3 de out. de 2018

Resenha: Um Verão na Itália


Então vamos conversar agora e talvez eu não diga o que muitos esperam, mas eu tenho que ser sincera não é mesmo? Não dá para pagar de falsiane. Vamos conversar sobre Um verão na Itália, um livro que eu esperava muito, por ser em um destino que tenho muita vontade de conhecer mas que ao fim eu dei graças a Deus que tinha acabado. Vamos lá. 

Título: Um Verão na Itália
Autor(a): Carrie Elks
Editora: Verus Editora
Páginas: 280
Ano de Publicação: 2018
Gênero: Romance
Nota: 2/5
Sinopse: Férias de verão gratuitas em uma bela villa na Itália. A condição? Dividir a casa com seu maior inimigo... O primeiro volume da série As irmãs Shakespeare. Cesca Shakespeare chegou ao fundo do poço. Depois de escrever uma peça de teatro premiada que acabou em desastre, o bloqueio criativo se instalou, sem previsão de ir embora. Seis anos mais tarde, ela acabou de perder mais um emprego pavoroso e está prestes a ser despejada de seu apartamento. Pior ainda, suas irmãs não fazem ideia de como sua vida vai mal.
Assim, quando seu padrinho lhe arruma uma temporada de verão em uma bela villa italiana, sem ter de pagar nada por isso, Cesca concorda, meio a contragosto, em ir para lá e tentar escrever uma nova peça. Isto é, antes de descobrir que a casa pertence a seu arqui-inimigo, Sam Carlton.
Tendo acabado de ver seu nome em todas as manchetes pelas razões erradas ― mais uma vez ―, o galã de Hollywood Sam Carlton precisa de um lugar para se esconder. Que opção melhor do que a linda villa desocupada de sua família à beira do Lago Como? Só que, quando ele chega, descobre que a casa não está tão desocupada quanto ele esperava. Ao longo do quente verão italiano, Cesca e Sam terão de confrontar o passado. E o que começa como uma hesitante amizade rapidamente se torna uma atração intensa ― e depois uma aventura ardente.
Uma coisa é certa: este será um verão abrasador... Esta é a nova e deliciosa série da autora best-seller Carrie Elks. Você vai conhecer a família Shakespeare: quatro irmãs, quatro histórias... quatro maneiras de encontrar o amor verdadeiro.
Neste livro vamos conhecer de cara Cesca Shakespeare, no auge dos seus 24 anos moradora da minha amada Londres e com um histórico de uma breve carreia como dramaturga. Porque breve? Bom, digamos que o seu primeiro trabalho não teve muito sucesso já que o ator principal fugiu na véspera de estreia e não deu nenhum motivo pela falta de ética dele. Sendo assim, o ator substituto não era tão bom assim e a peça acabou por não fazer o sucesso que era esperado.

"Duas pessoas nunca liam a mesma história, porque cada uma trazia sua própria visão de mundo."


Depois desta catástrofe Cesca nunca mais conseguiu escrever absolutamente nada, não tinha ideias, nem planos, simplesmente começou a pular de trabalho em trabalho, passando por privações e não aceitando ajuda em momento algum de ninguém da família, mesmo que eles a oferecessem simplesmente negava qualquer tipo de ajuda. O orgulho reinava dentro de si. As coisas vão se complicando e em um ato de desespero ela aceita a oferta de cuidar de uma villa no interior da Italia durante o verão, uma villa que pertence a um velho amigo de seu padrinho, e olha meu povo esse padrinho suou para conseguir fazer com que Cesca aceitasse esse trabalho, pois na cabeça dela todos estavam com pena e por isso ajudavam, e para ela isso era inadmissível. (ranço) 

Depois de deixar a chuvosa Londres para trás e partir para a ensolarada Itália Cesca nunca imaginou que encontraria o que encontrou em seu novo local de trabalho. Sam é um belo homem, atraente, inteligente, astro de Hollywood e acima de tudo, o ator que abandonou a peça de Cesca na véspera de estreia, sendo assim na cabeça dessa digníssima mulher, ele é a encarnação do mal e é culpado de todas as coisas ruins que aconteceu em sua vida desde os 18 anos. 


Olha gente, eu procurei juro que procurei por resenhas negativas desse livro, mas não encontrei o que me fez pensar: será que o problema está em mim? Não pode ser. O livro tinha tudo para ser maravilhoso, lindo, contagiante, mas no fim se tornou uma leitura que quem estava perto de mim se assustava de como eu xingava página sim página não ao longo da leitura. Como pode a autora ter construído uma personagem tão imatura, tão patética e tão mimizenta como Cesca. 

Eu entendo que quando Sam que também era bem novo na época abandonou sua peça e não deixou explicação alguma magoou profundamente ela, mas mesmo depois de mais de 5 anos ela ainda culpar o homem por sua vida não ser boa? Tudo, absolutamente tudo de tuim que aconteceu em sua vida desde os 18 anos ela culpava o rapaz que em momento algum ela parou para pensar se algo realmente não tinha acontecido com ele para fazer tal coisa (que de fato aconteceu)

"Seu lar era onde ela estava, onde quer que fosse. Londres… Varenna… não importava. Porque o que ela descobrira nos últimos meses era que “lar” era um sentimento. Era o que relaxava seus músculos, o que o fazia respirar um pouco melhor. Era o lugar onde você esperava estar durante todo o dia."

Para mim não foi uma leitura em nada gostosa e fluida, eu lia e lia sem parar, achando que estava finalizando, mas não, na verdade eu demorei um mês para conseguir completar a leitura, e somente no fim nas ultimas páginas Cesca percebeu que se ela não voltou a escrever não era culpa puramente de Sam, mas dela mesma que se acovardou que tinha medo de criticas. Como uma pessoa quer ser dramaturga e não quer receber represália? Impossível. 


Enfim gente, eu particularmente não me interesso nem um pouco em completar essa série, sei que terá mais 3 livros que irá contar a história das irmãs, e pode até ser que eu morda a língua e vá tentar dar outra chance para os outros volumes e acabe gostando mas eu sinceramente dispensou no momento, mas é claro que também essa é a minha opinião, eu não gostei, eu não indicou, mas como eu disse também, muitos gostaram pode ser que você goste. Mas vá preparado para muita infantilidade e cenas que terá vontade de entrar dentro e socar a cara da personagem assim como eu tive, várias vezes. 

11 comentários:

  1. Oi Ka, tudo bem?
    Finalmente uma resenha negativa sobre o livro hahahahahha. Não que acho isso bom, pois tenho interesse de dar uma chance pra leitura mesmo com as ressalvas, mas fico mais aliviada em ver seu ponto de vista de uma forma sincera. Todas as resenhas que encontrei foi elogiando a protagonista. Eu gosto de histórias leves, clichês e ambientadas em países que tenho vontade de conhecer. Essas leituras são maravilhosas para intercalar com outras mais sérias, porém essa eu já estou sentindo que me incomodarei com os mesmos pontos que vc apontou hauhauahuha

    Beijos
    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem? Não conhecia esse livro ainda, e é uma pena que tu não tenha gostado da história, pois pela sinopse parece ser bem interessante. Compreendo perfeitamente isso de todos amarem uma obra e a gente não, haha. Adorei tua resenha sincera!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  3. Oi! Boa noite!

    Eu adorei sua resenha e como você se manteve sincera, mesmo que as críticas não tenham sidos muitos boas. De fato, também odeio personagem mimizenta.

    Amei suas fotos!

    Beijos,
    Blog Diversamente

    ResponderExcluir
  4. Oi Kah,
    Não acredito que esse livro conta com uma protagonista assim. Desde que ele foi lançado, esse livro foi muito bem avaliado e todos que leram falaram muito bem dele, mas já sei que vou ter problemas com essa protagonista e com a forma como ela lida com sua vida, sabe? Eu não gosto de personagens que ficam dando uma de coitado, enfim, vou ler porque já tenho o livro, mas minhas expectativas estão baixíssimas.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi, Karine!
    Olha, preciso de agradecer pela sinceridade nessa resenha porque os pontos que você mencionou me irritam demais, eu só tinha visto elogios para esse livro e confesso que estava morrendo de curiosidade para ler, mas agora essa vontade passou. Ainda bem que li a sua resenha, pelo menos não comprei o livro porque ia ficar muito chateada se tivesse comprado e me deparado com tanta coisa me incomodando.

    ResponderExcluir
  6. Oie! Então, fui uma dessas pessoas que amou o livro demais mas concordo contigo, Cesca é extremamente imatura em relação ao que aconteceu e isso chegou a me incomodar durante a leitura, mas parece que todo o resto, a construção do cenário etc compensou, sabe?

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo bem?
    Eu confesso que estou no grupo das pessoas que amaram esse livro. Na verdade, quando chegou, eu já comecei a ler e terminei em um dia só. A Cesca realmente tem atitudes imaturas, mas eu consegui entender o bloqueio que ela desenvolveu e a raiva que ela tem do Sam. Levei em consideração que ela tinha apenas 18 anos quando a peça fracassou, e imagino o quanto ela se sentiu humilhada. Se nessa idade levar fora do crush pode ser traumatizante, imagina ser detonado pelo público e pela crítica haha.
    Enfim, uma pena que você não tenha gostado da leitura e não pretenda continuar a série, mas gostei da sinceridade da sua resenha.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Oiii Karine

    Essa é a primeira resenha mais critica que leio sobre o livro e adorei conhecer tua opinião, mais pé no chão, ajuda a gente a já saber o que pode vir por aí. Não sei como vou me sentir com essa falta de maturidade e de noção da personagem, acho que vou me irritar como vc, mas como já estou avisada agora, vou tentar pegar esse livro com paciência, de preferência quando eu estiver bem calma...rsrs
    Eu adoro a ambientação dele, isos me deixa curiosa em conhecer a trama. Espero curtir, e que pena que a leitura demorou pra fluir, é horivel ler e ler e parece que nunca acaba, sei bem como é a sensação.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bem? Se tem alguma coisa que me incomoda durante a leitura é imaturidade excessiva. SENHOOOOR tem que dar paciencia pra não sair tacando o livro longe hahaha Gosto quando se apresenta uma ingenuidade nata, mas que aos poucos amadurece, porém quando isso não ocorre fico bem ZzzzzzzzzzzzzZ. Não sei se seria uma leitura adequada para mim, por isso amei a sua opinião sincera!
    Beijos,
    http://diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Olá Karine, eu não conhecia esse livro, mas já sei que não é pra mim também, protagonista imaturo é uma coisa que me irrita bastante durante a leitura =/

    ResponderExcluir
  11. É uma pena que essa leitura não tenha te agrado tanto, é muito ruim quando temos muitas expectativas em relação à um livro e elas não são supridas. Eu li e achei uma leitura bem razoável, não me surpreendeu, porém eu gostei e acredito que o fato de você não ter curtido desde o início foi o que deixou a leitura arrastada, pois realizei a leitura em poucas horas, cada qual com o seu cada qual, não é mesmo ? rsrs Amei sua sinceridade, não adianta falar bem de uma coisa que a gente não gostou e nem é ético também. Beijos do Wes ^^

    ResponderExcluir