10 de dez. de 2018

Resenha: O Casamento


No livro O Casamento, lançado pela Faro Editorial em 2017 e escrito pelo autor brasileiro Victor Bonini, conhecemos o casal Diana e Plínio, que estão prestes a se casar depois de alguns anos de namoro. O casal planeja toda a cerimônia e a festa num hotel-fazenda no interior e leva todos os seus convidados a passarem um final de semana prolongado para poderem se divertir apropriadamente

Título: O casamento  
Autor(a): Victor Bonini  
Editora: Faro Editorial  
Páginas: 368  
Ano de Publicação: 2017  
Gênero: Suspense  
Nota: 4/5   
Obs: Livro cedido em parceria com a editora Sinopse: Para os noivos é o dia mais importante de suas vidas. Meses atrás, os amigos diriam que o namoro de Plínio e Diana tinha prazo de validade. Eles se conheceram de um jeito bizarro, pensam completamente diferente e nenhuma das famílias aprova o relacionamento. Mas eles resistiram a tudo. E agora vão se casar. Para o detetive é a melhor chance de pegar um criminoso. O mais íntegro dos convidados esconde um segredo devastador. Mas alguém sabe e está disposto a espremê-lo com chantagens. É então que o detetive Conrado Bardelli se hospeda no hotel-fazenda onde ocorrerá o casamento. Ele precisa descobrir o lobo entre as ovelhas. E rápido. Pois, a cada nova ameaça, o chantagista eleva o tom e falta pouco para a bomba explodir. O casal está pronto para o sim. A noiva se prepara para caminhar pelo tapete vermelho. Até que alguém diz: não saia do carro! Enquanto a plateia espera ansiosa em frente ao altar, algo brutal acontece na antessala. Só quando veem as paredes lavadas com sangue é que os convidados se rendem ao desespero. Começa uma confusão para interromper a marcha nupcial e chamar a polícia. Ninguém sabe o que fazer. E Bardelli, que lidava com um caso de extorsão, descobre que se meteu em algo muito pior. Agora, ele é o único capaz de encontrar respostas. O problema é que as mortes não param de acontecer...
Conhecemos também o nosso personagem principal, o detetive particular Conrado Bardelli, também apelidado de Lyra, que foi convidado para a cerimônia por ser um antigo amigo da família da noiva, mas que decide ir para investigar uma série de mensagens anônimas e chantagistas que um outro convidado está recebendo. Bardelli logo de cara consegue perceber que os pais dos noivos não estão nem um pouco felizes com este casamento, e que inclusive os amigos mais próximos tem o mesmo sentimento.



O detetive logo começa a achar que tem algo estranho envolvendo todo aquele episódio, mas decide ficar na sua, já que seu objetivo é descobrir quem está chantageando a pessoa que o contratou.
"... só se dera conta da lâmina que lhe cortava a carne quando, cega pela dor, perdia a consciência. Haviam tampado sua boca, e seus gemidos acabaram sendo encobertos pelas músicas do rádio."
Envolvido em todo o clima de mistério que ronda cada um dos convidados e inclusive os noivos, o detetive passar a desconfiar dos motivos que cada um tem para estar ali, e quando uma pessoa é assassinada momentos antes da noiva entrar na igreja, todos se tornam suspeitos.

O autor divide a trama em 4 partes, onde assim podemos conhecer todos os convidados, os mistérios que rondam o casamento, e o que acontece depois. Na primeira parte, conhecemos os personagens e um pouco do passado dos noivos, em narrativas que se alternam entre o presente e o passado. Logo de cara conseguimos perceber que todo convidado tem algo a esconder, e eu pelo menos, que já sabia que aconteceria um crime, já estava desconfiando de todo mundo.



A escrita do autor é bem fácil, e por mais que eu tenha achado o começo um pouquinho devagar (acho que é devido à correria da minha vida), assim que o primeiro crime acontece, a gente não consegue mais parar de ler. E quando eu digo o primeiro crime é porque sim, mais crimes acontecem no decorrer do livro, que surgem só pra confundir toda a nossa cabeça. Todo mundo parece suspeito, e o que é mais legal aqui é que como ocorre mais de um assassinato, talvez alguém que tenha um álibi para a primeira morte, na segunda esta pessoa pode ser a principal suspeita e não dá pra entender nada do que está acontecendo. Fica claro desde o começo que é a mesma pessoa que está matando os outros tá, gente?
"Nada daquilo, aliás, se parecia com um conto de fadas. Quanto mais Lyra conhecia os convidados, mais se deparava com o lado podre daquela gente. Não era por se tratar de um casamento que as coisas tinham de parecer um sonho."
O final do livro é SURPREENDENTE. Eu juro que eu nunca suspeitaria dos motivos que levaram todos a morrer e o que ligou tudo. É incrível! Eu fiquei de boca aberta quando descobri quem era o culpado e o que levou aquela pessoa a planejar tudo. Dá pra perceber na hora que a pessoa é louca. Parabenizo o autor por escrever tudo tão direitinho sem deixar pontas soltas e ainda por surpreender os leitores desta forma. Quando eu estava chegando no final e via tudo se desenrolando, não conseguia mais parar até entender o que estava acontecendo.

Desta vez nenhuma suspeita que eu tinha se confirmou, e como eu disse antes, tudo foi escrito para confundir a cabeça do leitor, e o que é mais interessante não é quem matou as pessoas, mas o motivo que a levou a isto.



Uma curiosidade que fiquei sabendo apenas depois de terminar este livro, é que o detetive Bardelli é o protagonista de outro livro do autor, "Colega de Quarto", também lançado pela Faro. Então é lógico que já fiquei louca pra ler e descobrir mais sobre o passado desta personagem.

Indico este livro para todos que gostam do gênero thriller policial, que adoram um bom mistério e que quer incentivar os escritores nacionais. Garanto que a história é muito boa e que você vai ficar chocado com o desfecho.    

15 comentários:

  1. Tudo bem? Eu tenho amado as edições que a Faro tem trazido para nós. Eu li esse livro e curti muito.
    Acho que a Faro Editorial está arrasando nos lançamentos e nas divulgações.
    Espero um 2019 arrasador.

    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Karini! Concordo demais com você, a Faro ta arrasando muito né? Também já estou doida pra descobrir quais serão os lançamentos de 2019! Tomara que tenhamos muitas surpresas boas. Beijos!

      Excluir
  2. Oi Jessica, tudo bem?
    Sempre senti curiosidade por essa leitura por causa da capa hahahaha. Acho a capa atraente, mas nunca tinha parado para ler alguma resenha desse livro. E não é que agora fiquei com vontade de conhecer a escrita do autor e ver o final? <3 Dica mais que anotada

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Clayci! Eu também sempre via este livro e ficava morrendo de curiosidade, e quando li a sinopse fiquei muito curiosa pra entender o que se passava na história e não me decepcionei. Amei muito e saber que foi um escritor brasileiro que escreveu deixa tudo melhor né? Beijos!

      Excluir
  3. Eu estou doida pelos livros desse autor. Os livros dele me interessam muito.
    Esse livro é um que estou há tempos querendo, mas ainda não consegui ler.
    Fiquei ainda mais ansiosa com sua resenha, AMO livros que envolvam crime, fico sempre vidrada.
    Espero ler logo, beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Nossa, quando ler vem aqui me contar o que achou? Porque eu amei muito e tô doida pra conversar com alguém sobre ele hahaha Este livro é muito diferente dos outros thrillers que já li, o final me deixou CHOCADA. Beijos!

      Excluir
  4. Oii, tudo bem? eu já estava querendo ler esse livro a muito tempo e sua resenha só me deixou mais curiosa pra ler!!!
    Voce foi sucinta, não deu spoilers e as fotos ficaram muito lindas! Fico super feliz quando vejo resenhas de autores nacionais, parabéns *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Débora! Muito, muito obrigada! Fico muito feliz em saber que vocês estão gostando das minhas resenhas, e tento dar o mínimo de spoilers possível, porque livros de suspense não podem ter spoilers né? Quando ler vem aqui conversar comigo! Beijos!

      Excluir
  5. Olá!
    Caraca antes de ler sua resenha confesso que julgava este livro pela capa haha. Amei a resenha, adorei saber mais sobre a obra ainda mais por você ter gostado tanto, e por ter este final tão surpreendente. Eu tenho certeza que vou gostar também, não vejo a hora de ler

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jaque! A gente às vezes tem essa mania de julgar o livro pela capa né? Eu também faço muito isso. Mas este livro me surpreendeu da melhor forma possível, é muito bom de verdade! Que bom que gostou da resenha, amo ler comentários assim, beijos!

      Excluir
  6. Olá, tudo bem? Menina, eu quero tanto ler esse livro... e agora, após ler tua resenha, minha curiosidade só aumentou, principalmente porque amo finais surpreendentes. Ótima resenha!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  7. Oi, Jéssica! Acho que já li resenhas anteriores desse livro, mas nenhuma me empolgou tanto com a leitura quanto a sua. Gostei muito da premissa e do desenrolar da trama, acho ideal quando o autor consegue amarrar bem as histórias de seus personagens.
    bjos
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  8. Olá,
    Acho interessante quando livros deste gênero nos mostram mais do que simplesmente o culpado, até gosto de descobrir tal mas já li muitos livros ótimos no qual o foco era outra coisa, o que é o caso deste. Gostei por ter algo assim diferente e fugir do básico de jogo de detetive.

    Debyh
    Eu Insisto

    ResponderExcluir
  9. Olá, como vai?
    Olha, adorei a sua resenha. Eu estou louca para ler esse livro, a premissa dele me interessa bastante e tenho certeza de que a leitura sera muito boa. Gostei muito de poder conhecer um pouco mais sobre a trama através da sua opinião com a leitura.

    ResponderExcluir
  10. Oi Karina, tudo bem?
    Eu tenho o Bonini no meus contatos do grupo da ABERST e sempre tive curiosidade em conhecer esse livro porque só ouço elogios a ele! Espero um dia ter a oportunidade de realizar a leitura.
    Beijos...
    Lady Trotsky.

    ResponderExcluir