Gabriela Cerqueira

Resenha: O Misterioso Caso de Styles - Seis meses de Agatha #1

09:00


Título: O Misterioso caso de Styles
Autora: Agatha Christie
Editora: Globo Livros
Ano de Lançamento: 2014
Gênero: Romance Policial
Páginas:288
Nota: 3,5/5
Sinopse: No meio da noite, os hóspedes da mansão Styles acordam assustados com o fato de que a rica e proprietária da casa, Emily Inglethorp, estar passando aparentemente seria um ataque cardíaco — que, depois de acessos de convulsões, chega a falecer. As portas do quarto estavam trancadas por dentro e tudo indicava tratar-se de morte natural. Mas o médico da família levanta uma suspeita: assassinato por envenenamento. Todos os hóspedes da velha mansão, inclusive seu segundo esposo e seus enteados John e Lawrence ,tinham motivos para matar a Sra. Inglethorp, e nenhum deles possui um álibi convincente.
Para solucionar o crime entra em ação o detetive Hercule Poirot e seu fiel amigo capitão Arthur Hastings, que fazem as suas estreias neste intrigante caso.

 Olá pessoinhas, venho com o primeiro livro da Agatha Chrstie que li para o projeto, sendo que consequentemente também é o primeiro livro que a autora escreveu, tenho um certo Toc e queria fazer tudo direitinho na ordem, então vamos resenhar esse maravilhoso livro.

"O misterioso caso de Styles" foi o primeiro livro escrito pela autora no ano de 1920, e também é o primeiro a ter o famoso personagem da autora, Hercule Poirot, homenzinho que eu achei muito astuto e engraçado. A história é narrada pelo capitão Hastings que está passando suas férias no sítio de Styles onde mora eu amigo John e sua família. A nova noticia é que a mãe de John, se casou novamente com um homem 20 anos mais novo que a senhora e todos na casa suspeitam que ele apenas quer dar um golpe e roubar a fortuna de sua mulher.

Olhei para o extraordinário homenzinho, dividido entre a irritação e o divertimento. Ele estava tão tremendamente seguro de si mesmo. Como se pudesse ler meus pensamentos.

Porém em uma madrugada fatídica,  a rica senhora dona do sítio, tem uma série de convulsões e acaba por falecer, muitos dos hospedes e empregados da casa acham que ela teve um ataque cardíaco, mas outros pensam que ela foi envenenada, então é chamado: Pairot para investigar o que realmente aconteceu naquela noite.


























foto do blog "La vie en rose - Michas Borges"

O primeiro ponto que tenho a colocar em questão é a quantidade de personagens que esse livro contém. No começo confesso que fiquei um pouco confusa sobre quem era quem, pois havia muitas pessoas vivendo ali na mesma mansão e ao mesmo tempo o narrador se referia a elas pelo primeiro nome, mudava e as chamava pelo sobrenome, então eu ficava confusa sobre quem era quem, tive que respirar e voltar todas as páginas para ler devagar e fazer uma lista na minha cabeça de quem era quem, ai sim a leitura começou a fluir, não sei se Agatha colocou essa quantidade de personagens para nos confundir, mas se essa foi a intenção ela conseguiu, eu mudava a minha suspeita de quem tinha sido o assassino a cada minuto, teve horas que eu pensei que nosso narrador havia matado a senhora.


E isso é legal num livro de investigação, você não conseguir adivinhar quem foi o assassino, porém, quando eu descobri quem foi que comentou o crime, eu fiquei decepcionada, isso tudo para ser logo aquela pessoa? A trajetória de toda investigação é maravilhosa, cada pequeno detalhe contou, coisas que eu pensaria ser inútil ajudou demais e eu nunca teria pensado nem metade do que o nosso detetive pensou. Você se sente uma verdadeira lesma lerda quando as pistas vão surgindo e você pensa "como eu não tinha pensado nisso?", mas uma bela investigação para a resolução do caso ser um verdadeiro balde de água fria, não sei se as outras pessoas que leram ou lerão o livro irão ter a mesma opinião que eu sobre isso, provavelmente não, mas eu gostaria que outra pessoa tivesse sido o assassino, achei que foi muito previsível.

— Não é um procedimento protocolar para qualquer pessoa que compre veneno assinar um termo num livro? 

Minha primeira experiência com a Agatha confesso que foi boa, achei que a escrita dela seria dificil, mas é muito leve, fácil, e flui demais, li o livro todo em um dia pois queria muito descobrir o final, recomendo muito o livro e já estou ansiosa para o próximo, que eu vou contar ai embaixo para vocês qual vai ser o segundo escolhido do projeto.

Inicialmente desempregados e sedentos de viver grandes aventuras, o casal de amigos Tommy e Tuppence se envolve na busca de Jane Finn, uma garota desaparecida após o naufrágio de um navio de passageiros durante a primeira guerra mundial. A garota está de posse de um importante documento que, terminada a guerra, apresenta informações comprometedoras para a Inglaterra e os países aliados. Assim, não somente o governo, mas também um grupo de revolucionários quer ficar com a posse dos tais documentos, com o intuito de utilizar as informações em uma importante greve geral que estão organizando.
Raptos, perseguições, assassinatos, enganos fazem com que Tommy e Tuppence não possam reclamar de falta de ação neste primeiro caso que conseguem destrinchar.

Beijos.

Você vai gostar de ler também...

31 comentários

  1. Olá Gabriela
    Eu gosto muito do estilo de narrativa da autora. E claro, adorei poder conferir suas impressões a respeito desse livro, que para mim é muito bem desenvolvido e eu adorei todas as características apresentadas. Como já deu para perceber, eu também já fiz essa leitura e particularmente achei ótimo todos os elementos inseridos. Sempre recomendo bastante a leitura dos livros dela!!! Tive que rir com seu comentário sobre ter "certo toc" diante da publicação ser a primeira.. eu também gosto de seguir a ordem, apesar de nem sempre conseguir.
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  2. Oi, Gabis!
    Essas novas edições da Globo são lindas!!!! <3
    Gosto bastante dos livros da Agatha.
    Uma pena que o final não tenha lhe agradado, talvez o enredo seja mais interessante para você do que quem cometeu o assassinato.
    Esse primeiro livro não o tenho e nunca o li. Espero ter a oportunidade de ler logo. ^^
    Beijão!
    http://www.lagarota.com.br/
    http://www.asmeninasqueleemlivros.com/

    ResponderExcluir
  3. Nunca li nada da autora e com certeza não foi por falta de indicações e elogios. Apesar de adorar suspenses, li pouquíssimos e acho que quero entrar de cabeça neste gênero por esta autora. Acho que vou adorar, do primeiro volume ao livro!!! Espero poder fazer isso em breve.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oie! Tudo bem? Bah eu curto livros de suspense, mas são poucos os autores que me fazem a cabeça e a Agatha não faz parte desse time infelizmente, já tentei realizar a leitura de um livro dela e não deu certo, por isso passo a dica hoje!
    Bjss

    ResponderExcluir
  5. Olá
    Aiai, eu também tenho esse tipo de Toc XD, antes, quando não tinha internet, eu não tinha esse problem XD
    Até que eu gostei do culpado, não me lembro da motivação, mas lembro que fez muito sentido para mim. Esso foi um dos livros dela que não acertei, sim, sou do tipo que ama descobrir as coisas antes do final.

    ResponderExcluir
  6. Olá,
    Nunca li Agatha, mas vontade é o que não falta. Já li um livro assim, em que o autor coloca muitos personagens e acaba dando um nó em nossa cabeça na hora de dizer com certeza quem é o culpado. rsrsrsrsrs
    Se não me engano esse é um dos livros que muita gente não consegue de cara desvendar o assassino.
    Quero comprar as edições dos box em breve e ver se a autora me conquista como tem conquistar tantos fãs a tantos anos.

    Bjs,
    Garotas de Papel

    ResponderExcluir
  7. Menina eu nunca li nada dessa mulher e sou loucaaaaa pra ler <3 Adorei saber que sua primeira impressão dela foi boa, e essa história me ganhou, sua resenha ficou ótima <3

    www.memoriasdeumaleitora.com.br

    ResponderExcluir
  8. OIeee, sempre vejo muitos elogios a autora, mas não acho que seja muito meu estilo de leitura apesar de ser bem curiosa em relaçao a suas obras, mesmo assim obrigada pela dica!

    bjs jany

    www.leituraentreamigas.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi, Gabi.
    Sou fã dos livros da autora e achei essa sua edição linda!
    É uma coleção nova?!
    Beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  10. Oi, Gabis,
    Eu li alguns livros da Agatha Christie quando era bem mais jovem, gostei até, mas parei de ler por muito tempo e fiquei meio cansada do tipo de leitura, talvez seja porque esse gênero não é o meu favorito, mas todo mundo gosta muito e ela é uma excelente escritora! Vamos ver se esse ano eu dou mais uma chance para o gênero!
    Abração,
    Drica.

    ResponderExcluir
  11. Oiii!!

    Ela é maravilhosa!!!!! Eu não li esse livro ainda, mas já li 4 livros dela e confesso que não há melhores nesse genero!
    Adorei saber que esse é o primeiro, já vou adicionar a lista HAHAHAH
    A resenha está ótima!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  12. Olá! Sou apaixonada po A.Christie, já muitos livros dela , era viciada quando jovem e esse não li, mas vou ler! rs
    Tem um dela que nunca saiu da minha cabeça que gostaria de reler e se vc me permitir fica como sugestão é o "Tragédia em três atos" e "O Casos dos Dez Negrinhos" mas esse eu acho que vc já deve ter lido, acredito que foi o mais famoso. rs
    Adorei ler sua resenha.
    Bjs

    ResponderExcluir
  13. Olá!

    Adoro Agatha, mas esse eu não conhecia, ainda com essa capa tão bonita! Não li muitos, mas os que li, adorei!! Já espero a leitura do mês que vem!

    ResponderExcluir
  14. OIE, bem bacana esse seu projeto. Realmente, agatha é sempre previsível em seus assassinos e é sempre aquele que menos esperamos. Acheii complicada essa quantidade de personagens e ainda o autor chamar as vezes pelo nome e as vezes pelo sobrenome, isso me incomodaria, mas tomara que suas próximas experiências sejam melhores.

    ResponderExcluir
  15. Olá, Gabis.

    Conheço os livros da Agatha já faz tempos, mas não me pega, além de eu ter um defeito: sempre descubro quem são os assassinos. Coisa mais chata kkkk

    Adorei sua resenha e espero que você tenha mais sorte do que eu e que goste da autora, ela é boa.

    Beijos
    #BelGóes#

    ResponderExcluir
  16. Olá, eu já li alguns livros da autora mas esse eu ainda não li, na maioria dos livros do gênero que leio, quase sempre me decepciono com o desfecho e a descoberta do culpado, em alguns eu me surpreendo quando vejo que as pistas estavam todas ali.

    ResponderExcluir
  17. Olá linda,

    Li alguns livros da "Rainha do Crime" e gostei bastante da escrita dela que é bem leve, mas tive um problema com a metodologia que utiliza para desvendar os mistérios e uma previsibilidade que me incomoda e também porque sou fã da escrita de Sir Arthur Conan Doyle e isso acaba influenciando no meu julgamento.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  18. Olá!

    Nunca li nada da autora. Tenho muita vontade de começar a ler, mas sempre acontece algo que me impede. Esse ano vou tentar comprar alguns livros dela e ver de qual gosto mais. Meu namorado sempre me diz para ler porque os livros são muito bons e que eu vou adorar. Espero gostar muito quando ler o primeiro livro.

    ResponderExcluir
  19. Oi!

    Eu faço parte da pequena minoria que nunca leu a autora. Hahaha. Eu preciso muito conhecer a autora. Adorei a sua resenha, fiquei bem empolgada com a resenha, porque é um livro que tem uma premissa bem interessante. :)

    bjs!

    ResponderExcluir
  20. Não sabia que este era o primeiro livro escrito por Agatha, sou apaixonado por Poirot e a forma como ele investiga. A escrita da autora é um dos pontos crucial para fazer com que não consigamos descobrir quem é o assassino a´te o desfecho, Agatha consegue enrolar o leitor e desviar nossa atenção para o personagem errado.

    ResponderExcluir
  21. Oiii Gabs, tudo bem?
    Eu sou apaixonada pelos livros d Agatha e espero também ter a oportunidade de ler esse livrinho, ela sempre nos deixa apaixonada e viciada, mas ainda continuo a preferir edições do sebo.
    Beijinhos da Morgs!

    ResponderExcluir
  22. Olá,
    Achei bem legal o primeiro livro que você leu para o projeto ser exatamente o primeiro que a autora escreveu e onde começamos a conhecer Hercule!
    A premissa é bem interessante. Tenho muita vontade de conhecer a escrita da autora porque ainda não li nenhum de seus livros e acho que agora sei por qual começar!
    Uma pena que se decepcionou com o autor do crime, mas tenho certeza que todo o suspense foi muito bem desenvolvido.

    LEITURA DESCONTROLADA

    ResponderExcluir
  23. Oiee Gabis ^^
    Eu só cheguei a ler um dos muitos livros da autora, mas acabei não gostando muito. Acontece que eu não gosto de romances policiais, mistério, suspense e coisas do tipo, então a história não me prendeu completamente. Ainda assim, a autora me surpreendeu com as trajetórias malucas e aquela trabalheira toda pra chegar num assassino que eu nunca cogitei.
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
  24. Olá,

    Eu adoro as obras da autora, mas esse ainda não tive tempo de ler. Gostei muito de saber de todo esse mistério envolvendo o caso Styles, acho que devoraria o livro, só para saber logo o que aconteceu. É bom saber que a escrita da autora também continua fluída e instigante, me deixou bem empolgada pela leitura, a qual pretendo fazer ainda este ano.

    Abraços,
    Cá Entre Nós

    ResponderExcluir
  25. Olá!
    Eu gosto muito da escrita da Agatha e nunca li essa obra, mas como é a primeira, fica totalmente compreensível algumas coisas nos decepcionar, tanto que acho muito legal ler os próximos livros dela para comparar todo esse crescimento como autora que ela teve. Fiquei bem curiosa de conferir essa obra.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  26. Oieee...
    Agatha Christie foi uma das primeiras autoras que li nesse gênero policial, e talvez a que tenha feito eu me apaixonar pos esse tipo de livros.
    Tenho alguns livros dela desde a adolescência, mas como minha memória é curta, não consigo me lembrar quais exatamente eu li e quais não rs
    Achei lindo ver um livro dessa autora com uma capa tão moderna, visto que eles foram escritos há tanto tempo!
    Eu também achava que a escrita dela fosse ser difícil, afinal é essa a impressão que temos com os clássicos nacionais, mas pelo contrário, acho a escrita de Agatha Christie uma delícia, e seus enredos de uma inteligência fora do normal!
    Me deu muita vontade de ler essa autora de novo! hehehe

    Um beijo!!

    www.asmeninasqueleemlivros.com

    ResponderExcluir
  27. Oi Gabis, tudo bem?
    Nunca li nada da Agatha, mas como estou entrando nessa vibe de livros clássicos, vou dar uma chance a ela futuramente. Sobre o livro: esse Poirot é tão famoso quanto a escritora e acredito que vou adorar ler um livro com ele.
    O fato de ter muitos personagens nem me incomoda pois já estou acostumado.

    ResponderExcluir
  28. Olá, eu acho que essas novas edições estão lindas. Eu amo a Aghata de paixão porque ela e os livros dela me lembram muito a minha adolescencia. Com certeza eu estaria lendo um livro dela.. Beijos

    ResponderExcluir
  29. Helloo, tudo numa nice?!
    Eu nunca li nada da Agatha, apesar de ter recebido várias indicações. Tenho preguiça de ler livros policiais porque só descobrimos tudo no final e acho que fica chato. Ah, e eu acho que a autora usava o nome e o sobrenome dos personagens para não tornar a leitura repetitiva.
    Beijin...

    ResponderExcluir
  30. Oie,
    Eu amo os livros da Agatha e mais ainda a sua trajetória. No momento estou impossibilitada de ler livros em sequência, mas é impossível não se deliciar com o ambiente por ela criado!
    Beijos

    ResponderExcluir
  31. Olá Xará! Adorei sua resenha, embora não tenha lido nada dá Agatha ainda. Na verdade, iniciei hoje meu primeiro livro dela, para um desafio literário. Chama "Os Elefantes não Esquecem" e espero que a escrita seja tão fluída quanto a desse livro! Obrigada pela dica! Bjs
    https://literakaos.wordpress.com

    ResponderExcluir