6 de dez. de 2017

Resenha: As Perfeccionistas


Sabe aquele livro que você não consegue largar enquanto não acabar? Pois bem, é isso que aconteceu na leitura de 'As Perfeccionistas', de Sara Shepard, mesma autora de 'Pretty Little Liars'. E apesar de adorar o seriado de TV, esse foi o meu primeiro contato com a escrita de Sara, que por sinal tem algumas nuances da famosa série anterior, no entanto com um novo mistério no ar.



Título: As Perfeccionistas
Autor(a): Sara Shepard
Editora: Rocco
Páginas: 288
Ano de Publicação: 2017
Gênero: Ficção/ Jovem Adulto
Nota: 4/5
Obs: Livro cedido em parceria com a editora
Sinopse: Autora da série bestseller Pretty Little Liars, que virou seriado de TV, Sara Shepard apresenta uma nova trama envolvendo cinco garotas e um crime em As perfeccionistas, primeiro de uma duologia. Desta vez, o cenário da trama é Beacon Heights, Washington, onde Mackenzie, Ava, Caitlyn, Julie e Parker frequentam o último ano do ensino médio. Enquanto planejam seu futuro e lidam com suas próprias questões pessoais e familiares, algumas nem um pouco louváveis, as cinco descobrem algo em comum: todas elas odeiam o mesmo garoto, o rico e convencido Nolan. E arquitetam um plano de assassinato perfeito. Mas quando Nolan aparece morto exatamente do jeito que elas haviam imaginado, Mackenzie, Ava, Caitlyn, Julie e Parker precisarão provar que não são culpadas, enquanto suas vidas – e seus segredos – desmoronam ao redor.

Em 'As Perfeccionistas' conhecemos cinco garotas diferentes (Mackenzie, Ava, Caitlyn, Julie e Parker) com um desejo em comum: se vingar de Nolan Hotchkiss. Na verdade esse é um desejo de qualquer pessoa que cruze o caminho de Nola, já que ele consegue ser o maior canalha e sair ileso de tudo isso. Sua família tem muito dinheiro e muito poder, e se tem uma coisa que importa em Beacon Heights é exatamente isso.


Uma certa noite, em mais uma de suas exuberante festas, Nolan Hotchkiss é encontrado morto. A principio tudo aparenta ter sido por conta de uma overdose, no entanto uma foto que cai na internet mostra que Nolan tinha sim alguns inimigos, e logo a autópsia comprova que o garoto foi assassinado. Agora, todos que estavam naquela festa são suspeitos, mas o mais curioso é que o assassinato ocorreu justamente da maneira que Mackenzie, Ava, Caitlyn, Julie e Parker cogitaram fazer.

Mackenzie, Ava, Caitlyn, Julie e Parker já passaram por muitas coisas para serem as garotas perfeitas que seus pais, colegas de escola e a até mesmo a sociedade em que vivem esperam que elas sejam. Cada uma possui seus próprios fantasmas, que por sinal estão relacionados diretamente com Nolan. Por isso ao debaterem em uma aula sobre assassinatos merecidos, elas tem a ideia da morte perfeita para o garoto, mas acabam dando a ele apenas uma lição. O único problema é que alguém se aproveitou disso para realmente matar Nolan, agora todas as pistas incriminam as ultimas pessoas que estavam com o garoto, que o doparam e o ridicularizam na internet: Mackenzie, Ava, Caitlyn, Julie e Parker.

"O poder absoluto corrompe absolutamente". 

Confesso que a principio pensei que não conseguiria identificar cada personagem por pelo menos metade do livro, já que Sara Shepard entra nos detalhes da personalidade e vida de cada uma dessas cinco meninas. Mas a autora fez isso em capítulos separados, o que facilitou muito a identificação de cada uma delas. Além do mais os capítulos eram sempre curtos e objetivos, o que deixou possível conhecer bem cada uma dessas cinco garotas e seus fantasmas, sem que se tornasse massante ou desinteressante de um caso para o outro.

O livro começa com a cena da festa e morte de Nolan, e a partir daí que vamos voltando através das lembranças dessas cinco personagens ao plano de origem e ao que elas fizeram e o que deixaram de fazer. Esse estilo de narração me tortura e aguça minha curiosidade, pois passo a desconfiar de tudo e de todos, sem falar que fico procurando brechas entre uma cena e outra para encontrar o assassino.


O mais legal é que por mais que o tema centra seja o mistério do assassinato, vamos acompanhando as meninas por vários outros dilemas dessa fase da vida, como por exemplo, seus esportes favoritos, competições musicais e vida amorosa. Esses acontecimentos vêm acompanhados de pessoas e situações que me deixaram de queixo caído, por isso quando percebi que com Sara Shepard nada nem ninguém é o que parece, comecei a acertar onde alguns caminhos iriam levar nossas protagonistas.

"O assassinato é justificado, desde que a pessoa realmente, realmente mereça isso?"

Fiquei feliz em descobrir que 'As Perfeccionistas' é o primeiro livro de uma duologia, pois não estava a fim de ser torturada por uma penca de livros para chegar ao desfecho desse assassinato. Então eu super-recomendo pra quem gosta de enredos misteriosos, envolvendo investigações de uma forma mais leve. O livro também aborda vários outros assuntos como bulling, violência domestica, transtornos pós-traumáticos e coisas do tipo. Além de ser ótimo para os fãs matarem a saudade de 'Pretty Little Liars', uma vez que ambas as séries possuem essa mesma 'pegada'.


8 comentários:

  1. Oi Thais, achei legal que a autora abordou meninas novamente no enredo da história hehehehe, é interessante pois ela não saiu da sua zona de conforto, ela conseguiu escrever uma história boa e que prende o leitor e principalmente, não seja gigante hehehehehe

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Não conhecia a obra, mas me interessei bastante.
    A premissa e a maneira como foi construída, com uma trama que parece ter sido bem desenvolvida, abordagem de temas delicados devem deixar a leitura ainda mais interessante.
    Espero ler em breve.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. OIeee migs! Eu amo a Sara <3 e eu to super a fim de ler esse livro.

    ResponderExcluir
  4. Eu não conhecia nem o título nem a autora, mas amei a capa! Adorei sua resenha, me deixou bem curiosa! Esses temas mais delicados são sempre difíceis de tratar, mas parece que ela se saiu bem.

    ResponderExcluir
  5. Oie
    gosto muito de mistérios então acho que leria sim o livro pois fiquei curiosa já que possui um enredo tão denso, gostei da sua resenha e sempre quis ler Pretty Little liars, espero gostar da narrativa da autora

    beijos
    http://www.prismaliterario.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oiiii flor!!! Amo pll mas nunca li nenhum livro da autora. Acho que vou dar uma chance à essa história... Como você falou, preciso matar um pouco a minha saudade da “pegada” de pll
    Obrigada pela dica! :)

    ResponderExcluir
  7. Sou muito fã de PLL e estou morrendo de vontade de ler esse livro logo! Parecer ser tão maravilhoso quanto!

    Amei sua resenha
    https://florescendolivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Que bacana essa resenha e a edição está tão amável, como é de mistério eu não desperdiçaria essa oportunidade e leria com toda certeza! Nunca li pretty, quem sabe futuramente eu daria uma oportunidade.
    Beijinhos

    ResponderExcluir