6 de mar de 2018

Resenha: Ventos Nômades


Olá gente linda, a resenha de hoje é sobre um livro de contos, fazia muito tempo que não lia contos, e gostei principalmente da ideia que a autora teve na hora de escreve-los, a mistura de culturas, cruzar o Brasil com as culturas diferentes que existem espalhadas pelo mundo, então vamos logo falar sobre esse livro.


Título: Ventos Nômades
Autor(a): Manuela Marques Tchoe
Editora: Amazon
Páginas: 91
Ano de Publicação: 2017
Gênero: Contos
Nota: 3,5/5
Sinopse: Explorar os quatro cantos do mundo, viver em terras estrangeiras... para alguns, um sonho; para outros, apenas saudades!
Dez histórias que cruzam continentes, exploram o choque de culturas, o amor dividido entre a terra natal e novos horizontes além das fronteiras tupiniquins. Mistério, romance, drama, humor… como numa colcha de retalhos, elas se costuram em tramas únicas, transcendendo experiências da vida de imigrantes, viajantes, nômades.
Conheça o homem corporativo que procura por um sentido na vida no Camboja; Uma mulher com câncer terminal que se apega à vida a cada viagem, sua última na Grécia; Três irmãs que se unem para se despedir da mãe na Índia; Dois amigos que exploram a Praga judaica e descobrem mistérios além da imaginação; Amantes que vivem as delícias e perigos de um amor multicultural.

A obra reúne contos, sua maioria romances que envolve pessoas de nacionalidades diferentes em histórias de amor, despedidas e principalmente saudade, seja de casa ou da pessoa com quem o conto se desenrola, de primeira eu já fiquei feliz pois no primeiro conto, o personagem principal era como eu, baiano e nascido e criado em Salvador, então quando ele descrevia todas as saudades que ele sentia da terra natal dele, eu me identificava. Via que essas eram coisas que no nosso dia a dia nós consideramos banais, mas se um dia formos embora, iremos sentir saudades.

Mas ao mesmo tempo que os contos falam bastante em saudade, ele mostra como viajar para outro lugar nos faz crescer, mudar nossos conceitos, nossa vida, existe tantas coisas que encontramos em meio a essas mudanças, culturas, pessoas, amores, perigos, aventuras diferentes mas que no final tudo vale a pena.

Gostei bastante das maiorias dos contos, mas não dei uma nota maior por algo pessoal meu, eu não leio muitos contos pois sempre tenho a sensação que tinha mais a ser mostrado, que eu poderia saber mais um pouquinho, fico sedenta por mais detalhes, um plano maior daquela história, porém isso é algo do meu gosto. 

Para quem aprecia contos, histórias curtas mas que passem muito sentimento, esse livro com certeza é uma boa pedida, e se você for uma pessoa viajada, que já passou por vários lugares tenho certeza que os sentimentos que existem nesse livro irão fazer bem mais sentido para você.

Beijos e até a próxima.
OBS: Livro cedido em parceria com a autora. 



21 comentários:

  1. E tem coisa melhor que conto e ainda por cima de amor?! Agora se identificar com o que está lendo não tem preço, é maravilhoso. Mesmo não sendo viajada eu quero ler, dica anotada.

    Abraços.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Gabi! Que bacana esse livro! Acredito que para quem viaja muito, ele deve fazer muito sentido. Embora mesmo para quem não viaje, possa encontrar algum significado, pois as vezes uma pequena mudança pode deixar saudades e sentimentos. E tenho muita vontade de sair viajando, conhecendo o mundo.. Os personagens também têm um pouco de nós, vivendo suas aventuras e nos mostrando história diferentes em diferentes partes do mundo.
    Bjoxx - http://www.stalker-literaria.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi Gabi,

    Eu amo contos pela objetividade sabe? De serem mais diretos. Eu não conhecia o livro, mas fiquei apaixonada pelo título e pela capa. Passou uma sensação muito boa sabe? Ainda mais com essa premissa de misturar culturas. Fiquei realmente interessada, obrigada pela dica!

    beijos =)

    ResponderExcluir
  4. Olá, Gabi!

    Eu amo contos! Muitíssimo! Tanto lê-los quanto escrevê-los. Uma coisa que você escreveu me lembrou o comentário de uma amiga uma vez quando ela leu um conto meu: ela não gostou do fato de ser uma narrativa curta, porque poderia ter mais.rsrsrs Entendo perfeitamente esse sentimento, essa vontade de a narrativa ser mais elaborada, mais longa, mas aí deixaria de ser um conto. :) Eu vejo muita beleza nas narrativas curtas, que deixam bem mais à nossa imaginação.

    Apreciei muito a construção do livro e já quero lê-lo! Saber que a autora reuniu diversas culturas, personalidades e momentos tão diferentes me instigou. Vou dar uma chance ao livro, com certeza!

    ResponderExcluir
  5. Olá! Não sou uma pessoa viajada ainda e não costumo ler contos, então acho que passo a leitura desse livro por enquanto. Apesar de tudo isso, gostei muito da ideia e do enredo. Me chamou a atenção e tenho certeza que será sucesso nacional se for bem divulgado!
    Beijos e parabéns pela parceria!

    ResponderExcluir
  6. Oii, Gabi! Tudo bom?
    Eu adoro livros de contos, mas esse me chamou ainda mais a atenção por saber que trata sobre outras culturas. Achei muito interessante e fiquei curiosa para conferir a obra. Eu não conhecia a autora.
    Também tenho isso de sempre querer mais de alguns contos, de tão boa que a trama é. :/
    beijo
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  7. Oie, tudo bom?
    Não leio contos exatamente pelo mesmo motivo que o seu! Não consigo tirar da cabeça várias perguntas que ficam sobre o passado e futuro dos personagens, pois nunca fica certo tudo isso, né? A gente sempre quer mais, rs. Adorei o post!

    ResponderExcluir
  8. Eu adoro contos e amei a abordagem desta coletânea: despedidas, saudades... Acho que são temas que sempre rendem boas histórias. Quero ler.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Oie!

    Não conhecia essa obra, eu não sou de ler contos, dificilmente isso acontece, mas de qualquer forma gostei da proposta da autora em relação a seus contos, e com certeza se eu tivesse a oportunidade iria realizar a leitura da obra!

    Bjss

    ResponderExcluir
  10. Olá Gabi!!!
    Eu sou uma pessoa meio pé atrás com contos, porque como você sempre acho que pode haver algo a mais e que precisa ser comentado.
    É um gênero que não leio muito, mas que existe no meio da minha estante de alguma forma.
    Porém, o livro ao mesmo tempo que aparenta dar aquele sentimento de saudade também traz aquela sensação de plenitude e quem realmente gosta de viajar irá se identificar nessas páginas ^^

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Ando vendo tantas resenhas de obras de contos nacionais por aí que meu peito se infla de felicidade.
    Amo contos e ainda mais sendo nacionais!
    Estou anotado TODAS essas dicas incríveis!
    Adorei sua resenha! Obrigado!!

    Beijinhos!

    #Ana Souza
    https://literakaos.wordpress.com

    ResponderExcluir
  12. Oi Gabi! Tudo bem?
    Contos é uma narrativa que adoro e viagens meio que é o meu sonho de vida, mas só posso mesmo através dos livros e fotos porque dinheiro que é bom, necas, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.
    Adorei a proposta desse livro e com certeza, ainda mais sendo nacional, vale a leitura.
    Abraços e beijos da Lady Trotsky...
    http://www.galaxiadeideias.com/
    http://osvampirosportenhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Oi, Gabi

    Eu curto contos. Realmente fica aquela sensação de "quero mais", mas eu gosto da proposta de histórias mais curtinhas. E por abordar tantos sentimentos eu acho que daria uma chance, apesar de eu curtir mais contos avulsos. E achei a capa muito interessante, tudo a ver com o enredo.

    Beijos
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  14. Gostei da premissa, mas acho que me sentiria como você se sentiu, pois gosto de detalhes para mergulhar na história, e contos n´ão nos proporcionam muito isso. Mas, ainda assim, parece um livro ágil e cheio de aprendizados.

    ResponderExcluir
  15. Olá!
    Eu sou como você, sempre penso que é possível explorar mais nos contos, mas ainda assim, eu os leio porque adoro! E curti bastante a ideia dessa coletânea, vou pesquisar para ler.
    Dica anotada!
    Bjks

    ResponderExcluir
  16. Oiee Gabi ^^
    Eu também não consigo dar nota máxima para contos mesmo que tenham me encantado, porque sempre imagino que poderia ter uma profundidade maior nas histórias. Eu ainda não conhecia esse livro, mas gosto muito (e sonho em viajar muito) de viajar, e só consigo imaginar como deve ser ter tantas culturas e tanta saudade nessas histórias.
    MilkMilks ♥
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Oii. Tudo bom? Primeiro gostaria de dizer que amei seu blog, é muito lindo.
    Sua resenha ficou incrível, mas a temática do livro não me chama atenção. Desta vez vou passar a dica.
    Beijinhos. Versos da Alma

    ResponderExcluir
  18. Olá! Tudo bom?

    Ainda não tinha ouvido falar da obra e confesso que não muito de ler contos, é algo extremamente raro. Acredito que é o mesmo motivo que o seu, que tem algo mais a ser mostrado. Enfim, no momento irei deixar a dica passar, mas quem aprecia contos eu acredito que gostará desse ♥

    Um beijo

    ResponderExcluir
  19. Olá!
    Eu leio poucos contos, mas sempre que algum me desperta, entra para a lista.
    Também sempre tenho essa sensação de que está faltando algo mais na história, de que poderiam ter escrito um pouco mais.
    Uma excelente dica.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
  20. Oi

    Eu preciso mesmo de histórias curtas para ler ultimamente. Estou sem tempo nenhum para nada, nem mesmo para pegar um livro e ler. Estou tendo que aproveitar cada segundo no ônibus ou parada em alguma fila para terminar minhas leituras. Eu ainda nao conhecia esse conto, mas até que fiquei com vontade de ler. Dica anotada!

    ResponderExcluir
  21. Oiii

    Não sou a pessoa que mais adora ler contos. Das duas uma, ou fico mega empolgada e puta ao mesmo tempo pq foi curto de mais, ou ela não me envolve de jeito nenhum. Romance em sí ja é meio caminho andado comigo, então sou bem inclinada a gostar. Esse achei até que bacana, a capa revela um pouco sobre a história, e amo viagens. Dica anotadissima.

    Bjos
    http://www.galaxiadeideias.com/

    ResponderExcluir