12 de nov. de 2018

Resenha: A garota do Lago


Enfim cá estou para escrever a resenha do meu último livro do Charlie Donlea já lançado aqui no Brasil  pela Faro Editorial: “A garota do lago”. Quando digo que foi o último, é o último que li, mas não foi pela ordem de lançamento. Como vocês já sabem, li primeiro Deixada para trás” seguido de “Não confie em Ninguém”. “A garota do lago” foi a primeira obra do autor, e pude perceber o quanto ele evoluiu no decorrer de suas outras histórias.

Título: A Garota do Lago
Autor(a): Charlie Donlea
Editora: Faro Editorial
Páginas: 296
Ano de Publicação: 2017
Gênero: Suspense e Mistério
Nota: 3,5/5
Obs: Livro cedido em parceria com a editora
Sinopse: ALGUNS LUGARES PARECEM BELOS DEMAIS PARA SEREM TOCADOS PELO HORROR...
Summit Lake, uma pequena cidade entre montanhas, é esse tipo de lugar, bucólico e com encantadoras casas dispostas à beira de um longo trecho de água intocada.
Duas semanas atrás, a estudante de direito Becca Eckersley foi brutalmente assassinada em uma dessas casas. Filha de um poderoso advogado, Becca estava no auge de sua vida. Atraída instintivamente pela notícia, a repórter Kelsey Castle vai até a cidade para investigar o caso.
E LOGO SE ESTABELECE UMA CONEXÃO ÍNTIMA QUANDO UM VIVO CAMINHA NAS MESMAS PEGADAS DOS MORTOS...
E enquanto descobre sobre as amizades de Becca, sua vida amorosa e os segredos que ela guardava, a repórter fica cada vez mais convencida de que a verdade sobre o que aconteceu com Becca pode ser a chave para superar as marcas sombrias de seu próprio passado...
A trama conta a história de Becca Eckersley, uma estudante de pós-graduação em Direito que foi brutalmente assassinada na casa da família em Summit Lake, cidade onde se passa parte da história. Logo após o acontecido, conhecemos Kelsey Castle, uma jornalista que está em processo de superação de um trauma, que é enviada para a cidade da garota assassinada para descobrir o que realmente aconteceu, numa tentativa de seu editor em fazer com que Kelsey consiga voltar à sua vida normal. Ao chegar em Summit Lake, a jornalista logo percebe que algo está muito errado ao descobrir que a Polícia Estadual tomou o caso dos policiais da cidade e que estão mantendo tudo estritamente confidencial, e portanto ela decide se jogar de cabeça na história ao perceber algumas semelhanças entre Becca e ela.
"Dizem que não é o crime que abala as pessoas. Você sabe disso? - Sim - Brad respondeu, sorrindo. - É esconder a verdade".
O livro se passa todo se alternando entre narrativas do presente (de Kelsey) e do passado (de Becca e seus amigos). Então vamos descobrindo tudo o que aconteceu ao mesmo tempo que vemos a jornalista ir desvendando alguns fatos, e acho que isso ficou incrível, pois como é comum ao autor, ele sempre nos mostra pontos chave do passado que levantam mil suspeitas.


Assim como suas outras obras, temos uma protagonista feminina que luta para desvendar o caso, mas ao contrário dos outros livros, Kelsey não me convenceu muito. Eu não sei se é porque a Dra. Livia Cutt de “Deixada para trás” e a Sidney Ryan de “Não confie em ninguém” eram tão apaixonantes, mas aqui eu achei a Kelsey muito sem sal. Talvez seja porque foi o primeiro livro dele e deixei para lê-lo logo por último, e ela tenha sido ofuscada pelas outras duas. Só sei que as partes que eram no passado foram muito mais entusiasmantes do que a descoberta em si.


A garota assassinada, Becca, na minha opinião foi muito mais carismática, e realmente deu uma dorzinha no coração saber a forma em que ela foi morta e o motivo. Inclusive o primeiro capítulo é exatamente a cena da morte dela, que é bem chocante. O autor deixa bem claro desde o primeiro capítulo que o culpado era alguém que a garota conhecia, mas várias suspeitas são levantadas na história inteira.
"Até aquele momento, sua pesquisa dizia que Becca Eckersley era uma boa garota da Carolina do Norte, que frequentava a Universidade George Washington com uma bolsa de estudos parcial e conseguiu ser aceita para a pós-graduação na mesma instituição. Correta, jamais metida em confusão e uma florescente aluna, fora morta duas semanas atrás."
Todos os mistérios que rondam a vida da garota são desvendados pela narrativa no passado, e eu estava tão obcecada achando que era um segredo bombástico, que fiquei um pouco decepcionada quando tudo é revelado. Quero deixar claro que não achei nada patético nem nada disso, mas eu fiquei achando que eram coisas ultra mega blaster diferentes devido à como fui surpreendida nas outras histórias.


Ao contrário da opinião de algumas outras pessoas, eu não achei que o assassino foi óbvio, porque a forma como o Charlie escreveu não dava a entender que havia a possibilidade de ser quem foi. Por isso eu fiquei meio chocada com o final.
"A dor era lancinante. A visão de Becca ficou embaçada, e a audição, comprometida. Foi quando ele enfiou as mãos frias sob a calça do agasalho esportivo dela. Nesse momento, Becca recobrou a plena atenção. Apesar de estar imobilizada sob o peso do corpo dele, ela o esmurrou e o arranhou ao ponto de deslocar alguns dedos e de as unhas ficarem cobertas de pele e sangue".
Agora que já li os três livros posso realmente falar qual gostei mais e qual gostei menos e o porquê. O meu preferido continua sendo “Deixada para trás”, porque ele é viciante, não dá pra parar de ler até o fim, as protagonistas são extremamente carismáticas e realmente não dava pra acreditar no final. Já o que menos gostei foi “A garota do Lago”, porque não gostei muito das personagens, além de achar a narrativa um pouco lenta.

Charlie Donlea é um autor que consegue cativar o público e suas tramas são difíceis de largar. Aconselho os livros dele a todos que gostam de um bom suspense policial e que gostam de ser surpreendidos. As edições são extremamente lindas (a Faro arrasa demais né?) e não dá pra largar até descobrirmos toda a verdade.

24 comentários:

  1. Olá Jessica!

    Eu adoro esse tipo de livro e por isso, tenho todos os livros do autor também haha e tive o prazer de conhecê-lo na bienal do livro também ��

    O fato de você ter lido os livros dele fora de ordem realmente teve ter tirado o encanto, mas é bem notável que o talento e a perspicácia do autor está lá desde esse livro!

    Adorei a sua resenha e a sua sinceridade. Mas diferente de ti, o meu preferido é o Não confie em ninguém haha

    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Ah, que bom encontrar alguém tão fã dele como eu! Infelizmente eu fui na bienal só no primeiro fds, e não consegui encontrar com ele, mas sou fã!

      Sim, eu li fora de ordem de lançamento, mas acho que pra mim ficou mais perceptível o tanto que ele evoluiu como escritor. Hoje aconselho os leitores a lerem na ordem, mas pra mim foi bom também hahaha

      Obrigada pelos elogios, e muita gente me fala o mesmo que você, que o preferido foi Não confie em ninguém, mas sei lá, eu fiquei com muita raiva dele no final do livro e por isso prefiro o Deixada para trás hahaha

      Beijos!

      Excluir
  2. Ahh eu não consegui gostar tanto desse livro, mas fico feliz em saber que Deixada pra trás foi o seu favorito, pois ele será meu próximo rs.
    Eu não achei o assassino óbvio, mas achei o desfecho mal feito. Dava para ter caprichado muito mais rs... a protagonista que era a jornalista foi deixada de lado. Ela tinha um trauma, um assunto sério e isso não foi aprofundado, me irritei bastante rs

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Clayci! Sim, foi meu preferido entre os três! Quando você ler venha me contar se concorda comigo hahaha Também acho que a protagonista poderia ter sido mais aproveitada, assim como as outras que ele criou, mas achei que a parte que ele descreveu o passado foi mais interessante e compensou um pouco este fato. Beijos!

      Excluir
  3. Oi, Jéssica. Tudo bem?
    Eu estou muito curiosa com esse livro, é o meu gênero literário preferido e a premissa me agrada bastante. Eu gostei da sua sinceridade e de saber como foi a leitura para você. Espero poder ler em breve também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Beatriz, tudo bem e com você? Obrigada, fico feliz por ter gostado da resenha. Quando ler venha me contar o que achou e se concorda comigo. Beijos!

      Excluir
  4. Oi Jéssica, eu estou louca para ler este livro. Adoro um suspense policial e no final, dificilmente descubro o culpado. Acho que vou começar por este livro mesmo, já que o outro é melhor, então não me decepciono. Tua resenha ficou ótima, só aguçou ainda mais a minha vontade de ler.
    Bjos
    Vivi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Viviane! Sim, comece por este, que foi o primeiro que ele escreveu, e à medida que você foi lendo os outros só vai gostar mais ainda, porque eles realmente são melhores. Obrigada pelo elogio, espero trazer mais dicas de livros ótimos pra vocês em 2019!

      Excluir
  5. Olá,
    Eu amo a escrita do autor, dele só li deixada para trás e amei muito como a trama se desenvolveu. Esse livro está na minha lista estou bastante curiosa para ler ele sendo que esse foi o livro de estrear dele, estou com expectativas bem altas dica anotada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lara! Ah, que ótimo que gostou de Deixada para trás, foi o primeiro livro do Charlie que li! Leia este também, é ótimo (mas Deixada para trás é melhor hahaha) Beijos!

      Excluir
  6. Olá, tudo bem?
    Eu nunca li nada desse autor, porque não tenho o hábito de ler thrillers. Porém, tenho curiosidade, pois sempre vejo muitos elogios para os livros dele.
    Achei o enredo desse livro bem interessante, fiquei bem curiosa para saber quem foi o culpado e o motivo. Uma pena que essa protagonista não tenha te agradado tanto e que o final não tenha sido tão bombástico quanto você esperava.
    De qualquer forma, adorei sua resenha e, mesmo não sendo um gênero que eu não curto tanto, fiquei curiosa para ler esse livro e os outros do autor.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maria Luíza! Como eu disse, eu acho que o autor não soube aproveitar muito bem a protagonista assim como ele aproveitou as outras protagonistas dos outros livros. Talvez seja porque foi o primeiro livro dele, e nos outros este ponto acabou melhorando. Se for se aventurar pelo gênero, leia qualquer livro do autor, são maravilhosos. Beijos!

      Excluir
  7. Olá, tudo bem? Eu geralmente tenho um pequeno bloqueio com livros de suspense, por não gostar muito do gênero, mas pelo que vejo você se tornou fã do autor! Já leu todos os lançados no BR e agora tem até um ranking de favoritos haha Que bom que o final e quem era o assassino te surpreendeu. Boas histórias são as que nos choca. Adorei saber sua opinião!
    Beijos,
    http://diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana! Me tornei fã demais hahahaha Que bom que mesmo você não sendo tão fã de thrillers, continua lendo as resenhas. Isso me deixa muito feliz! Quem sabe um dia eu não te convenço a ler alguma obra do gênero hein? Beijos!

      Excluir
  8. Esse autor faz um baita sucesso, ne? Sempre vejo comentários muitos positivos sobre ele. É normal que a gente faça essas comparações entre as histórias, qual mocinha gostou mais ou menos, mas sem querer acabamos nutrindo expectativas sobre a próxima obra também, isso nem sempre é bom. Adorei sua resenha, pretendo passear por outros generos e essa é uma obra que pretendo muito ler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Dayhara! Concordo com você, sempre que lemos vários livros do mesmo autor acabamos comparando um e outro, mas isso não mudou minha opinião de que os livros do Charlie são bons demais! Se quer se aventurar no gênero, pode escolher qualquer um dele que não vai se arrepender! Beijos!

      Excluir
  9. Olá!
    Gosto muito de livros de suspense, mas ainda não li nenhum livro desse autor, apesar de ter lido comentários muito bons a respeito de todos eles.
    É uma pena que os segredos não fossem tudo o que você esperava, vou ler com poucas expectativas, visto que você citou que a narrativa é mais lenta. Vou colocar na lista.
    Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Thalita! Não sei se você leu as outras resenhas que fiz dos outros livros dele, mas se não leu, leia! Entre os 3 que ele lançou aqui, este foi o que menos gostei, mas não significa que não é bom, acho que comparei demais com os outros dois que abalaram minhas estruturas hahaha Pode colocar na lista porque é muito bom! Beijos!

      Excluir
  10. Oi Jéssica, sua linda, tudo bem?
    Você me deixou mais ansiosa para ler os livros desse autor. Comprei esse e deixada para trás em um super promoção. Que pena que esse não foi tão bom assim. Você acabou me deixando louca pelos outros dois que disse que são viciantes e impossíveis de largar. Mas vou acabar lendo os três assim mesmo,risos... Sua resenha ficou ótima!!!
    beijinhos.
    cila.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cila, lindeza! Nossa, amo promoção, sou a louca das promoções hahaha Leia todos dele, são ótimos, mesmo este sendo o que menos gostei (acho que é porque os outros dois são bons demais hahaha) Que bom que gostou da resenha, quando ler me conte o que achou! Beijos!

      Excluir
  11. Olá,
    Gosto de livros assim que fogem do óbvio, ainda mais se tratando de thrillers. Ainda não li nada do autor, mas realmente ouço bastante elogio quanto a sua escrita.

    Debyh
    Eu Insisto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Debyh! Por favor, leia Charlie Donlea hahahaha Ele realmente faz a gente de trouxa do início ao final, e eu amo! Beijos!

      Excluir
  12. Olá,

    Esse livro foi uma surpresa maravilhosa, devorei em dois dias. O que mais me agradou foi a narrativa, pois aos finais dos capítulos tinha um gancho para o próximo, mas o próximo não era a mesma pessoa que estava narrando no anterior e aí você precisava ler mais ou mais dois para descobrir, ou seja viciante. Foi uma experiência incrível!

    Beijos,
    oculoselivrosblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thayenne! Nossa, que bom que você gostou, também achei este detalhe muito bacana! Já leu os outros dois do autor? Se não, leia urgente, porque são melhores ainda! Beijos!

      Excluir