Resenha: O perfume da folha de chá

escrito por - quinta-feira, junho 29, 2017


Desde o lançamento desse livro eu fiquei bastante curiosa com ele, sempre cercado de elogios e alegação que apesar de um romance de época ele foge por completo dos padrões. Bom, pude conferir que é isso mesmo que acontece. Ele não é aquele romance básico que estamos acostumados, e não exatamente previsível, pelo menos para mim não foi. 

Título: O perfume da folha de chá
Autor(a): Dinah Jefferies
Editora: Paralela
Páginas: 427
Ano de Publicação: 2016
Gênero: Drama
Nota: 3/5
Sinopse: Em 1925, a jovem Gwendolyn Hooper parte de navio da Escócia para se encontrar com seu marido, Laurencek no exótico Ceilão, do outro lado do mundo. Recém-casados e apaixonados, eles são a definição do casal aristocrático perfeito: a bela dama britânica e o proprietário de uma das fazendas de chás mais prósperas do império. Mas ao chegar à mansão na paradisíaca propriedade Hooper, nada é como Gwendolyn imaginava: os funcionários parecem rancorosos e calados, e os vizinhos, traiçoeiros. Seu marido, apesar de afetuoso, demonstra guardar segredos sombrios do passado e recusa-se a conversar sobre certos assuntos. Ao descobrir que está grávida, a jovem sente-se feliz pela primeira vez desde que chegou ao Ceilão. Mas, no dia de dar à luz, algo inesperado se revela. Agora, é ela quem se vê obrigada a manter em sigilo algo terrível, sob o preço de ver sua família desfeita.


Gwen é nossa protagonista, muito nova com 19 anos se casou há pouco tempo com um homem um tanto mais velho que ela, Laurence, e logo após seu casamento na Inglaterra ela embarca para Ceilão (atualmente conhecido como Sri Lanka), que é aonde seu marido mora. Embarca com a cara e a coragem esperando um futuro muito feliz e cheio de amor, uma mulher que contem uma personalidade muito questionadora e sempre quer entender os assuntos que lhe cercam. O que para sua época era uma coisa não tão comum. É uma mulher que gosta de ter atitude e de mostra o que quer. 

Mas Ceilão não é exatamente um mar de flores, na verdade é um local de riqueza escassa, todos tem que trabalhar arduamente para o pão de cada dia, e seu marido é um dos homens mais ricos do local. Dono de uma vasta plantação de chá. De inicio a pobreza que há cerca incomoda um pouco, mas ela não pode fazer muito já que foi a vida que escolheu quando se casou com Laurence. 


Como já disse Laurence é um tanto mais velho que sua nova esposa, viúvo, mora em uma mansão apesar de viver em uma região de muita pobreza, então claro que essa pobreza não o afeta em nada. Mas nem tudo são rosa, e apesar de aparentar amar sua nova esposa algo em seu passado impede dele se entregar plenamente para ela.  Na verdade é seu passado que cerca em muito a história, seu passado é de grande peço pois ele afeta a morte de sua falecida esposa, mas não é somente ele que carrega segredos, assim como ele esconde coisas do passado Gwen esconde coisas de seu presente, segredos que se revelados pode destruir em muito o seu casamento
“Gwen limpou as lágrimas e sorriu ao ver os pássaros levantando voo sobre o lago. A vida continua, ela pensou. Só Deus sabe como, mas a vida precisa seguir em frente.”
Nessa leitura encontrei desentendimentos, segredos, passados que atormentam e presentes que também pesam muito na vida de cada personagem, foi um livro que não me pegou de imediato confesso já que os primeiros capítulos são extremamente arrastados, cogitei em até largar a leitura, mas quando consegui me ver captada por ele as palavras fluíram muito bem para mim. 

A história não é nada clichê como já disse, na verdade ela tem um embasamento bem interessante de fatos. É definitivamente uma história bastante original. Os personagens foram bem construídos principalmente as femininas, a história como já disse foi original e nada clichê. Sei que posso ter sido um tanto vaga dando minhas impressões sobre o livro, mas não quero solto aquele famoso spoiler, então eu preferi me abster de aprofundar e dar mais minhas impressões sobre ele. É um livro que vale a pena ser lido e cada um ter sua conclusão sobre ele. 

Beijos

Você vai gostar de ler...

14 comentários

  1. Oiii linda tudo bem?
    Menina eu fiquei apaixonada pela sua resenha, estou começando a ler livros de época e sei que esse seria uma ótima pedida, quero saber o que é esse mistério em relação a gravidez da personagem e me aventurar nessa história também.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem?
    Eu quis ler esse livros assim que vi a capa! Adorei a premissa também, pois adoro romances e adoro chás. Fiquei curiosa para saber mais sobre os segredos e como eles vão se desenvolver. Beijos <3

    ResponderExcluir
  3. Oi! Gosto de livros históricos, só que romances românticos costumam cair no meu desgosto xD Mas este livro parece bem interessante, com a ideia da intriga. Vou procurá-lo! E obrigada por evitar spoilers :)

    Abraços
    https://momentodeficcao.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  4. Esse livro me parece familiar... Será que existe alguma adaptação em filme dele? Acho que assisti algo bem parecido.
    Beijos
    Mari
    www.pequenosretalhos.com

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    segunda resenha que leio desse livro e que me deixa curiosa, mesmo com o fato de ser um pouco arrastado, mas gostei da premissa, adoro romances que nos fazem refletir, que fogem do cliché, ainda mais com personagens femininas forte e bem desenvolvidas. Espero ler em breve!

    Beijos!
    http://blogdatahis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olá tudo bem, não conhecia o livro, nunca li nada da autora, mais a premissa nesse caso não chamou muito atenção, mesmo sabendo que não é um história clichê me parece meio morna, sem grandes acontecimentos, porém adorei sua resenha, só uma dica o título na premissa esta com um erro de português na palavra "folha", adorei as fotos ficaram lindas, beijos!

    ResponderExcluir
  7. Ola.Tudo bem?
    A capa desse livro me chamou a atenção desde. o lançamento,mas ainda não tinha lido nenhuma resenha.
    Parece ser um livro bonito.Amei a dica

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Oi!!
    Eu recebi esse livro de cortesia, mas enviei ele para a colaboradora do blog, ela adora romance de época e eu corro longe desse gênero kk.
    É bom saber que a história não é clichê, isso em romance me irrita um pouco. Pelo que vi o romance tem um fundo dramático e é isso que chama a minha atenção quando procuro romances que não são de época.
    Espero que a minha colaboradora goste da leitura.
    Beijão!

    ResponderExcluir
  9. oi, Kah!

    Você acredita que eu passei meses atrás desse livro, até que consegui comprá-lo em uma promoção e levei para casa disposta a iniciar a leitura... Meu marido se interessou mais do que eu e ficou com ele (rsrsrs) Estou esperando o "espertinho" terminar para iniciar minha leitura, até porque eu não poderia ler logo, por causa da lista enorme que tenho que cumprir esse ano... rsrsrsrs.
    Eu amo essa capa e estou cheia de ansiedade de "me jogar" nessa história! Abração!
    Drica.

    ResponderExcluir
  10. Simplesmente apaixonada pela capa, sério, ela está linda. A sua resenha é a primeira que estou lendo, e eu ADOREI, bem escrita e estruturada, adorei em todos os sentidos.

    ResponderExcluir
  11. Oi Kah, sua linda, tudo bem?
    Essa será minha próxima leitura, também achei o enredo bem diferente e a vida que ela abraçou a casar com ele não é fácil. Já pensou se mudar para outro país com todas essas dificuldades? E que segredos são esses que ambos carregam? Estou louca para ler.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Tenho lido resenhas elogiosas desse livro. O que mais me chama atenção é a ambientação. Já tem muitos livros ambientado em Londres. Mas não é um livro que eu queira ler no momento.

    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Olá!! :)

    Eu confesso que não conhecia este livro e que não tenho qualquer curiosidade em fazer a leitura! E uma pena que não tenhas gostado assim tanto...

    E mau quando as leituras são tao arrastadas que pensamos ate em abandona-las!.. Mas ainda bem que incitas a que cada um tire a sua conclusão!

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  14. Olá,
    Gosto bastante de romances de época e, assim como você, fiquei bem interessada em fazer a leitura da obra desde seu lançamento. Porém, ainda não consegui fazê-la infelizmente.
    Adorei saber que a obra foge do padrão que estamos acostumadas a encontrar no gênero e fiquei ainda com mais vontade de fazer a leitura depois da sua resenha. Saber que os personagens foram bem construídos e que a trama apresenta um enredo original foram motivadores.

    LEITURA DESCONTROLADA

    ResponderExcluir