Resenhas negativas ou Positivas e suas criticas

escrito por - sexta-feira, dezembro 16, 2016



E ai galerinha, tudo bem com todos vocês? Prontos para mais um famoso post polemica que eu AMO fazer? Confesso que até senti falta, mas como eu estava com um baita bloqueio tenho que esterar vim os momentos de inspiração, pois não estava saindo era nada. Mas sem mais delongas vamos ao que interessa não é mesmo?


O tema de hoje é um tanto chato de ser falado, me segurei muito mas não deu, desculpe mas não deu! Para quem é blogueiro e não só blogueiro, quem é somente leitor e acompanha o nosso mundo de blogs conhece várias polemicas que enfrentamos. Uma em particular me irritou profundamente, então eu vou soltar a língua e falar o que penso e que se F%$# tudo!

Notei uma onda de reclamações sobre resenhas negativas em vários livros, seja nacional ou internacional, vi blogueiros brigando com blogueiros, autores brigando com blogueiros, vi autores brigando com autores, olha resumindo, todo mundo querendo brigar com todo mundo. Eu só rindo da cara dos imbecis, desculpa mas perder seu tempo para brigar porque o fulano não concorda com a sua opinião, é um imbecil, porque pelo amor, quando irão lembrar que cada um tem sua opinião e ponto de vista diferentes?

Claro que tudo isso tem seu limite, podemos ter opiniões divergentes? Obvio que sim, podemos concordar? Claro que sim, mas o que não pode faltar é o famoso RESPEITO,  e isto infelizmente faltou e MUITO no  meio dessas badernas que estavam tendo. Fiquei em um misto de tristeza e vergonha. Tristeza porque as pessoas ainda não sabem se respeitar, não sabem aceitar que existem coisas, jeitos, visões diferentes das suas, e vergonha mesmo que seja momentaneamente de participar deste mundo.

Eu amo o que faço, amo meu trabalho aqui no blog, porque sim, isto é um trabalho dos infernos, quem é blogueiro sabe, mas é tão gostoso, é o meu mundinho, aonde eu faço e falo o que bem entendo, como estou fazendo agora, mas eu aprendi a respeitar o próximo dentro desse universo, as vezes é fácil, as vezes é impossível, mas tentamos todos os dias.

Tretas por conta de resenhas negativas? A qualé, em que mundo você vive? Nada agrada a todos, e resenhas ou qualquer coisa negativa faz parte de uma coisinha chamada VIDA.  Se não está pronto para isso volte para o útero da sua mãe. Não é porque está recebendo uma negativa que você não presta ou seu trabalho não presta, simplesmente aquela coisa em si, não agradou o próximo, mas não quer dizer que não vá agradar o outro. Temos sempre que estarmos aberto a represálias.

Vi autores quebrando pau na internet, xinando blogueiros, editoras e quem mais tivesse em sua frente por conta de diversos fatores, como vi também blogueiros, agora me respondam só uma coisa: O que isto vai lhe dar? Do que isto vai adiantar? Por quanto tempo acha que isto vai durar?

São as pequenas coisas que podem nos prejudicar de uma maneira catastrófica, já parou para pensar? Isto que estou fazendo agora, para mim é um mero desabafo e um toque em muita gente, uma maneira de mostrar que as coisas podem ser diferentes, mas tenho certeza que não vai agradar a todos que lerem, faz parte do ciclo, eu já sou macaca velha na blogesfera para saber como é esse ciclo.

É maravilhoso receber resenhas, feedback positivo? Nossa, coloca maravilhoso nisto, sentimos que estamos no caminho certo, que estamos fazendo a coisa certa, mas nem sempre acertamos a bola no buraco, as vezes a bola passa bemmmm longe do buraco, temos somente que tentar mais uma vez e ver se dá certo, raramente acertamos de primeira, todos erramos, somos falhos, somos programados para acertar e errar, mas temos que saber como lhe dar com o erro, se todas as vezes sairmos brigando com meio mundo só vamos ficar marcados como "o imbecil que não sabe levar uma critica".

Acho que ninguém quer ser lembrado assim né?  Tem espaço para todo mundo, tem lugar para todos, tem blog para todos, tem autor para todos, tem livro para todos, tem todo mundo para todo mundo, vamos diminuir essa rivalidade porque não tem necessidade disto, batalhamos por uma coisa, bom pelo menos eu batalho, batalho pela quebra do muro da literatura tão frágil que temos no nosso país, batalho para que as pessoas peguem o amor pela leitura que é tão escaço, batalho por autores nacionais que tentam todos os dias mostrar seu trabalho em um país que infelizmente não dá a minima para a nossa literatura. Parem e pensem: Pelo que você está batalhando? Pelo que você está se esforçando.

Quem sabe ai você vai se lembrar porque mergulhou neste mundo tão vasto de opções e que cada dia mais aparecem novas opções. Espero que tenham entendido o meu desabafo, não quero me mostrar superior, jamais, só queria falar da unica maneira que posso neste momento, que você é capaz de conseguir tudo que quer sem precisar sair se queimando para todos ou pagando mico para todos rirem de você.

Beijos.

Você vai gostar de ler...

18 comentários

  1. Falou tudo Kah, suas palavras são as minhas! Ainda, sou do tempo da boa educação, do respeito e da sabedoria.
    Adorei sua publicação!
    Beijos
    Danne

    ResponderExcluir
  2. Oieee Kah
    Eu particularmente nunca tive problemas com resenhas negativas, nem com autor e nem com blogueiro, já recebi fã (amigo no caso) defendendo, mas nada que tenha virado uma treta, porque no dia que eu tiver eu aperto o botão do foda-se. Acho que esse é um dos maiores motivos pra tantos blogueiros terem problemas com livro nacional, porque afinal quem quer correr o risco de não gostar de uma obra e ser expoxto, humilhado, ou até mesmo ameaçado? Porque já vi autor ameaçar blogueiro de processo por resenha negativa.
    Lógico que como você falou o primordial é o respeito, fazer resenha negativa é um direito, com educação e sem ofender o autor. Da mesma forma que os autores tem que respeitar que ninguém é obrigado a gostar do livro deles, amém. Simples assim

    ResponderExcluir
  3. Olá Kah, tudo bem?
    POis é muito complicado isso. Sempre que nos dispomos a resenhar um livro avisamos ao autor sobre a questão da sinceridade na resenha. Se um livro é bom pra mim, eu digo, mas se não é, eu digo também porque precisamos ser sinceros conosco e com nossos leitores. Eu evito esse tipo de confusão porque sei que não leva a nada. Beijos. Amei o post. Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. olha,concordo com você que devemos ter respeito pela opinião alheia, o que pode agradar a uns , pode não agradar a outros, autores tem que aceitar isso e bola pra frente... ultimamente venho presenciando tanto barraco na blogosfera que ando me afastando de tudo isso... chega a enojar ver o quanto alguns descem no nível de educação simplesmente pra saber quem vai ficar mais em evidência...

    ainda bem que não tive problemas até agora com resenhas negativas... espero nunca ter que passar por isso...por essas e outras prefiro resenhar autores que já morreram. ao menos eles não vão dar piti hahaha
    bjs...

    ResponderExcluir
  5. Olá
    Esse assunto vira e meche volta, é uma questão de ego, as pessoas acham que você tem a obrigação de dar uma força, vejo muita resenha onde dá para perceber o tanto de tato para falar que o livro é bom só porque o autor é parceiro, tudo meio pasteurizado.
    Eu nunca fui atras de parceria, eu sou chata, já fiz muita critica negativa, já recebi comentário defendendo o livro que critiquei, mas não fico alimentando, gostou gostou, se não gosto ok, problema seu, mas ficar mexendo com o ego do dono da obra já é outra coisa, mais complicada, e vejo isso por mim mesma, mas ao contrario de muita gente, fico chateada, mas fico quieta, mas tem gente que gosta de sair para o pau, aí que o bicho pega.
    Ótima reflexão.

    ResponderExcluir
  6. Nunca vi palavras mais certas, o chato de alguns blogs literários é que conseguem parcerias mais perdem o senso de sinceridade, claro que cada opinião é sempre importante para cada pessoa, já critiquei e fui criticado, sabe? mais eu ignorei porque é a minha opinião. Mesmo em uma parceria, o livro é ruim? irei falar que ele é ruim, não irei mudar minha opinião por A nem B, afinal eu respeito então quero respeito, amei seu post!

    Arthur - http://literandototal.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Achei esse texto muito bom! Concordo plenamente com seu desabafo. Tudo é uma questão de gosto e eu admiro as resenhas sinceras. Quando a crítica é construtiva deve ser bem vinda. Como você disse devemos nos unir para que os autores nacionais tenham êxito! Vamos torcer pela nossa literatura!! Que as pessoas adquiram o hábito pela leitura! Que o sucesso venha para todos! Feliz Natal!!
    Bjos.

    ResponderExcluir
  8. Ah amiga esse assunto é bem polêmico entre autores não é mesmo? Eu já tive resenhas negativas de autores que me enviaram os livros, mas nunca tive problemas, souberam aceitar a minha opinião, mas o caso, é que cada autor é um caso diferente.
    Beijinhos da Morgs!

    ResponderExcluir
  9. Oi amiga ,
    Como eu já tinha te falado , concordo com vc em gênero, número e grau ...ora opinião é uma coisa muito individual e, se todo mundo tivesse a mesma, seia tudo muito chato rs.
    Claro que não precisa ser ofensivo nem nada do tipo mas a sinceridade é sempre a melhor escolha.

    Beijos <3

    ResponderExcluir
  10. Olá,

    Graças aos céus, estou por fora desses barracos hahaha.
    Opinião é uma coisa pessoa e o mínimo que devemos ter pelo outro é respeito.
    Nem sempre nossas opiniões vai ser iguais ou parecidas, mas isso não quer dizer que irei descer o pau em cima do coleguinha. Até hoje nunca tive nenhum tipo de problema com isso 🙌🏼. Adorei o post!

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Oi, Kah
    É incrível como ainda se discutem isso, né? Como que as pessoas ainda brigam por causa disso, gente! Cada um tem um gosto, cada um vê um livro de um jeito. O que seria do azul se todos gostassem do amarelo? Vejo como as pessoas brigam no face também, e por vários motivos. Mas poxa, autor brigando é fogo. Nunca me aconteceu de um autor reclamar de uma resenha negativa minha, mas devemos ser sempre sinceros. Se o autor não aceita crítica, pior para ele. Raphael Draccon chegou onde chegou porque já recebeu críticas numa boa.
    Ótimo post.

    ResponderExcluir
  12. Oi, Kah! Eu priorizo a sinceridade nos meus textos. O tempero é o bom/mau humor resultante da experiência da leitura. Tem gente que gosta. Tem gente que não. Eu não tenho paciência pra entrar em bate-boca e se esbarrar em alguém chiliquento, simplesmente o promovo pra lista de "não ler". Tem muita coisa no mundo pra gente fazer e muito livro pra ler pra perder tempo brigando. Parabéns pelo tema. Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Realmente todos devem estar prontos para algo negativo ou positivo. conversei com um autor esses dias que fiz uma resenha de sua primeira obra negativa, anos depois ele me reaparece me enviando um livro novo para resenha e qual não é minha surpresa pela sua evolução, a crítica negativa serviu para ele encontrar o seu gênero que fazia parte. Assim é a vida.

    ResponderExcluir
  14. Olá tudo bem? Concordo em número e grau com você. Essa briga dentro da blogosfera ficou mais acirrada ainda quando chegou uma coisa chamada parceria com autores. Tem muitos autores que acham que porque estão cedendo livros, a resenha deve vir obrigatoriamente positiva. É absurdo! Se você está ali para analisar e fazer uma resenha, é porque sua opinião conta sendo boa ou não. Eu por causa disso passo longe de qualquer parceria pelo simples fato de que não sou obrigada só a elogiar. E a outra também é a questão de bate boca, passo longe também. Parabéns pelo tema!
    Beijos,
    http://diariasleituras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oiii, tudo bem?
    Disse tudo meinha amiga, existem pessoas que não sabe lidar com a critica, costumo dizer que quando leio um livro eu procuro identificar os pontos positivos e negativos dele, pois sim nem todo o livro é bom e nem todo o livro é ruim, apenas existe Na OPINIÃO do leitor a predominância de um desses pontos. Por isso é meio que sem noção criticar a opinião de um leitor, pois é a opinião dele e pronto.
    excelente post, amei.
    Abraços Mary ;)

    ResponderExcluir
  16. Oi Kah! Compreendo totalmente seu desabafo, eu mesmo muitas vezes me sinto incomodada com algumas discussões que leio na net por ai e com algumas que acabo me metendo para falar sobre respeitar a opinião de cada um sem ofensas, mas parece que o pessoal não entende.

    ResponderExcluir
  17. Olá!
    Adorei seu desabafo! Ninguém é tão perfeito que não necessite receber uma crítica! Acho nosso trabalho em blogs muito mal entendido, porque não temos a obrigação de rasgar seda para ninguém. No meu caso, quando não gosto falo mesmo, só assim o autor, principalmente nacional, consegue ver os seus defeitos e trabalhar neles.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  18. Oii, concordo com tudo. É muito dificil expressar uma opinião negativa sobre um determinado livro, sempre que seja ofensivo. Quando isso acontece, costumo deixar bem claro que aquela é a minha opinião. Mas é como você disse, tem que ter respeito para compreender o que o outro quer dizer.

    beijos

    ResponderExcluir