sobre obras de outra autora... Não sei se é jogada de marketing, se é amor mesmo pelas obras da Jane ou se é só a ideia inspiradora... Mas me causa curiosidade!

    bjos

    ResponderExcluir
  8. Ai amiga que foto mais linda! Eu estou realmente louca para ler esse livro que você nem imagina, quando vi o lançamento da editora rocco, fiquei encantada e querendo logo sua resenha, pena que teve alguns pontos negativos.
    Beijinhos da Morgs!

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bem?
    Não sou fã desse livro, a escrita não me prendeu também, li por indicação de alguns blogs e acabei me decpcionando.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  10. Heiii, tudo bem?
    Nunca li nada da Jane Austen, e ainda nao conhecia esse livro.
    Uma pena que o livro nao te cativou, pela premissa acho que seria algo mais massante mesmo.
    Acho que eu teria a mesma opiniao q vc e talvez abandonaria, hehe.
    A capa é fofa.
    Beijos.

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  11. Oi, Kah
    Até hoje nunca vi o filme, mas tenho curiosidade de ver, assim como ler o livro. Tenho visto que as pessoas nao estão curtindo muito a leitura, seja pela quantidade de personagens ou uma narrativa mais arrastada. Uma pena que isso aconteceu com você também. Parecia ser um ótimo livro.

    ResponderExcluir
  12. Ola Kah uma pena o livro não atender as suas expectativas, confesso que livros que tem muitos personagens precisam ser bem trabalhados, assim como abordar presente e passado tem que ser de maneira leve para não deixar tudo parado. beijos

    Joyce
    Livros Encantos

    ResponderExcluir
  13. Oie!
    Acontece sempre comigo quando pego o livro imaginando que será ótimo, mas acabo não gostando da leitura. Aconteceu isso com um livro que todos falaram que era ótimo, mas quando li achei a história bem chata.
    bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  14. Poxa, achei a premissa incrível, a capa maravilhosa, mas acabei desanimando um pouco com sua resenha, eu tive outra visão sobre o livro! Uma pena! A sua foto ficou incrível, a capa é inegavelmente muito linda!

    MEMÓRIAS DE UMA LEITORA

    ResponderExcluir
  15. Oi! Tudo bom?

    Confesso que vi esse livro na livraria e fiquei meio com receio de comprar e acabei não levando... Eu gosto bastante do filme, como você mesma disse no início da sua resenha, e eu também amo o trabalho da Jane, e por isso que qualquer coisa que seja relacionada a ela eu sempre acabo criando altas expectativas e na maioria das vezes me vejo frustrada ):

    Enfim, você acabou confirmando o que já tinha achado quando li sobre o livro, e acredito que algum dia eu vá lê-lo mas não por agora.

    Beijos
    www.paraisoliterario.com

    ResponderExcluir
  16. Oie, tudo bem? Que pena que o livro não superou tuas expectativas. As vezes a gente espera demais de um livro e acaba se decepcionando. Eu só li um livro da Jane até hoje, mas quero muito mudar isso, espero que em breve. E depois quero ler O Clube de Leitura, quem sabe funciona melhor comigo. De qualquer forma, dica anotada. Ah, e essa capa é lindíssima mesmo!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  17. Olá!

    A capa é uma graça, mas não é um livro que tenha vontade de ler, já que não sou fã de Jane Austen, então com certeza seria uma leitura maçante pra mim...

    ResponderExcluir
  18. Olá Kah,

    Tenho uma curiosidade imensa por esse livro, pois aprecio muito as obras da Jane Austen. A premissa parece ser bem divertida e sua resenha me deixou intrigada.

    Abraços,
    Cá Entre Nós

    ResponderExcluir
  19. É engraçado que um livro funciona de forma diferente para cada pessoa mesmo, acho que esse funcionou bem melhor pra mim que pra code! Rs... a parte que mais funcionou pra você foi a que menos funcionou pra mim em alguns momentos pelo meu medo de spoilers mas gostei muito de acompanhar a vida de cada uma das personagens e em nenhum momento me senti confusa nem achei a leitura arrastada.

    ResponderExcluir
  20. Olá! sou curiosa para ler esse livro, legal saber que há esse debate no enredo do livro. Mesmo com suas ressalvas, quero ler. Tirar minhas próprias conclusões. A capa é uma fofura. Beijos!

    ResponderExcluir
  21. Olá!
    Que pena que a leitura foi decepcionante para você. Sempre tive um pé atrás com esse livro e agora entendi o porquê, acho que carregar o nome de uma autora tão importante no mundo é um fardo muito grande. Mas fiquei bem interessada por essas cenas que elas discutem os livros.
    Beijos.

    ResponderExcluir