18 de ago. de 2017

Resenha: Marlena


O livro Marlena é um dos últimos lançamentos da Editora no Rocco e nele temos a história de duas adolescentes que acabam levando a vida aos extremos. Uma delas morre e a outra acaba tendo que seguir sua vida tentando esquecer e se perdoar pelos erros do passado das duas.

Título: Marlena
Autor(a): Julie Buntin
Editora: Rocco
Páginas: 304
Ano de Publicação: 2017
Gênero: Ficção
Nota: 2/5
Onde Comprar: Amazon / Saraiva 
Obs: Livro cedido em parceria com a editora 
Sinopse: Cat tem 15 anos e se sente sozinha e perdida ao deixar para trás o mundo que conhecia para viver numa pequena cidade no interior de Michigan. Mas sua vida se transforma quando ela conhece sua nova vizinha. Marlena é uma garota destemida, determinada e fora de controle. Logo as duas se tornam inseparáveis e passam a testar seus limites, em busca de novas experiências e, principalmente, de um sentido para a vida. Até que um desfecho inesperado põe fim a esta amizade. Quase 20 anos depois, Cat relembra aquele período de excessos e ainda luta para perdoar a amiga e a si mesma, neste romance ao mesmo tempo sensível e brutal sobre uma amizade obsessiva e sobre pessoas que, não importa o quanto se demorem, deixam marcas profundas na vida de outras.
O livro é quase como uma autobiografia, ele é inspirado nas experiências de vida da autora e é possível encararmos o livro como um diário de alguém que precisa cumprir uma promessa.

Catherine, Cat, se muda com a mãe e o irmão mais velho para uma pequena cidade depois que os pais se divorciam. Ou no caso, depois que o pai troca a sua mãe por uma mulher mais nova, quase da idade de Cat. Sem condições de manter a vida antiga e sem querer mais conviver em um local onde todos sabiam o desenrolar da sua história, a mãe de Cat se muda para uma "casa" e sustenta a família fazendo alguns trabalhos de faxineira e com a ajuda do filho que largou a faculdade para trabalhar e ajudar a mãe.


Tendo que viver uma nova realidade financeira e emocional, Cat acaba  fazendo amizade com sua vizinha Marlena. Uma garota repleta de problemas familiares e pessoais. Juntas as duas acabam cruzando fronteiras que não possuem um caminho de volta.

Marlena, é um livro que na verdade é um diário da autora, já que a história é autobiográfica. Mas é um diário mal escrito, mal desenvolvido e cheio de questões em branco. Apesar da linguagem e conteúdo direcionado para um público jovem-adulto, a escrita e o desenrolar da história se adequá mais a um infanto-juvenil.


O livro não foi feito para o leitor, ele é feito para a própria autora, ou quem sabe para a própria Marlena, pois em vários momentos o leitor se sente excluso e perdido na leitura. Ao ler a sinopse a gente espera que vai encontrar um suspense ou até mesmo um mistério sobre a morte de uma das duas amigas, mas isso não se desenvolve.


Como o livro é narrado pela própria Cat, temos apenas a visão dela sobre os acontecimentos e temos apenas as opiniões dela a respeito dos outros personagens. Cat acaba se revelando uma adolescente que sempre seguiu as regras e quando sua vida muda, ela sente a necessidade de viver novas emoções e perigos. E é ao lado da Marlena, que ela experimenta o mundo das drogas, do tráfico e vai fundo no álcool.


O livro poderia ser um alerta para o leitor e para o público jovem ao qual ele é destinado, mas não é isso que acontece, o conteúdo em alguns momentos acaba se tornando uma apologia a práticas erradas. Em nenhum momento, temos de fato, observações que informem ao público que diversas dessas atitudes do livro levam a decadência e dependência. 

Temos apenas o que acontece com o futuro das personagens, e apenas isso. Se você é um leitor maduro, provavelmente entende que esse "futuro" é fruto dessas escolhas, mas se você é um adolescente, talvez isso não fique claro.

O livro poderia ser bom, mas como eu disse, senti uma imaturidade por parte da autora. Senti que ela não queria escrever um livro, mas se livrar de um peso do seu passado. Mas, essa foi a minha opinião e minha experiência com a leitura, mas com você pode e talvez vai ser completamente diferente, por isso, se você já leu ou ficou curioso, deixa seu comentário!



8 comentários:

  1. Hey, Yara!

    Eu quase peguei esse livro com a Rocco, mas depois acabei desistindo.
    AINDA BEM QUE NÃO PEGUEI! ahahahahahahaha
    Menina, você me salvou de uma fria. Pela sua resenha, eu tenho certeza de que eu teria detestado o livro.. rs.
    Esse com certeza está fora da lista.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AHAUHAUHAUHUAH mulher, sorte a sua! Obrigada pelo comentário <3

      Excluir
  2. Olá, Yara! Tudo bem?
    Eu já li algumas resenhas sobre o livro Marlena da Fábrica231, algumas positivas e outras negativas. Eu como não tenho parceria com a Rocco não pretendo comprar, uma pena que você não ficou totalmente envolvida com a leitura.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Yvens!
      Meninoooo não envolvida é uma maneira bem singela de dizer o que eu achei dele kkkkkkkkkk valeu pelo comentário!

      Excluir
  3. Oie
    uau que resenha ótima, parece ser uma bela leitura, gostei da capa e do enredo pois parece pesado e gosto de coisas assim se não eu nem leio ahhaha

    beijos
    http://www.prismaliterario.com.br/

    ResponderExcluir
  4. O livro parece ser bastante interessante, mas não é o tipo de leitura que eu faria. O gênero não é um que me atrai muito.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá,
    Não conhecia o livro e a sinopse não conseguiu despertar minha curiosidade. Não costumo ler muitas biografias.
    Lendo sua resenha, acabei confirmando que não pretendo fazer a leitura da obra pelo fato de você ter essa impressão de a obra ter sido meio forçada, apenas para tirar um peso das costas.

    LEITURA DESCONTROLADA

    ResponderExcluir