gêneros literários

Gêneros Literários - Young Adult

09:00


Oi meus amados, tudo bem com vocês? Como foi a virada de ano? Espero que bem. Enfim voltei para vocês, voltei e já com mil ideias de coisas novas e lindas para trazer para todos, esse ano. Pensei e pensei, decidi começar o ano explicando um pouco sobre um gênero ou melhor vários gêneros que percebi estar confundindo muitas pessoas. Confesso que até a mim mesma confundiu por um tempo.

Então ao longo das semanas irei explicando alguns gêneros. Muitos podem achar desnecessário, mas acreditem, muitos ainda ficam confusos ou perdidos quando falamos de livros citados por gêneros.

Claro que já escutaram falar sobre Young Adult né? Ou talvez não, aqui no Brasil agora é que está realmente criando nome e espaço no mercado editorial com o devido nome, já que antes era tudo enquadrado como literatura infanto-juvenil. Mas você sabe me dizer a diferença ou o que é YA? Bom, claramente não é uma literatura infanto-juvenil já que esse gênero foca mais em temáticas de adultos, não chega a ser um hot, na verdade, não tem nada a ver com hot.

Mas tem uma abordagem diferente, leve, mas ao mesmo tempo reflexiva sobre o que é a vida. Confesso que não sou muito de ler esse tipo de livro, mas sempre que leio acabo me encantando, acaba sendo um dos meus favoritos do ano.

O YA tem características bem especificas quando pesquisadas. Os personagens principais são sempre adolescentes, os temas mais abordados são a intimidades, descobrimento da sexualidade, depressão que é um caso muito sério, problemas familiares, resumindo, o descobrimento de si mesmo e as barreiras impostas pela sociedade e o que fazer para isso mudar. Geralmente é escrito na terceira ou primeira pessoa, eu particularmente prefiro na primeira.

Alguns dos exemplos que podemos dar de livros desse gênero são: Crepúsculo, por exemplo, pois é, muitos achavam, até eu mesma, que ele era um romance, mas fazendo minha básica pesquisa vi que ele se enquadra na verdade no YA mesmo com toda a fantasia em volta. Temos também A culpa e das estrelas, que se enquadra perfeitamente no tema de problemas com adolescentes, que neste caso é bem sério, temos também Boo, que teve resenha recentemente aqui no blog por exemplo, podem conferir aqui se quiser.

Bom meus amados, essa foi a primeira de muitas postagens que começarei a fazer, explicando alguns gêneros que ainda deixam algumas pessoas confusas sobre qual livro ou sobre o que se remete o gênero, espero que gostem.

Beijinhos

Você vai gostar de ler também...

12 comentários

  1. Olá, achei muito útil sua publicação é assim como você também fiquei surpresa com crepúsculo ser um YA haha

    www.ocasulodasletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Eu nunca me interessei por gêneros, sempre achei muito complicado gravar as especificações, mas confesso que seu texto me deixou bastante interessado em, pelo menos, conhecer um pouco sobre. Adorei a explicação sobre YA, aguardarei os próximos posts!

    Abraços e até!

    http://lendoferozmente.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá Kah,

    É sempre difícil conseguir definir um gênero, por isso gosto muito de posts assim, pois me ajudam a ter uma visão mais clara do que trata cada um. Eu confesso que confundia YA com NA, mas sua explicação me deu um vislumbre melhor sobre o assunto.

    Olá,

    Não conhecia o livro, mas gostei muito dessa premissa e fiquei interessada em como essa epidemia afeta as pessoas. A edição também parece estar muito bonita, adorei essa capa e com certeza esse livro faz o meu gênero literário. Dica super anotada.

    Abraços,
    Cá Entre Nós

    ResponderExcluir
  4. Olá Kah, tudo bem?

    Eu sempre me confundo com isso de gêneros, estilos de escrita. Mas os YA são os mais fáceis para mim (e os mais queridinhos, rs). Sempre é a minha principal procura.

    Espero as demais postagens.

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Olhe, sendo bem honesta, o texto pra mim ficou um pouco confuso e como eu não concordo com certos trechos, prefiro me reter a minha ignorância.

    ResponderExcluir
  6. Oi
    Bem legal sua explicação. Às vezes esse monte de gênero literário causa confusão.
    Bjus

    ResponderExcluir
  7. Olá,
    Eu sou péssima para caracterizar qualquer coisa que seja através de gêneros e sempre me confundo muito.
    Adorei a postagem elucidando o que é e quais as características de um YA. Tenho certeza que já li vários livros e nem sabia que era kkkk um deles é A culpa é das estrelas citado aqui.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá,
    Leio pouco YA, na verdade preciso maneirar porque cansa, e na maioria das vezes os acho repetitivo. Gostei da sua coluna, é bom para conhecermos melhor.

    http://euinsisto.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Eu gosto muito de YA. Eu acho que é o gênero que mais explora o desenvolvimento dos personagens e temas complexos. É um dos gêneros que eu mais tenho na minha estante.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Olá Kah! Bom, eu comecei lendo YA então podemos dizer que gosto muito do gênero, claro com algumas poucas ressalvas, sempre pendendo para história com pinceladas de fantasia. Mas mudei muito o meu gosto, hoje em dia prefiro a literatura fantastica adulta, e acabei dando a maioria dos meus exemplares desse gênero, por sorte passei para minhas primas mais novas que estão nessa fase e elas felizmente adoraram, sempre me procurando para comentar sobre o livro que estão lendo rsrs... Enfim, eu acho que é um bom gênero para quem está pegando o gosto pela leitura.

    http://umreinomuitodistante.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Eu amo livros YA e New Adult. Acho que eles são muito fáceis de ler sabe? A maioria deles tem um ritmo gostoso de acompanhar. Mas um YA tem que ser bem escrito e desenvolvido porque existem alguns que só com reza haha
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
  12. Oie
    muito legal o post, é sempre legal saber mais sobre os gêneros, esse é um gênero que adoro e que nunca é demais hahaha

    beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir