Arqueiro

Livro x Filme: Uma Longa Jornada

09:00


Título : Uma Longa Jornada
Autor: Nicholas Sparks
Editora: Arqueiro
Ano de Publicação: 2013
Gênero: Romance
Páginas: 369
Nota:3/5
Sinopse: Aos 91 anos, com problemas de saúde e sozinho no mundo, Ira Levinson sofre um terrível acidente de carro. Enquanto luta para se manter consciente, a imagem de Ruth, sua amada esposa que morreu há nove anos, surge diante dele. Mesmo sabendo que e impossível que ela esteja ali, Ira se agarra a isso e relembra os diversos momentos de sua longa vida em comum: o que em que se conheceram, o casamento, o amor dela pela arte, os dias sombrios da Segunda Guerra Mundial e seus efeitos sobre eles e suas famílias.
Perto dali, Sophia Danko, uma jovem estudante de história da arte, acompanha a melhor amiga a um rodeio. Lá é assediada pelo ex-namorado e acaba sendo salva por Luke Collins, o caubói que acabou de vencer a competição.
Ele e Sophia começam a conversar e logo percebem como é fácil estarem juntos. Luke é completamente diferente dos rapazes privilegiados da faculdade. Ele não mede esforços para ajudar a mãe a salvar a fazenda da família. Aos poucos, Sophia começa a descobrir um novo mundo e percebe que Luke talvez tenha o poder de reescrever o futuro que ela havia planejado. Isso se o terrível segredo que ele guarda não puser tudo a perder. Ira e Ruth. Luke e Sophia. Dois casais de gerações diferentes que o destino cuidará de unir, mostrando que, para além do desespero, da dificuldade e da morte, a força do amor sempre nos guia nesta jornada que é a vida.    

Resenha: Olá pessoal, resenha do titio Nick na área, vocês não sabem ainda mas sou a louca do Nicholas, sempre estou comprando um novo livro dele, porque um bom clichê romântico nunca faz mal a ninguém não é mesmo? E o romance da vez foi "Uma Longa Jornada".

Confesso que demorei um pouco para ler esse livro, algo que eu levaria dois dias eu levei duas semanas, não pelo livro não fluir ou ser muito ruim, mas porque eu não vou mentir, eu enrolo muito para ler livro físico, e-book eu leio muito mais rápido (me julguem), então eu só lia algumas páginas dele todo dia no caminho que fazia de ônibus para faculdade, então demorou um pouco, mas eu finalmente terminei é fui correndo assistir o filme para contar para vocês.


















O livro como sempre se passa na Carolina do Norte, e conta sobre a história de dois casais, Sophia e Luke e Ira e Ruth. Sophia é estudante de História da Arte e vai se mudar  para Nova York quando a faculdade terminar, com o desejo de trabalhar em uma grande galeria de arte, já Luke mora na fazenda e trabalha com o esporte mais perigoso praticado em terra, montaria em touros. E pela força do destino e pela insistência da Marcia, melhor amiga de Sophia eles se encontram em um dos rodeios em que Luke estava participando e um momento constrangedor e inesperado os une.

Normalmente ele não teria se envolvido. Caramba,todo mundo que frequenta bares já viu essa cena.A previsibilidade dos acontecimentos é quase rídicula: um casal sai à noite,ambos bebem e uma discussão começa, sem dúvidas pelo efeito do álcool.Um grita com o outro e a raiva aumenta e quase sempre o homem acaba segurando a mulher pelo braço.

Já Ira com seus 91 anos, acaba de sofrer um acidente de carro e está muito ferido, perdendo a consciência mas sua falecida esposa Ruth com quem passou várias décadas começa a aparecer para ele e isso o ajuda a permanecer acordado para quem sabe receber uma ajuda e não morrer naquele penhasco.

Os homens desse livro são muito diferentes, enquanto Luke é aquele típico homem da fazenda, rústico, tradicional, respeitador e sério, Ira por outro lado, é um romântico, sensível e fofo demais, o jeito com que ele amou a esposa dele por tanto tempo, o jeito tímido dele , toda a demora que ele teve para conseguir finalmente falar com ela foi tudo muito lindo. Mas confesso que mesmo achando lindo eu não gostei tanto do romance de Ira e Ruth, algumas partes eram bem monótonas e eu lia rápido para chegar logo a parte de Luke e Sophia.

- O nome dela é Sophia.Eu a conheci ontem.Ela disse que queria ver o celeiro.
- Por que ela se importa com o celeiro ?
- Não sei, Foi ideia dela - disse Luke ao sorrir.
























O filme ao mesmo tempo que é muito fiel ao livro é totalmente diferente, eles usaram a cronologia dos fatos que acontecem de maneira diferente, não posso contar o que,porque senão seria um baita dum spoiler. Me incomodou muito eles terem mudado várias coisas, e ainda por cima cortaram e mudaram várias cenas que eu tinha achado maravilhosas, mas não teve no filme.Mas a mudança que eles fizeram deram um ar tão mais romântico a história e diferente do livro eu simplesmente amei o romance de Ruth e Ira no filme e achei a parte de Sophia e Luke bem mais ou menos.

No filme o sofrimento, as alegrias, as perdas que acontecem no relacionamento de Ruth e Ira são tão mais intensas, tanto que chorei em várias partes. Mas com Luke e Sophia eles amenizaram tanto a situação que foi feita tão dramática no livro. (Esqueci de citar que um ano antes Luke foi seriamente ferido por um touro chamado monstrego, que até eu fiquei com um pouco de medo e ele quase morreu, e foi pedido a ele que não montasse mais, mas como ele precisava ajudar sua mãe a recuperar a fazenda já que o tratamento dele foi caro demais, ele continua montando e correndo risco de vida ).

- Acho que você finalmente me perdoou, não é ?
- De jeito nenhum- disse ela - Ainda estou zangada por você competir nesses rodeios, mas não posso fazer nada quanto a isso agora.Além do mais, a temporada terminou.Imagino que recobrará o juízo antes de janeiro.As vezes você faz coisas estúpidas, mas eu gostaria de pensar que o criei para não agir assim o tempo todo.

O final do livro é surpreendente, eu realmente não pensaria que isso iria acontecer e a vida desses dois casais se entrelaçariam desse jeito, mas foi uma jogada maravilhosa que o tio Nich fez.O final do filme contém o mesmo final surpreendente mas com algumas mudanças, que eu ainda estou refletindo se gostei ou não.Recomendo o livro para quem gosta de um bom romance, mas recomendo o filme mais ainda, sempre é bom ler o livro antes, mas não leria o livro novamente mas com certeza assistiria o filme, tanto que já obriguei o meu namorado a assistir comigo e ele não vai se safar dessa.Então corram e obriguem o seus também haha.

Beijos, espero que tenham gostado e até a próxima resenha.




Você vai gostar de ler também...

76 comentários

  1. Oiee

    Eu li muito do Nicholas, depois dei uma enjoada.
    Esse eu não cheguei a ler e nem a assistir ao filme.
    Gostei da resenha e de como você comparou ao filme. O livro eu não sei se vou ler, mas o filme, agora fiquei curiosa.
    Fiquei pensando no final do filme que a fez refletir.

    Bjs
    Fernanda
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Confesso que nunca li e muito menos assisti nada dele. Um dia ainda vou me sentir na obrigação.

    Bjs
    Matheus Louzada
    http://cheireiumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. KKKKKK, eu sinto a mesma coisa com Stephan King.

      Excluir
  3. Gabis, sou diferente de você, quando se trata de ebook demoro uma vida para a leitura, mas okay.
    Adoro quem lê ebook rápido.
    Eu não consigo gostar da escrita de tio Sparks e olha que já tentei várias vezes e com livros diferentes, mas não flui.
    Os filmes também não me prender, só os batidos: Um amor para recordar e diário de uma paixão.
    Gostei muito de como você comparou os dois.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que sou algum tipo de Alien quando se trata de ebook, haha.
      Se a pessoa não gostar desses dois filmes, acho que é vazio por dentro.

      Excluir
  4. Olá, tudo bem?

    Confesso que, apesar de gostar dos livros do Nicholas, fujo deles... Pq ele tem o dom de me levar a DPL sempre e de me fazer chorar muito. rs
    Apesar da sua boa crítica, acho que vou optar por ver o filme. Gostei de saber que do casal mais velho, no filme, foi melhorado a história. XD

    Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo sim e com você?
      Realmente, se você não quiser ficar na bad, não leia sparks.

      Excluir
  5. Oi Gabis,
    Gostei bastante da resenha.
    Não gosto de romances clichês, principalemente do Nicholas Sparks. kkk Mas confesso que vejo e gosto dos filmes. rsrsrs
    Esse eu ainda não conhecia, vou procurar o filme pra assistir...
    Beijos
    Blog Relicário de Papel
    relicariodepapel.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Procure sim, sempre é bom um filminho de romance para ver como sua vida amorosa não é nada legal kkk

      Excluir
  6. Sempre o livro acaba ganhando dos livros hehehe, eu li o livro e gostei muito, estou naquela fase de ler os livros do Sparks e esse foi um que me agradou. Ah! Outro detalhe, você é ligeira nos ebooks rs, não tenho esse pique para ler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Geralmente tenho o ebook em tudo meu que seja eletrônico, tablet, notebook, celular, então leio até no chuveiro se der kkk

      Excluir
  7. Oi Gabs, sabia que não sou fã dos livros do Nicholas Sparks? ADORO os filmes, e o Uma Longa Jornada é um deles, porém os livros nunca me interessaram. E não foi por falta de chance pois já li dois. Ainda bem que você adorou o filme porque ele é fantástico <3

    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. haha, geralmente eu fico dividida entre os dois kk

      Excluir
  8. Olá,

    Quando li essa obra fiquei tão encantada, sinceramente foi um dos melhores trabalhos do autor que eu li. O filme também é excelente e gostei muito do elenco escolhido.

    Abraços
    oblogcaentrenos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. haha, eu também adorei o elenco, mas meu livro preferido do autor é "Um porto seguro"

      Excluir
  9. Oi Gabi.

    Eu só ao contrário, eu leio o livro físico mais rápido do que o e-book, porque o físico eu posso levar para qualquer lugar e o E-book infelizmente eu leio no computador pois não tenho Kindle. Gostei bastante da sua resenha e eu ainda preciso ler este livro. Nem assisti o filme porque eu tinha o interesse de ler o livro primeiro, mas acho que vou assistir o filme primeiro, fiquei bem curiosa com o final surpreendente.

    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente o final foi o fechamento perfeito, bjs

      Excluir
  10. Olá!
    Eu não li o livro, mas assisti o filme e gostei bastante. O que me prendeu ao filme foi justamente a história do Ira e da Ruth, que casal mais lindo! Me emocionei em diversas partes também, já o outro casal eu achei bem mais ou menos.
    Não sei se leria o livro, mas o filme é bem fofinho e fiquei feliz de não ter um daqueles finais terríveis onde só choro assistindo hahaha.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. haha, também chorei que nem uma cabrita desmamada

      Excluir
  11. Gostei da sua resenha. Mas pra mim chega do tio Nich. RS
    Bjss
    www.mundoliterando.com.br

    ResponderExcluir
  12. Ainda não li nada do Nicholas e nem vi as adaptações. Talvez um dia eu leia e assista. Sempre ouço muitas críticas positivas! Beijos

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Esse é um dos poucos casos que vejo que preferiram o filme ao livro hahaha Eu acho que vou seguir seu conselho e ler o livro primeiro do que ver o filme, porque eu sou assim, se eu assisto o filme primeiro pode esquecer que não leio mais o livro. Mas adorei a comparação que você fez e foi muito importante falar sobre as diferenças entre um e outro para eu perceber que a adaptação não é tão fiel assim a obra.
    Beijos.
    http://arsenaldeideiasblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu sou o contrário, se eu ver um filme e souber que tem umm livro saio correndo para conferir.

      Excluir
  14. Oie! Ah, eu não sou a maior fã de filmes então certeza que eu ia preferir o livro, mas vale a pena assistir os dois para comparar. Gosto das histórias do sparks para passar o tempo e acho que essa seria uma boa. Fiquei bem curiosa em como a vida dos dois casais vai se cruzar e adorei o fato de o luc ser meio que um cowboy,

    ResponderExcluir
  15. Eu não gosto muito de adaptações, acho que se perde muito da essência da obra, por melhor que o diretor seja faz falta a relação narrador-leitor, as descrições poéticas, os pensamentos dos personagens e jogo de palavras. Mas, como os livros de Nicholas Sparks são romances puros, com poucos elementos assim, eu creio que as adaptações dele são bem fiéis e, por isso, recomendo tanto os livros como os filmes.

    Gostei muito do seu texto, parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. realmente, nunca ficamos satisfeita, sempre perde algum detalhe do livro.

      Excluir
  16. Oi Gabi!
    Já li alguns livros do Nicholas e amei e chorei em todos! kkkk
    Agora resolvi dar uma pausa para dar chande a outros autores e obras.
    Confesso que lendo sua resenha fiquei muito mais propensa a assistir o filme do que ler o livro... me pareceu mais interessante. Bjokas
    Já estou seguindo o seu blog ;)

    http://thehouseofstorie.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. haha, eu também.
      são todos tão amorzinhos.
      obg <3

      Excluir
  17. Olá..

    Já assistir ao filme e amei, agora quero muito ler o livro agora. Espero gostar quanto quanto gostei do filme, quero muito que seja melhor até.

    Beijos,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. haha, eu prefiro o filme, mas vms ver o que você acha <3

      Excluir
  18. Oi....

    Confesso que só li um livro do cara...e o final me traumatizou, pra sempre. Foi O Melhor de Mim.

    Essa resenha me deixou bem a fim de ler outros livros dele, a começar por esse. Sua resenha está ótima! adorei ...

    Deixa eu te contar, também prefiro ler em ebook. Parece que rende mais né. Depois que eu conheci os ebooks, livros me cansam!

    Bjsssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ainda não li esse, mas tenho um projeto de ler todos os livros do sparks, e ela tá indo, um dia eu termino kkk
      realmente, eu fico cansada rápido quando estou com o livro físico, mas é tão mais bonito...

      Excluir
  19. Olá!

    Faz tempo que li esse do Nicholas, então não me lembro da história toda. Também sou a louca do tio Nick, leio tudo o que ele escreve. Mesmo sendo repetitivo, não me canso de ler, ele é tão maravilhoso. O filme eu não vi porque tenho traumas de filmes dos livros dele, por causa do A Última Música, que final horrível, aliás.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. leria até a lista de compras do nicholas sparks.
      kkkkkk , eu n li a última música ainda, mas já assisti o filme, veremos o que irei achar da comparação quando ler

      Excluir
  20. tenho um amigo que tbm lê mais rápido em ebook do que versão física hahahaha eu prefiro físico mesmo, mas enfim...
    sobre o livro e filme, não pretendo conferir, pois já li alguns livros de Sparks e meio que me irritei com o estilo 'mais do mesmo' dele, ai desisti de pegar algum outro título... e romances não são meu estilo preferido de leitura...
    bjs...

    ResponderExcluir
  21. Minha namorada gosta dos livros do Nicholas. Eu gostei da sua resenha trazendo o ponto de vista tanto do livro, como do filme, é difícil ver resenhas nesse contexto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. haha, eu adoro fazer posts assim, sempre q vejo um livro que tem filme corro para assistir para comparar os dois

      Excluir
  22. Olá.
    Eu amo Nicholas também. Esse homem consegue me cativar de uma forma... Maravilhoso! rs <3 Eu me senti da mesma forma que você em relação ao livroxfilme e me surpreendi bastante com o final, da forma como as histórias se misturaram. Eu não esperava que fosse daquela maneira, mesmo.

    Não conhecia seu blog e adorei. Já estou seguindo. <3 Convido você para conhecer o meu cantinho também (http://psamoleitura.blogspot.com.br). Beijos.

    ResponderExcluir
  23. Olá, tudo bem?
    Eu não li o livro, mas assisti ao filme e gostei bastante. Claro que já imaginava algumas coisas, esse tipo de romance sempre tem um clichê. Fiquei completamente apaixonada pelo Scott, ator que faz o Luke <3
    Beijos!

    ResponderExcluir
  24. Oie
    eu já vi o filme mas ainda não li, não sei se pretendo, já gostei mais do Nicholas, quem sabe se eu tiver oportunidade eu arrisque pois adorei o enredo

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Olá Gabis! Adorei sua resenha. Bom, sobre Nicholas Sparks li apenas um livro dele se não me engano foi Um Homem de Sorte, por isso não acompanhei muito os livros e sim as adaptações. Por não ser uma pessoa muito dada aos livros sobre romance romântico, os poucos que li demorei séculos para terminar, aprecio mais os livro que vão direto aos pontos rsrs... É uma questão muito mais de gosto, eu diria. Próximo final de semana irei conferir Uma Longa Jornada ;D

    umreinomuitodistante.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ah, tenho um homem de sorte aqui, estou louca para ler.

      Excluir
  26. Eu li o livro e também vi o filme e gostei de ambos. Os personagens não são cansativos e o final foi o que eu esperava do tio Nick.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. menina, diferente de vc por esse final eu não esperava

      Excluir
  27. Comigo acontece o contrário, demoro éons p ler o digital (talvez pq use o tablet e não um leitor específico), porém leio o físico em dias. Também somos diferentes nos autores, eu nunca li Sparks e ainda n sei bem se lerei, pq não sou muito fã de romance e de clichês, já Stephen King... Amo de paixão doidinha! XD Achei interessante a forma como vc fez a resenha, falando do livro e do filme ao mesmo tempo. Ficou bacana! bj! Nu.
    As 1001 Nuccias | Curte aí!

    ResponderExcluir
  28. Olá, faz bastante tempo que não leio nada do autor, adoro um bom romance cheio de drama como ele sabe fazer *-* pela sua resenha tanto o livro quando o filme parece estarem bem legais *-* Vou anotar a dica e assim que tiver um tempinho vou ler e depois assistir o filme.

    Visite "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  29. Oie!
    Verdade, a leitura do e-book é sempre mais rápida.
    Bom, eu simplesmente amei esse livro e mesmo lendo físico - minha preferência - eu o li bem rápido, pois não conseguia largar.
    Só recentemente eu consegui ver o filme e também adorei. Todos os filmes de livros do Titio Nicholas sofrem muitas mudanças, mas não deixam de perder o encanto por conta disso.
    Bjk
    www.viciadosemleitura.blog.br

    ResponderExcluir
  30. Oi,
    Eu ainda não li esse livro, falam tão bem e eu preciso conhecer. Sabe, eu também gosto muito de ler em ebook, acabo mais rápido.
    Sobre o filme, eu acho que devo assistir antes de ler rsrs (eu sei que é melhor ler antes).
    Beijos

    ResponderExcluir
  31. Oioi! Tudo bem?
    Acredita que ate hoje nao li nenhum livro do Nicholas Sparks, eu ate gosto de um romance chiche, mas foi falta de oportunidade mesmo.
    Não sabia que tinha filme do livro, e fiquei curiosa pra assistir ao ver a comparação.
    Animei de conhecer a historia de Luke e Sophia.
    Acho que vou chorar tb hehe.
    Beijos

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  32. Oi oi, ainda não li nada do autor, você acredita? Não sei, mas tudo que ele escreve parece ser igual...o enredo em si, personagens...mas espero dar uma chance e ler algo em breve.

    Abraços

    ResponderExcluir
  33. Oi, tudo bem? Ao contrário de você eu não gosto da escrita do Nicolas Sparks... primeiro porque não gosto muito de romances principalmente os clichês...segundo todo o livro que já tentei ler dele fiquei frustrada e não consegui me envolver. Me emociono mais assistindo as adaptações de cinema do que lendo os livros dele!
    Fica para uma próxima dica.
    Bj

    ResponderExcluir
  34. Olá Gabis, tudo bem?

    O que eu achei mais interessante em sua resenha sobre “Uma Longa Jornada”, é que o enredo não se trata somente de dois casais, dois romances, dois clichês. Trata-se sobre como levar a vida. De como ela tem que ser vivida intensamente, de não parar e não desistir. Aproveitar quando se é jovem e quando se é velho.

    Beijos,

    Gabriel Albuquerque

    ResponderExcluir
  35. Olá Gabis,
    Já comecei a ler este livro, mas abandonei. A mesma coisa aconteceu com o filme. Talvez, possa tentar de novo, mas não tenho tanta certeza do sucesso da operação. Sua relação filme X livro ficou bem legal.

    www;isaaczedecc.blogspot.com

    ResponderExcluir
  36. Oi, Gabis! Ao contrário de você, eu não consigo encarar romances clichês a qualquer momento. Tenho sérios problemas com romance, tem muita coisa que eu não gosto neles (principalmente as mensagens que eles nos passam subliminarmente). Mas ainda quero ler algo do Nicholas só para tentar quebrar o preconceito que tenho com o autor, tenho um livro dele aqui já que acabei ganhando. Então, sei lá, vamos ver. Mas acho que Uma Longa Jornada não é uma história que eu vá curtir.


    Um Metro e Meio de Livros

    ResponderExcluir
  37. Oi!!
    Eu não consigo ler nada do Nicholas Sparks. Tu sabes que eu também tenho essa impressão de ler mais rápido quando estou lendo pelo kindle, tem livros que eu tenho ele físico na estante, mas mesmo assim prefiro ler o e-book.
    Nem o filme eu assisti, o único filme que é baseado nos livros do autor que eu assisti foi meu Querido John. Quem sabe depois de saber um pouquinho sobre a história eu me anime a assistir o filme.
    Beijão!

    ResponderExcluir
  38. Olá Gabi!
    Eu não sou muito fã do tio Nick. As histórias dele são as mesmas só mudando alguns elementos. Que bom que o filme melhorou a história de Ira e Ruth. Acho que o filme fica melhor para visualizar a cenas né!
    Gostei muito da sua resenha. Não sei se leria o livro, mas é bom conhecer novas histórias.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir