Resenha: Menina Má

escrito por - segunda-feira, novembro 07, 2016


Título : Menina Má
Autor: William March
Editora: DarkSide Books
Gênero:Terror/Suspense e Mistério
Páginas: 272
Ano de Lançamento:2016
Nota:4/5
Sinopse: Rhoda, a pequena malvada do título, é uma linda garotinha de 8 anos de idade. Mas quem vê a carinha de anjo, não suspeita do que ela é capaz. Seria ela a responsável pela morte de um coleguinha da escola? A indiferença da menina faz com que sua mãe, Christine, comece a investigar sobre crimes e psicopatas. Aos poucos, Christine consegue desvendar segredos terríveis sobre sua filha, e sobre o seu próprio passado também.



Olá pessoal, hoje eu venho com a resenha de um livro que eu estava super empolgada para ler já que eu adoro crianças psicopatas, fantasmas, assassinas, que não sejam minhas filhas, ou outras parentes claro kkk. E hoje a criança peculiar que venho falar é a Rodha, conhecida como a Menina Má, essa resenha era para sair no mês de outubro mas eu estava tão cheia de coisas para fazer na faculdade que minhas leituras estão bem lentas, ela saiu atrasadinha, mas saiu, então vamos falar sobre a pequena Rodha.
Não devemos julgá-las com mesmos padrões com que julgamos os adultos. Crianças geralmente são inseguras e indefesas. Talvez tenha passado pela cabeça de Rhoda, quando o menino caiu na água, que ele tinha acabado de estragar a roupa nova, e que ia levar uma bronca por ter causado aquilo.

Rodha é uma menina de 8 anos que acaba de se mudar com seus pais para uma nova cidade e está prestes a começar na mais nova e renomada escola da cidade, porém Rodha não se parece com as outras crianças, a garotinha é extremamente educada, madura, séria e tem gostos refinados e peculiares, nada de ficar correndo pelas ruas da cidade brincando na terra com um macacão, e sim praticar piano arduamente com um vestido perfeitamente engomado e depois terminar suas aulas de crochê e bordado.




















Mas se esse fosse o único problema com Rodha seria ótimo, mas um menino de sua escola acaba falecendo em um picnic realizado numa praia e somente quem viu o menino nos seus último minutos de vida antes dele morrer afogado no cais foi a Rodha, e isso já aconteceu várias vezes, pessoas morrendo e a única pessoa no local era a garotinha, mas ninguém iria desconfiar de uma  menina tão doce quanto ela não é mesmo ?

Mas dessa vez as circunstâncias foram diferentes, pois o garoto estava antes de morrer com uma medalha que ele ganhou na escola como prêmio de melhor caligrafia, e essa era uma medalha que Rodha queria muito mas infelizmente não a ganhou, e após a morte do garoto ela simplesmente desapareceu e as autoridades não a acharam após procurarem tanto já que a mãe do garoto queria enterra-lo com a medalha, o que não foi possível.






















A partir dai, Chrstine começa a desconfiar de sua filha e inicia a investigação do que realmente aconteceu nessa praia no dia do picnic, o que é extremamente dificil já que sua filha é totalmente fria, calculista e mentirosa e não consegue passar nenhuma emoção ou arrependimento se fez realmente algo contra o colega de classe. Além de descobrir coisas sobre a filha, christine também descobre fatores do seu passado que podem ter influenciado o jeito que a menina é hoje.

Eu adorei o livro, li ele em poucas horas assim que engatei de verdade na leitura, a personagem principal é totalmente fascinante, o jeito que ela não dá a mínima para nada ou não sente absolutamente nenhum ressentimento pelas coisas que faz, além de ser bastante cínica, aproveitadora e interesseira, matando por motivos banais como um colar que ela queria para si me deixou chocada, mas de um jeito bom, pois adoro ver como mentes psicopatas funcionam.

O dilema de Christine sobre o que fazer em relação a filha me deixou extremamente angustiada, assim como ela, eu não saberia o que fazer se descobrisse que minha filha é uma mini-serial killer, e ver o quanto Christine ficava mais confusa a cada dia sobre que decisão tomar enquanto Rodha permanecia imparcial como se nada tivesse acontecido foi louco, dava vontade de entrar no livro e dar umas sacodidas na garota e perguntar qual o problema dela.

Recomendo demais esse livro, só não de cinco estrelas porque ODIEI o final, não que ele seja ruim, mal escrito, ou nada coerente com a história, e sim porque esse não era o final que eu queria, #chateada. Quero deixar aqui também uma nota para o personagem Leroy, que é o zelador do prédio em que elas moram e tem uma fascinação com a criança e a frieza dela e a provoca praticamente o livro todo, eu achei o personagem sensacional, muito bem criado e apesar dele ser insuportável eu dava risada com as reclamações que ele fazia da própria vida.

O livro é sensacional e eu recomendo para todo mundo, estou ansiosa para assistir o filme, ainda mais que ele é bem antigo e eu adoro filmes em preto e branco, até a próxima resenha e tchau tchau.



Você vai gostar de ler...

35 comentários

  1. Olá! Confesso que eu só conhecia esse livro pela capa (a qual eu acho linda hahaha, como todos os livros da editora), mas não conhecia muito do enredo em si!
    Adorei, darei uma chance para a leitura. Parece ser bem "misterioso" e envolvente!
    Obrigada pela dica!
    http://encontrosliterarioslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá
    Eu estou louca para fazer essa leitura, mesmo porque só venho lendo bons comentários a respeito, por isso tenho grandes expectativas sobre o enredo, e também gostaria de conferir o filme. A construção da personalidade é o que mais me intriga e gostaria de saber como os elementos são trabalhados nesse cenário. Adorei poder conferir suas impressões a respeito!
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  3. Olá. Eu amo essa capa. Acho fantástico o bom gosto de todos os livros da dark side. A menina ma é um dis livros que quero Ler sim. Vejo essa menina como uma sociopata mirim e fico curiosa pra ver.como a autora lidou com isso. Espero não me decepcionar. Beijos

    ResponderExcluir
  4. Acho muito interessante livros com essa temática, crianças psicopatas e tudo mais, por isso estou bastante curiosa pra ler, além do fato da capa ser maravilhosa!
    Que pena que o final não aconteceu como você queria, mas pelo menos foi coerente.
    Espero ler em breve <3

    Virando Amor

    ResponderExcluir
  5. Olá Gabis,
    Li esse livro há pouco tempo, mas confesso que esperava mais. Esperava mais ação e mais maluquice da Rhoda, esperava uma mãe mais energética, enfim. Gostei muito de ter lido sua resenha e confesso que também fiquei angustiada com a indecisão da mãe de Rhoda. Queria e não queria que ela fizesse algo.
    Entretanto, infelizmente, não li o livro rápido, a leitura foi bem lenta, acho que não consegui aceitar o que estava acontecendo.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Eu não gosto do gênero mas esse livro já faz muito tempo que eu tenho vontade de ler. Acho que a leitura deve ser muio tensa, com momentos fortes e que com certeza eu gostaria. Sem contar que a Darkside arrasou com essa capa.

    ResponderExcluir
  7. Olá!! :)

    Eu ja conhecia este livro e queria muito ler e ainda bem que gostaste da leitura assim tanto e que esta bem escrito e coerente! :)

    Que bom que ate ficaste ansiosa para veres o filme e que não gostaste do final (adoro quando isso me acontece!) :) ahah

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Gabis
    Adorei seu post
    Este livro está na minha lista de desejados há tempos!
    Acho que me lembra muito a sinopse de Precisamos Falar sobre Kevin.
    Quero ler logo!
    Bjks mil

    www.maeliteratura.com

    ResponderExcluir
  9. Não vejo a hora de ler este livro! As resenhas que venho lendo só me deixam mais ansiosa. Não consigo acreditar que uma criança de 8 anos pode fazer tanta maldade. Coitada da mãe dela quando percebe isso.
    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Olá
    Tenho muita curiosidade com esse livro, assim como você também amo crianças más, e os serial killers *_*
    Vejo opiniões bem divergentes sobre o livro, já reparei que ele não tem muita ação, é mais a construção de personagens, agora já sei o que esperar.
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Oi Gabi! Tudo bem?
    Já li várias resenha sobre esse livro e por mais que seja interessante e tenha agradado muito aos leitores, não me atraiu muito. Até tenho curiosidade, mas não para o momento! Parabéns pela resenha! Bj

    ResponderExcluir
  12. Oi!

    Esse livro tem uma temática bastante pertinente, crianças com esse transtorno ainda assusta muito os adultos no geral, porque elas são vistas com bondade genuína. Eu tenho muito interesse em ler o livro e adorei saber que você amou, mesmo não gostando do final haha espero ter uma leitura interessante!

    beijos =)

    ResponderExcluir
  13. Oi Gabis,
    Quero muito ler esse livro. Toda a divulgação e resenhas só me deixam mais motivada. Também gosto de enredos que trazem a psicopatia, mas ver isso relatado em uma criança é um pouco assustador, porém, estou curiosa para saber como foi desenvolvido pela perspectiva da Rodha. Não vejo a hora de conferir!
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
  14. Olá, Gabi, ao contrário de você, eu corro deste tipo de livro. Pelo menos poderei indicá-lo para amigas que gostam. Obrigada!

    ResponderExcluir
  15. Já li muitas resenhas desse livro e cada uma delas só me fez querer ainda mais realizar essa leitura. A edição da Darkside está maravilhosa e a Rhoda me dá um pouco de medo com toda essa frieza. Fiquei muito curiosa em relação ao desfecho e as atitudes de Christine.
    Ótima resenha, beijos!

    ResponderExcluir
  16. Oiii!!!
    É a segunda resenha que eu leio sobre esse livro e confesso que pela segunda vez, fiquei com vontade de ler. Essa coisa de mostrar uma criança como psicopata, é um tema bem pesado, eu acho. Nunca pensamos que uma criança possa cometer maldades do tipo matar alguém.
    A garotinha se enquadra certinho no perfil de um psicopata: toda engomadinha, certinha, fria e geralmente como é o caso de Rhoda, não gosta de se envolver com outras pessoas. Espero conseguir ler em breve.
    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Helloo, Gabis! Tudo numa nice?!
    Eu li um monte de resenhas desse livro no mês passado por causa do Hallowen. Enfim, confesso que também fico intrigada com personagens psicopatas desse tipo e gosto de tentar conhecer suas mentes porque às vezes parece estranho, e de alguma forma tentar entender tais comportamentos é fascinante.
    Eu tenho vontade de ler esse livro, mas as vezes fico com preguiça.
    Beijin...

    ResponderExcluir
  18. Olá
    Eu também gosto muito de filmes em preto e branco rsr, acho um charme. Sobre o livro eu não tenho muito o que dizer, além de que sou louco para iniciar a sua leitura. Eu resolvi comprar depois de ler uma resenha a algum tempo, mas acabei deixando um pouco de lado. E todas as vezes que lei o resenha do mês o fico pensado de o porque deu não ter lido ainda rsrs. Acho esse trabalho da DarkSide um amor de lindeza. Espero amar tanto quanto você amou. Até mais ver
    Bjs

    ResponderExcluir
  19. Oi
    com o Halloween vi muitas resenhas desse livro e nenhuma despertou o meu interesse como a sua que foi uma das poucas a realmente falar um pouco sobre a história. Acho ela diferente e mesmo interessada não sei se leria o livro nesse momento.

    Talita - Viciados em leitura

    ResponderExcluir
  20. Oi, Gabis
    Eu tenho vontade de ler esse livro, pois também gosto de livros com psicopatas, seja crianças ou adultos. Que bom que recomenda, mas que pena que o final não foi o seu desejado. Mas diante dos elogios que foram maiores eu me empolguei ainda mais para lê-lo.

    Blog Livros, vamos devorá-los

    ResponderExcluir
  21. Sua resenha ficou bem positivo e me instigou a adiantar esse livro pra minha estante, adoro esse tema de psicopatia e crianças envolvidas, então desde o primeiro momento em que vi esse livro eu já quis. Sua resenha ficou muito boa, soube escrever muito bem e explanar de maneira incrível suas impressões, gostei bastante!!

    ResponderExcluir
  22. Oi Gabi, Tudo bem? Eu comprei esse livro já faz um tempinho mas ainda não consegui encaixar ele nas minhas leituras. Mas é uns história que muito me interessa é quero descobrir com meus próprios olhos quem é essa garotinha tão doce e perigosa. Rsrs.
    Bjs

    ResponderExcluir
  23. Oi, tudo bem?
    Eu confesso que não costumo ler esse tipo de livro, mas que acho muito interessante e esse é um dos livros que eu tenho muita vontade de ler. Deve ser muito curioso e angustiante acompanhar essa criança psicopata e a mãe dela. A personagem principal parece ser bem sinistra mesmo e apesar do final nao ter te agradado, parece ser uma obra incrível. Enfim, espero um dia ter oportunidade de ler.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  24. Oi Gabis!
    Eu estou louca para ler esse livro. Como você adoro histórias que tratam de psicopatas e quando são crianças parece ficar mais interessante ainda, rsrsrs.
    Vi muitos comentários positivos sobre esse livro e a escrita do autor. E também quero assistir o filme, mesmo sendo em preto e branco que eu não curto tanto...
    Vamos ver se vou ficar tão indignada como você com o final.
    Bjss

    http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com.br/2016/11/resenha-quarenta-dias-sem-sombra.html

    ResponderExcluir
  25. Olá moça, como vai?

    Não conhecia o livro ou o autor mas já posso dizer que amei a capa do livro!
    Gosto dessa pegada psicopata em series e afins, por isso o titulo também me chamou a atenção.
    Gotei da sua resenha, você escreveu bem, deu alguns spoilers "sutis" mas nada que tirasse a (minha) curiosidade do livro.
    Gostei da sua sinceridade sobre o final do livro (isso já deixa o leitor preparado pra um suposta decepção - dependendo do ponto de vista) e sobre ter citado o zelador.

    Dica anotada, beijos! ⚛

    ResponderExcluir
  26. Olá!
    Eu estou morrendo de vontade de ler essa obra, mas como ainda não tive a oportunidade fico só na vontade mesmo hahaha Mas eu adoro saber também como mentes psicopatas funcionam, principalmente a de crianças e tenho certeza que essa vai ser uma leitura muito interessante.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  27. Hello! Tudo bem?
    Nunca tive mta vontade de ler Menina Má, eu já nao sou fã de terror e para ler entao perco mesmo a coragem.
    A capa do livro está mto legal, eu fiquei apaixonada.
    Não sabia que mto da história e achei ate interessante, quem sabe um dia crio coragem.
    Beijos

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  28. Ao contrário de você não tenho a menor vontade de saber como mentes psicopatas funcionam, muito menos se tratando de uma criança, crianças assassinas, psicopatas não me atraem nem um pouco, eu as conhecendo ou não... Rs.... Sabia do coleguinha que morria mas saber que é algo que já tinha acontecido outras vezes me deu até arrepios. Decididamente passo a dica.

    ResponderExcluir
  29. Olá,
    Já li outras resenhas elogiando esse livro e mesmo não tendo o hábito de ler esse gênero (prefiro em filmes), estou curiosa pela obra. Quero saber o que acontece com essa menina que mata friamente e carrega tanta maldade dentro de si!

    http://contosdacabana.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

  30. Oii, tudo bem?
    Meus passado foi halloween e eu resolvi abrir a minha mente para a literatura de terror, amei essa experiencia, pois até então eu não tinha muito habito de ler o genero. Com certeza esse livro já esta na minha lista de proximas aquisiçõe, porque assisti e li várias resenhas super positivas dele.
    Amei o post, parabéns pelo blog maravilhoso.
    Abraços Mary do blog Leituras da Mary

    ResponderExcluir
  31. OLá, tudo bem? Acho a edição da Darkside lindíssima demais. De fato só a capa já nos chama a atenção. O problema é que não tenho o costume de ler terror, e ele se encaixa nesse gênero :/ Fica para a próxima então!
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  32. Oie
    eu to louca por esse livro, tanto pela edição quanto pela história, sou fã do gênero e ando cada vez mais curiosa a cada resenha que leio

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  33. Oiee ^^
    Fiquei observando a imagem da capa lá em cima e esperando a menina piscar kkkk' Acho a premissa dessa obra bem macabra, e eu não gosto muito de coisas macabras e assustadoras, mas tenho curiosidade de ler esse livro. Uma pena que você tenha odiado o final, mas quem sabe eu não acabo gostando, né?
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
  34. Gabis, tudo bem?

    Que resenha mais bacana. Fico feliz por você ter gostado do livro, sem dúvidas um clássico. Eu, por outro lado, detestei. Achei fraco, previsível, aquele final era uma tragédia anunciada. Achei que o autor explorou pouquíssimo a psicopatia em si e preferiu muito mais preencher as páginas com conceitos psicanalíticos e assuntos talvez tabus na época. Super me decepcionei! rs

    Engraçado como a mesma história toca as pessoas de maneira diferente, né? Acho isso fantástico!

    Beijo

    leitoras Inquietas

    ResponderExcluir
  35. oii!

    Menina Má é um dos meus amores à primeira vista.

    Este livro tem um lugar especial no meu coração por trazer uma história cruelmente inocente!

    A psicopatia é um tema que me encanta bastante e fiquei super feliz e ao mesmo tempo impressionada do que encontrei na obra!

    Eu indico mil vezes este livro, mesmo os leitores tendo diferentes visões a respeito da história! É realmente fantástico!

    ResponderExcluir