6 de jun de 2018

Resenha: Contra todas as probabilidades do amor


Nossa gente pense em um livro que eu enrolei? Mas esse entrou para a lista dos mais enrolados em 2018. O fato é que quando eu o recebi tantas pessoas falaram tantas maravilhas dele que fiquei com certo receio de não gostar tanto. Preferi dar um tempo antes de ler e... Vamos descobrir o que achei.


Título: Contra todas as probabilidades do amor
Autor(a): Rebekah Crane
Editora: Faro Editorial
Páginas: 240
Ano de Publicação: 2018
Gênero: Jovem adulto
Nota: 5/5
Obs: Livro cedido em parceria com a editora
Sinopse: Sejam bem-vindos ao acampamento Pádua. Um retiro de verão para adolescentes problemáticos. Mas não se tratam de problemas comuns, como não querer estudar, mentir ou colar na prova. Não! Estamos falando de problemas reais. Alguns deles tão grandes, tão sérios, que até um adulto desmoronaria sob o peso deles. No acampamento, Zander, uma garota enviada pelos pais contra a sua vontade, encontra uma série de adolescentes na mesma situação, e com três deles ela estabelece uma relação de amizade — Grover, Alex e Cassie. Todos os quatro são tão diferentes quanto as pessoas podem ser, mas têm algo em comum — eles estão quebrados por dentro. Em meio às sessões de grupo e, à medida em que o verão dá as caras, os quatro revelam seus trágicos segredos. Zander encontra-se atraída pelos encantos de Grover, e então começa a se perguntar, depois de muito tempo, se pode apostar em ser feliz novamente.
Mas, antes, ela precisa lidar abertamente com seus problemas, para poder juntar seus pedaços e reconstruir sua vida
Você pode pensar que se trata de uma história triste. E há partes duras sim, mas, Rebekah Crane consegue mostrar como na dificuldade podemos encontrar uma saída. Isso é uma das coisas que faz o livro completamente encantador, divertido e doce, capaz de deixar em você um grande sorriso no rosto.

Posso falar que senti muitas coisas com esse livro, antes de tudo, eu precisava falar isso para vocês antes de tudo. Agora que já coloquei para fora podemos verdadeiramente começar com os trabalhos. Nessa história vamos conhecer quatro personagens bem marcantes, que nos fazem refletir sobre diversos aspectos da vida. 

“- Se não tivermos esperança, Zander, não nos resta nada. (...)”

Tudo começa lá no Acampamento Pádua, para quem assiste muito filme americano sabe que eles têm disso, em que nas férias mandam os adolescentes para acampamentos que serve para se exercitar também, mas esse é um tanto diferente, aqui temos um acampamento para adolescentes um tanto problemáticos. E é ai que conhecemos primeiramente a Zander, que vai parar neste acampamento, mas ao contrario de todos que estão lá, ela vai por querer, ela não quer voltar tão cedo para a vida que tem e está satisfeita aonde se encontra. Na verdade ela se sente mais do que acolhida


Além dela temos em destaque mais três jovens que são bem problemáticos: Grover que tem pânico de ter um ataque esquizofrênico a qualquer momento da vida. Alex que é um baita de mentiroso, sério, é compulsivo as mentiras dele e Cassei, que é estupidamente grossa e anoréxica. E como esse quadro de pessoas persentes ao longo da leitura vamos descobrindo o que é amizade, revelando alguns segredos que todos guardamos querendo ou não, o que é se sentir incluso em um grupo verdadeiramente e como refazer a vida mesmo com todas as cicatrizes que a vida já deu. 


Nossa como eu disse no inicio eu enrolei muito para iniciar essa leitura por diversos fatores e ao pegar de vez a leitura me senti capturada em total. É um livro denso, que vai trabalhar diversos pontos que muitos se não todos nós já passamos e também nos faz refletir sobre vários quadros na vida. 

“- Não se trata de fazer o que as pessoas querem que você faça. Trata-se de dar às pessoas o que elas precisam.”

O livro em si é dividido em várias fases, temos: conhecer a si mesmo, trabalho em equipe, lealdade, coragem, perseverança e esperança. E diante tudo isso temos mais uma dose de pensamentos do que devemos ou não fazer e o que realmente vale a pena largar de mão ou batalha para ter. 


Eu adorei poder ter a oportunidade de ter e ler esse livro, que ao final eu parei e fiquei pensando e refletindo, demorou até para fazer essa resenha, mas por motivos de que realmente precisava analisar o quadro geral antes de falar sobre. Não vai encontrar uma história boba aqui, não mesmo, como eu disse logo acima vai encontrar muitas coisas, mas nada simples. 

É uma leitura que recomendo muito, pois se você ler com calma, se for mais velho vai ver que às vezes olhamos a vida com um olhar totalmente diferente quando mais novos, e se você for novo, leia esse livro com mais calma ainda e reflita, reflita sobre o aspecto geral do que você chama de vida

Beijos

15 comentários:

  1. Olá Kah, tudo bem? Eu ainda não li esse livro mas, estou super curiosa para lê-lo preciso urgentemente comprar esse livro mas, o preço estava muito caro..rs! Eu amei a sua resenha, todos os personagens parecem ter personalidades muito marcantes e bem desenvolvidas, e principalmente esse livro não foca apenas no romance, estou louca para lê-lo.

    Beijos e Abraços Vivi
    Resenhas da Viviane

    ResponderExcluir
  2. Oi, tudo bem?
    Que bom que valeu a pena apesar da demora!
    Achei a premissa ótima e gosto dessas histórias que de alguma forma passam algum tipo de mensagem.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Oi Kah, apesar de parecer um livro bem juvenil, gosto destes conflitos e diferenças dos seres humanos. Acho que precisávamos de um acampamento assim por aqui. Gostei da tua resenha e sinceridade.
    Bjos
    Vivi
    http://duaslivreiras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Olá,
    Gosto destas histórias sobre esperança e perseverar por algo que se quer, mesmo que muitas vezes acham empecilhos. Não sabia que este livro trazia uma mensagem assim, gostei da dica.

    Debyh
    Eu Insisto

    ResponderExcluir
  5. Oi, tudo bem?
    Gosto de histórias que nos fazem refletir, e que bom que apesar da demora para começar a leitura valeu a pena! Gostei bastante da premissa do livro e espero ler futuramente!
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Olá! Já li algumas resenhas desse livro, mas acho que essa é a primeira com uma pegada tão reflexiva e isso me deixou bem mais curiosa quanto a obra. Antes eu estava em dúvidas se leria ou não esse livro, mas agora tenho certeza que sim.
    Abraços

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo bem? Não conhecia a história e não posso dizer que gostei ou desgostei. Acho que é um daqueles livros que só lendo, haha. Não acho que o acampamento seja inusitado, pois já li livros sobre internatos para "adolescentes problemáticos", então é algo que já conheço. As personagens, confesso, não me atraíram. Mas fico feliz que seja uma história que fale de amizade, acho que tá faltando livros assim. Acho que a literatura contemporânea ainda é muito marcada pelo amor romântico, como se fosse o único tipo de história que fale de amor (sendo que o amor romântico é apenas um tipo de amor, né).

    Love, Nina.
    www.ninaeuma.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Já tinha visto sobre esse livro e confesso ter ficado bem animada com a premissa. Principalmente por trazer sobre uma idade importante onde os questionamentos estão sempre por ali em todos os aspectos da vida.
    Parece ser uma leitura rica e bem reflexiva que quero realizar.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  9. Olá! Leio bastante resenhas falando bem deste livro e estou curiosa para ler. Gostei da sua resenha e gosto de livros que nos faz refletir.
    Abraços!
    www.vancarlos.com

    ResponderExcluir
  10. Pela capa dessa obra a gente acha que é uma coisa super fofinha ne? Ai venho ver sua resenha e noto que é uma coisa totalmente diferente, com assuntos pesados e tudo mais. Definitivamente é uma leitura que vale a pena. A Faro sempre manda bem demais nessas edições, é um capricho só.

    ResponderExcluir
  11. Ainda não tive a oportunidade de ler, mas sempre que encontro uma resenha (como a sua) fico convencida de que preciso dar uma chance logo. <3 Espero conseguir fazer isso em breve pq estou bem curiosa.

    Beijos
    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  12. ai gente, que esse livro deve ser tudo de bom
    vou colocar ele na minha listinha e espero consguir ler ainda esse ano

    ResponderExcluir
  13. Oi!
    Já tinha visto algumas resenhas sobre esse livro, mas foi com a tua que realmente decidi colocar na lista dos desejados, o teu ponto de vista sobre as complexidades na vida dos personagens me faz crer que é o tipo de livro que nos proporciona um crescimento com a leitura.
    Beijo

    ResponderExcluir
  14. Oi Kah, sua linda, tudo bem?
    Já li um livro com um enredo parecido e amei. Então, tenho certeza de que irei gostar desse também. Às vezes pessoas com problemas como as desse grupo, conseguem se encontrar e enfrentá-los quando estão juntos de outras pessoas que possam entendê-los. Gostei muito da sua resenha, vou colocar na lista.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. Olá, tudo bem? Não lembro de já ter ouvido falar do livro, no entanto gostei da temática que ele traz. Com certeza ele te trouxe bastante reflexão, te faz pensar né né?! Gosto de livros assim, por isso com certeza dica anotada <3
    Beijos,
    http://diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir