Gabriela Cerqueira

Resenha : Suzy e as águas vivas

09:00


Título: Suzy e as Águas-vivas
Autora: Ali Benjamin
Editora: Verus
Gênero: Young Adult
Ano de Lançamento: 2016
Nota: 5/5
Páginas:223
Sinopse: Às vezes, quando nos sentimos mais solitários, o mundo decide se abrir de formas mágicas.Suzy Swanson está quase certa do real motivo da morte de Franny Jackson. Todos dizem que não há como ter certeza, que algumas coisas simplesmente acontecem. Mas Suzy sabe que deve haver uma explicação — uma explicação científica — para que Franny tenha se afogado.
Assombrada pela perda de sua ex-melhor amiga — e pelo momento final e terrível entre elas —, Suzy se refugia no mundo silencioso de sua imaginação. Convencida de que a morte de Franny foi causada pela ferroada de uma água-viva, ela cria um plano para provar a verdade, mesmo que isso signifique viajar ao outro lado do mundo... sozinha. Enquanto se prepara, Suzy descobre coisas surpreendentes sobre o universo — e encontra amor e esperança bem mais perto do que ela imaginava.
Este romance dolorosamente sensível explora o momento crucial na vida de cada um de nós, quando percebemos pela primeira vez que nem todas as histórias têm final feliz... mas que novas aventuras estão esperando para florescer, às vezes bem à nossa frente.

 Olá pessoinhas, venho hoje com mais uma resenha, vocês não imaginam como eu estava ansiosa para contar a vocês sobre esse livro, imaginaram? Então multiplica por três. Eu não leio muito young adult mas toda vez que eu leio eu me apaixono, eu adoro personagens infantis e a Suzy me
conquistou.

Suzy é uma menina de 11/12 anos, confesso que não lembro a idade certa, e ela tem uma mania que seus pais nomeiam de "fala-continua", ela simplesmente não para de falar, de todos os assuntos imagináveis. Foi com o que eu mais me identifiquei com Suzy, ela pode falar de tudo e o assunto nunca acaba. Suzy tinha uma melhor amiga, mas ela faleceu no último verão, afogada, enquanto estava nas férias em Maryland, o que é estranho porque sua amiga nadava muito bem, nadava melhor que todas as crianças do quinto ano juntas, e então Suzy para de falar.


















Porém em um passeio da escola em um aquário, enquanto as garotas davam gritinhos e flertavam com os meninos, Suzy foi conhecer as águas-vivas, e lá ela descobriu sobre uma especie de água-viva extremamente rara e venenosa que pode matar uma pessoa em minutos e então Suzy entra em uma jornada de tentar provar de que essa água-viva matou sua amiga.

Além do fato deu me identificar demais com a Suzy por ela ser tão comunicativa, adora pesquisar sobre certos assuntos, assuntos que para certas pessoas são inúteis e isso a faz se sentir diferente e deslocada das outras meninas de sua idade. Sua amiga parecia ser a única pessoa que a entendia, mas com os anos se passando ela ia ficando igual as outras meninas e deixando Suzy de lado, e por estarem brigadas quando ela faleceu, Suzy toma essa culpa para si mesmo e achar o motivo de sua amiga ter morrido parece colocar um ponto final na história.

Essa garotinha é fascinante demais, a mente dele é incrível de uma maneira que eu não sei explicar, eu me perdia nos pensamentos dela, e se você assim como eu gosta de livros que aprenda sobre um certo assunto, pode saber que após ler esse livro você sairá como alguém que tem doutorado em águas-vivas. Eu amei todas as curiosidades que a autora colocou nesse livro, é uma sensação gratificante ler algo e perceber que a autora tirou tanto tempo para fazer uma pesquisa para escrever isso e que teve ótimos resultados.

A escrita da Ali é leve, e você lê tudo rapidinho, além do livro não ser grande, mas ele é daqueles que você vai lendo e se perde e quando percebe já está a horas no quarto com o livro na cara. Recomendo demais esse livro e espero que todos leiam e se sintam tão bem quanto eu.

Beijos


Você vai gostar de ler também...

32 comentários

  1. Tenho certeza que suzy deve ser encantadora, mas mesmo assim, essa eu a segunda resenha que leio e não tenho nenhuma vontade de ler.... mas que bom que vc gostou e se identificou. Bju

    ResponderExcluir
  2. Olá
    Adorei poder conferir suas impressões a respeito desse livro, que para mim é muito bem desenvolvido e eu adorei todas as características apresentadas. Como já deu para perceber, eu também já fiz essa leitura e particularmente adorei a narrativa e os elementos inseridos. Foi uma boa surpresa e recomendo bastante a leitura, é muito envolvente carismático né?!. Suas impressões refletem bem as minhas próprias e que bom que curtiu a leitura!
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  3. Gabis, eu amei demais este livro, amei em um nível que acho que ele deveria ser leitura obrigatória nas escolas, para se falar de bullyng, de superação e de perda.
    Ahhhhhhhhhhhhhhhhhhhh amo demais a Suzy!!!
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que lindo ver alguém que pensa como eu e que também se apaixonou pela suzy <3

      Excluir
  4. Outro dia vi uma resenha desse livro e me chamou bastante atenção. Apesar do tema ser bastante pesado, parece que foi tratado com a seriedade necessária e ao mesmo tempo com leveza. Estou bastante curiosa!
    Bjos
    www.causoseprosas.com.br

    ResponderExcluir
  5. É um Young Adult? Jurava que era um livro para pré-adolescentes.
    O enredo é engraçadinho, parece ser bem fluído e como você disse, leitura rápida, mas ainda acho um livro para pré-adolescentes.

    ResponderExcluir
  6. Adoro livros com personagens infantis e com uma mente que voa longe.
    A história me parece bem interessante, ela querer provar que água viva matou sua amiga, dá uma boa história.

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  7. Esse livro tem uma história bastante tocante.. acho que todos nós devíamos ler esse livro e aprender com ele.
    beijo

    ResponderExcluir
  8. Oi, tudo bem?
    Adorei a capa do livro.
    Ao contrário de você, faz tempo que não leio YA, tive experiências não muito boas ultimamente, e esse já é um dos motivos para me deixar com pé atrás em relação a esse livro. Além disso, a história não chamou muito minha atenção :/


    ourbravenewblog.weebly.com
    Participe do nosso TOP COMENTARISTA valendo um livro JANTAR SECRETO, do autor Raphael Montes :)

    ResponderExcluir
  9. Nossa deve ser uma história muito interessante, uma amizade dessas é realmente cativante, tem um mistério no ar e com certeza é meu tipo de livro. Ótima resenha parabéns!!

    ResponderExcluir
  10. Oi! Passei para conferir sua resenha. Não sou uma ávida leitora de YA, porém aqueles que me foram recomendados, tive sempre uma grata surpresa. Quem sabe não será assim com esse também?
    Abraços

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    A Susy parece ser uma personagem interessante.
    Essa capa é muito linda, mas talvez, se fosse apenas pela sinopse, não entrara na lista de leitura tão cedo; mas a sua resenha me despertou um pouco mais a curiosidade.

    ResponderExcluir
  12. Olá Gabis, tudo bem?

    Adorei a sua resenha, ficou objetiva. Essa capa é muito bonita, eu adorei. Tem algum tempo que não leio YA, focando mais em ficção científica, suspense, fantasia, biografias. A premissa de Suzy e as Águas Vivas infelizmente não me conquistou. Vou deixar passar essa dica!
    Bjuss

    ResponderExcluir
  13. Olá, tudo bem?
    Nossa que resenha linda.
    Já tinha lido algumas outras resenhas sobre esse livro e todas elas foram bastante positivas. A obra me deixou curiosa principalmente por me lembrar um pouco o estilo do Mundo de SOfia. Amei a sua dica, super anotada. Beijos

    ResponderExcluir
  14. Ou Gabis, fico imaginando a Suzy e meu sobrinho conversando... Seria uma orquestra sinfônica, pois o guri parece ter engolido um rádio...
    Muita gente falando bem do livro, mas confesso que ainda não estou na empolgação total para ler.
    Bjs

    ResponderExcluir
  15. Oi, Gabis!
    Acredita que estou com esse livro na minha estante e ainda não o li? Acho a capa dele tão linda, e não sabia que a protagonista tinha essa idade, gosto de livros com personagens jovens, normalmente eles conseguem prender o leitor até o fim.
    É ótimo quando conseguimos nos identificar com a protagonista né? Torna a leitura prazerosa ao extremo, vou dar mais atenção a esse livro, e tentar encaixá-lo na minha lista de leitura.

    Beijos!
    Eli - Leitura Entre Amigas
    http://www.leituraentreamigas.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Gabis, vi muita gente falando do livro, mas não fazia ideia do que tratava.
    Agora que sei estou bem curiosa pela leitura e para conhecer a curiosa Suzy e não mais tão falante assim.

    ResponderExcluir
  17. Uau, amo young adult, mas nunca ouvi falar desse livro (não que me lembre pelo menos) mas agora fiquei bastante interessado. A trama é envolvente, e a personagem parece interessante!

    Vou seguir o blog !
    jvmedeiros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Gostei muito da resenha.
    Pela sinopse eu nem imaginava que ela tinha essa idade, mas eu gostei mesmo assim, principalmente pela sua resenha.

    ResponderExcluir
  19. Adorei a resenha, mas o livro não me chamou a atenção, por enquanto não pretendo ler, mas quem sabe um dia

    ResponderExcluir
  20. Olá amore,
    Já vi algumas resenhas deste livro e confesso que estou mega ansiosa pra ler.
    Gostei demais de sua análise, bem intensa.
    Dica anotada!
    Beijokas!
    www.facesdeumacapa.com.br

    ResponderExcluir
  21. Olá!
    Já vi várias resenhas sobre esse livro e nenhuma tinha me chamado a atenção, mas estou vendo que vou ter que dar o braço a torcer e realizar essa leitura, espero que goste tanto que nem você!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  22. Eu conheço o livro e mesmo achando que não vou gostar tanto da leitura, eu tenho curiosidade com essa trama. Gostie da sua resenha e de poder conhecer um pouco mais sobre a história.

    ResponderExcluir
  23. Olá, tudo bem? Esse livro é um dos meus desejados tem tempo. E após ler essa resenha fiquei mais animada ainda <3 Adorei e estou ansiosa para realizar a leitura!
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  24. Oi, assim como você gostei muito desse livro, e adorei acompanhar a jornada de suzy, porém, ao contrário de você essas pesquisas sobre as águas-vivas foram demais para mim e acabei me sentindo irritada com o livro pela quantidade dessas partes sobre esses seres, mas de resto, também gostei muito do livro.

    ResponderExcluir
  25. Olá!
    A leitura deste livro parece ser bem leve e gostosa. Fiquei com pena da personagem por passar por uma perda tão grande assim, ainda mais porque estava brigada com a amiga quando tudo aconteceu. Mas fiquei encantada com a atitude e determinação da personagem para descobrir o que realmente tinha causado o afogamento da amiga.
    De todas as resenhas que li desse livro, apenas a sua mostrou um lado positivo do livro, e por isso, acrescentarei ele à minha lista de livros.
    Bjs e obrigada pela dica.

    www.salaliteraria.com.br

    ResponderExcluir
  26. Gosto de alguns tipos de YA, esse até parece bom mas não animei com ele =/

    ResponderExcluir
  27. Li recentemente outra resenha desse livro e simplesmente adorei o enredo do mesmo! Não sabia desse detalhe sobre a Suzy, que ela fala sem parar, huahuaha! Deve ser muito divertido! Mas que pena que ela perdeu essa capacidade...

    Amo águas vivas, acho-as belas e incríveis... Vou adorar ler os estudos da Suzy sobre elas, haha! Quero muito ler esse livro, já está na minha listinha de compras!

    Ótima resenha!

    Abraços!
    www.asmeninasqueleemlivros.com

    ResponderExcluir
  28. Oi, Gabis

    Já li inúmeras resenhas sobre este livro, mas infelizmente não é uma história que chama minha atenção. Algumas pessoas apontaram a fixação da menina em provar sua teoria como cansativa, e eu acredito que me sentiria da mesmas forma. Que bom que você curtiu tanto a leitura.

    Beijos

    ResponderExcluir
  29. Oiii Gabis, tudo bem?
    Menina eu sempre vejo tantos comentários a respeito desse livro que me bate uma vontade de comprar e ler o quanto antes, a sua resenha me deixou encantada e apaixonada, mesmo tendo tais pontos negativos de ser cansativa, quem sabe um dia eu dÊ uma chance.
    Beijinhos da Morgs!

    ResponderExcluir

  30. Oii, tudo bem?
    Estou louca para ler esse livro, li e ouvi muitas recomendações sobre ele e sua resenha me deixou ainda mais curiosa.
    Amei o post, parabéns pelo blog maravilhoso.
    Abraços Mary

    ResponderExcluir
  31. Eu já me cativei por Suzy apenas lendo sua resenha, imagina quando for ler o livro em si. O melhor de tudo é que a autora fez um estudo profundo das águas vivas, para trazer o maior número de informações possível. Além da trama emocionante e cativante. Pretendo ler o livro em breve.

    ResponderExcluir

//]]>