Resenha: O Orfanato da Srta. Peregrine Para Crianças Peculiares #1

escrito por - segunda-feira, agosto 08, 2016


Título: O Orfanato da Srta. Peregrine para crianças peculiares
Autor: Ransom Riggs
Ano de Publicação:2012
Editora: LEYA
Páginas: 336
Nota: 5/5
Gênero: Ficção, Fotografia
Sinopse: Tudo está à espera para ser descoberto em O orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares, um romance inesquecível que mistura ficção e fotografia em uma experiência de leitura emocionante. Nossa história começa com uma horrível tragédia familiar que lança Jacob, um rapaz de 16 anos, em uma jornada até uma ilha remota na costa do País de Gales, onde descobre as ruínas do Orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares. Enquanto Jacob explora os quartos e corredores abandonados, fica claro que as crianças do orfanato são muito mais do que simplesmente peculiares. Elas podem ter sido perigosas e confinadas na ilha deserta por um bom motivo. E, de algum modo, por mais impossível que pareça, ainda podem estar vivas. Uma fantasia arrepiante, ilustrada com assombrosas fotografias de época, O orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares vai deliciar adultos, adolescentes e qualquer um que goste de aventuras sombrias.
Olá pessoal, finalmente voltei com as resenhas, eu estava em uma ressaca literária terrível e não conseguia ler nada, mas voltei a ativa assim que peguei esse livro maravilhoso. Eu enrolava para ler ele a anos mas agora que eu vi que vai sair o filme e eu não quero pegar nenhum spoiler resolvi começar logo a leitura e me surpreendi muito, pois eu achava que era um livro de terror, mas me peguei lendo uma fantasia maravilhosa e mágica, cheia de fotografias espetaculares e com personagens muito, mas muito peculiares.

O livro conta a história de Jacob, um garoto de 15 anos que trabalha numa drogaria ou farmácia como chamaríamos aqui, e é muito rico pois sua família é dona de toda essa rede de lojas, mas ele detesta trabalhar lá e faz de tudo para ser demitido. Mas em um tedioso dia de trabalho ele recebe a ligação de seu avô Abraham. Abe como o chamamos é um veterano da segunda guerra que hoje em dia vive sozinho e isolado em sua casa com um armário cheio de armas e é considerado pelos filhos um louco já que inventa que monstros do seu passado estão querendo mata-lo mas ninguém acredita nele, nem mesmo quando ele é brutalmente assassinado na mata atrás de sua casa.

Jacob encontra seu avô quase morto e ouve suas últimas palavras e também vê o que o matou, um homem imenso com dentes afiados e três língua saindo de sua boca, mas ninguém acredita nele, nem mesmo seu melhor amigo que estava lá com ele e presenciou tudo, então Jacob é tachado como louco e levado ao psiquiatra para se cuidar do seu "Trauma".

Mesmo meu melhor e único amigo, Ricky, não acreditava em mim, e ele
tinha estado lá, pelo amor de Deus. Ele jurou de pés juntos não ter visto criatura
nenhuma na mata naquela noite — apesar de eu ter apontado minha lanterna
direto para ela —, e foi exatamente isso o que contou aos tiras.

Com o passar das sessões Jacob se convence que o que viu naquela noite foi apenas coisas da sua imaginação, mas ao mexer nas coisas de seu avô ele descobre fotos estranhas de crianças com quem seu avô dizia viver quando era um refugiado da guerra e ainda recebe uma carta que seu avô deixou para ele e então ele convence seus pais a deixarem ele ir para o local onde seu avô cresceu para desvendar seus mistérios e assim sair de seu trauma, e como o seu psiquiatra concorda , ele e seu pai partem para a Ilha de Gales para uma grande aventura.

O livro com certeza não foi nada do que eu esperava, mas não pense que isso é algo ruim,o livro é totalmente mágico e maravilhoso, cada personagem é tão bem construído e fascinante,o livro além de ser uma fantasia aborda o tema da segunda guerra que é um tema que eu sou fascinada então me deu mais um motivo para amar a trama, além de conter vários mistérios sobre o avô de Jacob e a vida que ele vivia, o sofrimento dele ter perdido a família peculiar dele e também a família verdadeira pela guerra.

Ao ler você tem vontade de morar lá no orfanato junto com as outras crianças, você se apaixona por cada uma delas e a suas peculiaridades, a minha preferida com certeza é Millard, o garoto invisível, pois com certeza seria a peculiaridade que eu escolheria ali entre todas. Mas também nutri um amor por todos, como Fiona, a menina que conseguia controlar a terra e as plantas, Olive, a menina que flutuava, ou Hugh, que para mim tinha a peculiaridade mais fascinante, pois conseguia tirar o coração de um ser morto e coloca-lo em outro para traze-lo de volta a vida, o quão estranho e maravilhoso isso é ?

 Ele encarou um genocídio duplo, dos judeus pelos nazistas e dos
peculiares pelos etéreos. Ele vivia atormentado pela ideia de que estava aqui
escondido enquanto seu povo, tanto judeus quanto peculiares, estava sendo massacrado

Achei o livro totalmente perfeito, seja a história, os personagens , a fotografia principalmente, coloquei duas delas aqui para vocês conferirem como são lindas e bem feitas, e segundo o livro são fotografias verdadeiras tiradas a muito tempo atrás, só algumas foram feitas digitalmente, o que não consigo acreditar já que todas são perfeitas. A diagramação do livro está ótima, pois li em ebook mas não vi nenhum erro, com certeza vou querer adquirir a trilogia para mim em livro físico somente por causa das fotografias.E para minha loucura esse ano sairá o filme do primeiro livro, estou ansiosa para o próximo e espero lê-lo logo, irei deixar o trailer para vocês.

Beijinhos.


Você vai gostar de ler...

50 comentários

  1. Olá.
    Ressaca literária é horrível, acho que todos nós, leitores, sofremos com isso mais de uma vez na vida haha. Mas então, estou muito curiosa pela leitura. Depois que vi que teria filme, a curiosidade aumentou. Espero conseguir ler antes do filme. Spoiler é a pior coisa rs. Parabéns pela resenha.

    Beijos. (http://psamoleitura.blogspot.com.br)

    ResponderExcluir
  2. Olá
    Quero muito ler esse livro, especialmente depois de ler seus comentários tão empolgantes e maravilhosos. Acredito que irei adorar a trama, especialmente porque é um enredo que chama muito a minha atenção. Fico intrigada com o enredo e quero muito poder conhecer mais sobre toda a ambientação.
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem ?
    Também estou em uma ressaca literária terrível, é tão ruim quando isso acontece. Eu tenho visto muita gente lendo este livro e eu como você, inicialmente não havia me interessado porque achei que era de terror. Nem sabia que ia sair o filme.
    Achei interessante terem fotos no livro, é algo que torna mais real.
    A sua resenha foi a única, que me deixou com vontade de ler o livro e já marquei na lista de desejados.
    Beijos
    www.estilogisele.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oie...
    Essa capa é diferente das que estou acostumada á ver deve ser editora diferente, né?
    Sempre achei que esse livro fosse de terror, mas, ao ler sua resenha percebo que é um engano meu rsrs... Fico feliz que tenha gostado do livro! Você me passou tanta confiança que vou adicionar na lista de futuras compras.
    Beeeijos

    ResponderExcluir
  5. Eu esperava muito mais do livro, sabe? Acabei achando infantil demais. Tipo, o embate final contra o monstro é extremamente tanto faz mas a ideia é totalmente incrível. Elementos steampunk também são sensacionais. As fotinhos são bem maneirinhas, dá um charme na edição. Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Oi Gabis
    Eu li e adorei este livro! Muito bom!!
    Adorei o post também
    Bjs

    www.maeliteratura.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Gabi...
    Adorei a sua resenha. Conheci esse livro através da turnê intrínseca e pelo lançamento do filme que está por vir. Me interessei muito pela história e tenho muita vontade de o ler.
    Não sabia que ele se passava na época da segunda guerra mundial, não gosto muito de livros da época, mas quero muito ler esse porque eu tenho certeza que o foco é outro.

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Ola
    Então, mais uma resenha que leio desse livro e sempre regada de muitos elogios. Estou louca para ler e ver se é tudo o que leio por aí. Acho essa cosa muito feia,parece que é um livro de terror e não uma fantasia um pouco estranha kkk. Também estou louco para ver este filme,afinal eu AM O esse cara que é sesta produzindo , e o treiler já diz que vai ser bem fantástico, não vejo a hora de seu lançamento e espero já ter lido o livro daqui pra la
    Bjks

    ResponderExcluir
  9. Oiii.
    Nossa Gabis também achava que esse livro era de terror kkk, sei lá eu acho que é porque tem essas fotos antigas meio macabras em preto e branco kkk. Estou muito curiosa para ler esse livro, já que todo mundo esta falando super bem, também quero ler antes do filme para entender mais a história.
    Ótimo post, adorei.
    Bjs Mary
    http://leiturasdamary.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Eu ainda não li mas morro de vontade. Acredito que vai mesmo ser uma leitura mágica e diferente de tudo o que eu possa estar pensando sobre ela. Gostei de saber o quanto a obra lhe agradou e também acho essas fotos bem diferentes, no começo eu tinha medo porque achava que era de terror mas percebi que é só suspense com aventura e fantasia.

    ResponderExcluir
  11. Este livro está na minha estante a desde o lançamento e ainda não consegui encaixar a leitura... Mas quero muito fazer antes de ver o filme. Acho essa parte das fotografias na edição bem instigante.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Olá Gabs
    Estou louca para ler esse livro e preciso fazer isso antes de o filme estrear sem falta! Gostei de saber que, apesar de o livro não ter sido o que você esperava, ele ter te agradado. Só pelas fotos que você colocou já dá para ter uma ideia de quão lindo deve ser o livro.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  13. Olá
    Esse é um livro que quero ler por causa das fotos, eu achei maravilhoso esse elemento, dá um ar de que a história, por mais bizarra que seja, pode ter um quê de realidade.
    Mas vou esperar para assistir o filme antes, por que já sei que terá mudanças importantes e para não comprometer minha experiência com o filme, vou deixar para ler o livro depois.

    ResponderExcluir
  14. eu comprei o livro recentemente e já tá em minha lista de leituras desse mês... já tô ligada que não é algo puxando pro terror mas acredito que vou curtir bastante a leitura... as fotografias me deixaram muito intrigada hehehe
    bjs...

    ResponderExcluir
  15. Olá!
    Eu nunca tinha nem ouvido falar desse livro antes de assistir o trailer do filme por aí, rs. Achei o trailer ótimo e quero conferir o livro antes de assistir o filme.
    A premissa parece muito boa e gostei de saber que a obra possui personagens bem construídos e cativantes.
    As temáticas abordadas me agradam e com certeza pretendo ler o livro.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  16. Li esse livro assim que ele saium, amei o título dele e todas as fotos que contam a história junto é maravilhoso.
    Espero que o filme seja ótimo ♥

    ResponderExcluir
  17. Oiee

    Eu quando peguei esse livro pra ler fiquei como você, também esperava por algo bem diferente e um terror e foi surpreendida por uma fantasia maravilhosa!!
    Eu também adorei o Millard e com certeza seria peculiaridade que gostaria de ter rs.
    As fotos são demais também!!
    Agora estou doida para ler o segundo livro e claro assistir o filme.

    bjs
    Fernanda
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Olá,
    Já ouvi falar do livro e estou morrendo de curiosidade para ler. Realmente aparenta ser de terror e me surpreendi ao saber que não é. Que ótimo saber que os personagens são bem construídos e a história é tão envolvente. Também quero ler antes de ver o filme!
    Virando Amor

    ResponderExcluir
  19. Oiii Gabis, como vai?
    Menina eu tenho tanta vontade de realizar a leitura desse livro que você nem imagina, confesso que me senti mais ainda animada diante dessa sua resenha, que está incrível <3
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  20. Achei fantástica a resenha, estou louca para ler esse livro e olha que não costumo me interessar por livros de fantasia.

    ResponderExcluir
  21. Comprei esse livro esta semana com o mesmo objetivo que você: ler e não receber spoilers. Sua resenha só me deixou com mais vontade ainda de ler ele. Parabéns pela resenha, está incrível :D

    madminds.weebly.com

    ResponderExcluir
  22. Oie!
    Não vou mentir, no primeiro momento olhando a capa, até pensei que se tratava de um livro de terror. Mas com a resenha, notei que é uma história bem mágica, algo diferente do que eu esperava. Um livro bem interessante.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  23. A primeira vez que vi um review do livro essa semana pensei que era terror ao ver as fotos kkkkk
    E o segundo review que leio e Amei. Vc me deixou ainda Mais animada Em ordenar o livro urgente para ler.
    Confesso quero ver filme primeiro. Vamos ver, o que vou Fazer.
    Bjos e otima quarta feira.

    ResponderExcluir
  24. Oie.
    Esse livro tem uma pegada muito dark.... eu SEI que não é de terror, mas não consigo não ficar apreensiva com ele acredita? Quero muito ler, mas ao mesmo tempo não quero, contudo se a Intrínseca relançar o primeiro eu compro e leio, criar vergonha na cara sabe?
    Bjokas

    ResponderExcluir
  25. Assim que vi esse livro eu fiquei meio assim, pq sou medrosa e ele é todo macabrinho rsrs. Mas aí eu fui lendo resenhas, vi o trailer do filme e achei beeem legal. Aí no dia dos namorados eu ganhei ele de presente, mas ainda nem o li.
    Curti bastante a resenha, sempre bom se livrar de uma ressaca literária braba.
    bjo
    www.viciadosemleitura.blog.br

    ResponderExcluir
  26. Oi linda,

    Sabe o mais incrível das pessoas que leem esse livro? A maioria acha que é terror haha e quando inicia a leitura é pega pela fantasia maravilhosa desse enredo e termina com o coração cheio de vontade de ser uma criança com essas peculiaridades.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  27. Olá,

    Li este livro alguns meses atrás e adorei a história. Gostei muito da ambientação da obra, das coisas que o Jacob vai descobrindo e das amizades 'peculiares' que ele encontra. O desfecho foi interessante também e por isso em breve vou começar "Cidade dos Etéreos". A minha edição é diferente da sua... minha capa foi a da segunda impressão, mas acho esta que você postou, um pouco mais assustadora.

    Abraços
    Cá Entre Nós

    ResponderExcluir
  28. Ué, esse livro também foi publicado pela LeYa? Agora quem o publica é a Intrínseca, né?
    Eu não tenho muita vontade de ler, acho bem juvenil e me parece meio que um X-Men de crianças/adolescentes. Eu já tive a oportunidade de ver mais algumas fotos que o livro possui e elas são bem bizarras...acho que esse autor não bate bem! hahaha
    Que bom que você curtiu.

    Beijos

    ResponderExcluir
  29. Oi, primeiro parabéns pela resenha, e por ter conseguido sair da ressaca literária, sei bem o que é isso rsrs.
    E quanto ao livro, você conseguiu tirar completamente a má impressão que tinha dele, já tinha visto, mas não imaginava o quanto era interessante a estória, curti bastante. bjs

    ResponderExcluir
  30. Gabis, que bom que você gostou tanto assim da história.
    Infelizmente pra mim ela não funcionou.
    Achei legal no começo, mas do meio para o final a história me perdeu.
    Acredito que perdeu um pouco do foco.
    Mas é questão de gosto mesmo.

    ResponderExcluir
  31. Olá.
    que bom que voltou com as resenhas. Eu entendo como é ficar de ressaca literária, kkkkkk realmente é chato.
    Esse livro está recebendo muitos comentários positivos e depois de ler sua resenha fiquei definitivamente com vontade de ler o livro; Fiquei boquiaberta ao saber que algumas das imagens são feitas digitalmente.
    Muito bom.
    Amei sua resenha.

    ResponderExcluir
  32. oie, eu sempre ouço falar nesse livro e tenho interesse por ele. Adoro o fato de termos a segunda guerra abordada e essa relação do garoto com o avô. Também me sinto ansiosa para conhecer a peculiaridade de cada criança mas acho que serei prejudicada na leitura pois sou deficiente visual e não verei as fotografias.

    ResponderExcluir
  33. OOI!
    Vejo muuuitos comentários positivos sobre esse livro, infelizmente não sei se eu gostaria, por conta do gênero. Pretendo um dia me arriscar, quem sabe acabo gostando haha
    Ótima resenha!

    Beijoos!
    http://estantemineira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  34. O que dizer desse livro que amo tanto! Embarquei nesse universo peculiar e não saí mais. Jacob é incrível e quando você tiver oportunidade de ler o segundo vai amar inda mais.
    Realmente é um livro totalmente perfeito!
    Adorei suas impressões e não vejo a hora de assistir ao filme.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  35. Olá, Gabi.
    Nem me fale em ressaca literária, que ainda estou me recuperando de uma terrível que durou uns 6 meses. Mas parte disso também foi por conta da gestação, que me deixou indisposta pra tudo no começo.
    Comprei esse livro recentemente por causa dos bons elogios, e como você, queria ler antes de ver o filme para não pegar spoilers no filme, rsrs.
    Ainda não o li, mas será minha próxima leitura.

    Confissões de uma Mãe Leitora

    ResponderExcluir
  36. Heey Gabis, tudo bom? Eu morro de curiosidade com esse livro, e ainda mais depois de ver o trailer! Que bom que gostou tanto dele e em todos os aspectos. Adorei a resenha!
    Beijos

    ResponderExcluir
  37. Olá!!!
    Tenho vontade de ler esse livro desde que foi lançado e sempre deixava passar e comprava outros da lista e quando fiquei sabendo que iria virar filme não deu mais pra adiar..será com certeza minha próxima leitura já que o filme vai ser lançado mês que vem!!!
    Estou super curiosa pra saber mais sobre essa ilha que o avô de Jacob nasceu e todo esse mistério que envolve cada página do livro.

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/2016/08/resenha-caminho-do-altar-julia-quinn.html#comment-form

    ResponderExcluir
  38. Oiee Gabi ^^
    Eu não tinha vontade de ler este livro até um tempo atrás, quando vi que o filme seria lançado no final do ano, e veio essa enxurrada de leitores mencionando quão bom o livro é...haha' E eu sempre achei que era terror por conta das fotografias, por isso enrolava ainda mais (não gosto de terror), mas puxa mais para o lado fantasia, né? Enfim, estou curiosa para ler, só vi coisas boas a respeito dele, e o filme vem aí, então... hehe'
    MilkMilks ♥
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  39. Oie
    tenho muita curiosidade pelo livro, e espero poder ver o filme e gostar quando lançar, só vejo elogios e o gênero é muito legal

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  40. Estou louco para assistir ao filme, achei a historia incrível - e curiosa. Estou com o livro para ler, mas sempre acabou colocando outros na frente, espero que consiga ler antes do filme... Dos personagens citados, também gostei mais do poder de ficar invisível. Fico imaginando o que eu faria... Enfim, só não curti essas fotos, elas dão um pouco de medo, né?

    Abs,
    Perdido em Livros

    ResponderExcluir
  41. Oi linda! Tudo bem? Acho esse livro bem peculiar e com uma história intrigante que me fascina. Ainda não concluí a leitura mas pretendo fazer isso muito em breve.
    Apesar do livro não ser terror eu tenho medo dessas fotos. Fotos antigas sempre me assombram.
    Bj

    ResponderExcluir
  42. Olá!

    Não tenho coragem de ler esse livro depois que eu vi o trailer. Muito nojento!! Mas o filme, se realmente for baseado no livro, será ótimo, porque o trailer está maravilhoso!!!

    ResponderExcluir
  43. Oi oi,
    Eu também fiquei com ressaca literária e não tinha leitura que me fizesse voltar. O livro foi muito citado nas redes sociais, e fiquei muito curiosa para conhecer a história de Jacob.

    O filme está incrível e estou ansiosa pelo lançamento, mas antes vou comprar os dois livros depois assistir.

    Beijos, Enjoy Books

    ResponderExcluir
  44. Olá, Gabis! Tudo bem por aí?

    Eu ainda não li uma resenha que não elogiasse esse livro. Eu estou muuuuito ansioso para lê-lo, ainda mais com a adaptação cinematográfica do Tim Burton vindo por aí. Aposto que vai ser sensacional. Sua resenha serviu para me deixar ainda mais com vontade de ler.

    Beijos!
    www.acampamentodaleitura.com

    ResponderExcluir
  45. Oi Gabis!

    Nossa, acho que eu nunca havia lido uma resenha desse livro, acredita?
    Amei tudo o que você disse, pois amo uma boa fantasia e sinto que com essa não será diferente. Estou louca para conhecer de perto esses personagens e meu coração já palpita por eles.
    Acho até que vou adiantar esse livro na minha fila de leituras. hahaha

    Obrigada pela dica, sua resenha está incrível. Beijão! <3
    Ingrid Cristina
    Plataforma 9 3/4

    ResponderExcluir
  46. Juro que não é nem metade do que eu imaginei é ainda melhor, eu achava que a estória em si era de um jeito mais é tão renovador e misterioso de se ler adorei a dica, entendo vc já passei por ressaca literária.

    ResponderExcluir
  47. Este livro ta na minha lista de leitura. Pena que não consegui essa edição quando comprei o meu.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  48. Oi, tudo bem?

    Não tenho muuuita vontade de conferir os livros, porque vai sair filme e confio m u i t o na direção do Tim Burton. Já assisti ao trailer e adorei, tenho certeza de que é fiel ao livro. Se o lesse, também ficaria surpresa (de um jeito positivo), porque a storyline parece bastante fantástica e maravilhosa :)

    Love, Nina.
    http://ninaeuma.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  49. oi, tudo bem?
    esse livro me divide muito, acho as ilustração incríveis, perturbadoras, mas incríveis, e isso me deixa curiosa. Mas também tinha medo, pensei que o livro seria assustador. Pela sua resenha, parece que não, apesar das fotos, rs.
    Vou ver se dou uma chance
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  50. Oi Gabi, tudo bem?
    Uau eu sou louca para ler esse livro, ainda mais com tantos elogios assim. Acho que ele traz um enredo bem contagiante e diferente, de certo modo intrigante. Gostei muito de ver sua resenha e de saber que ele é bom mesmo, e que você adorou. Com certeza tentarei ler ele em breve.

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir