21 de fev. de 2018

Começando a gostar de poesia


Olá minha gente, então,  nesse último ano eu comecei a perceber o quanto nossos gostos vão mudando com o passar do tempo, quando comecei a me interessar por leitura eu era super adepta das fantasias e sobrenaturais, minha maior paixão era histórias de anjos, arcanjos, hoje em dia nem passo perto de livros com essa temática. 


Após essa fase veio os romances, Chick-lit, Young Adult, tive overdoses de Nicholas Sparks e Meg Cabot mas hoje já não vejo mais encanto nos romances, percorri por distopias, terror e hoje me encontro na vibe mais de suspense, Thriller e policiais, já experimentei de tudo (menos sci-fi romances históricos que não me descem, desculpa mundo)

Nesse novo ano me vi disposta a tentar ler aquilo que eu tinha um pouco de preconceito, não vamos ser hipócritas e dizer que não temos preconceito com nenhum gênero e os meus foram os New Adult e poesia, hoje venho recomendar a vocês dois livros que me fizeram apaixonar pelo mundo da poesia.




O livro das semelhanças 
Ana Martins Marques

Esse livro fala de amor, de como sentimos ele, de como lidamos com ele, das loucuras que fazemos, dizemos quando estamos convivendo com ele. Fala sobre aquele amor louco, que penetra, invade e toma conta do nosso corpo, mas fala sobre ele de um jeito leve, divertido, então se você é uma romântica você vai se identificar com os poemas desse livro.









Outros jeitos de usar a boca 
Rupi Kaur

E o meu favorito, que  eu poderia ler milhões de vezes, o que eu gostaria de tatuar no meu corpo todos os versos que existem nele, ele não fala de uma  coisa, ele fala sobre tudo, tudo aquilo que fica guardado, escondido porém precisa ser dito, "Outros jeitos de usar a boca" mostra como a nossa boca precisa ser usada para falar, nos expressar e não para ser calada, temos aqui poemas sobre amor, sexo que apreciamos e o sexo que foi forçado, depressão, paternidade, feminismo, tudo que uma mulher tem para dizer mas foge de sua boca por causa da opressão, por favor se você é mulher, leia esse livro, se você é homem, leia para entender as mulheres, o que sentimos, o que passamos, o que sofremos, só por sermos...mulheres.



                                               
                                               O livro das Semelhanças - Poema não de amor 
"Não vou falar de amor, vou falar do tempo que faz
dos animais do zoológico
de como eles não parecem tristes em suas jaulas
para onde os enviamos sem julgamento
vou falar do urso, da girafa, da morsa, do falcão
você me pede para não falar de amor
eis que tenho agora uma ocupação
não te ver, não te telefonar
não pensar em você."


Outros Jeitos de usar a boca 

“Você me diz para ficar quieta porque minhas opiniões me deixam menos bonita, mas não fui feita com um incêndio na barriga para que pudessem me apagar. Não fui feita com leveza na língua para que fosse fácil de engolir. Fui feita pesada, metade lâmina, metade seda. Difícil de esquecer e não tão fácil de entender.”

Beijos

21 comentários:

  1. Olá!
    Algumas leituras de poesia não me chamam atenção, mas já tive oportunidade de conhecer alguns textos que me deixaram apaixonada, por isso não fecho a porta para esse gênero. Existem autores que são verdadeiras inspirações e trazem mensagens bem bacanas com suas poesias.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  2. Olá Gabi.
    Uau, esse post foi um tapa na minha cara! Sempre fui bem relutante quando se trata de poesia. Sempre mesmo! E agora com apenas um trecho, você conseguiu meio que mudar um pouco isso. Acredita que eu não sabia que "Outros Jeitos de usar a boca" era um livro de poesia. (estou aqui em choque e incrédula comigo mesmo). A capa me chamou atenção, então coloquei na lista, dizendo que depois iria ler algumas resenhas do mesmo. (coisa que até agora não tinha feito).
    Agora não só pela capa, mais pelo conteúdo quero muito esse livro.
    Obrigada pelo post MARA e pelas dicas.
    Bjos

    www.momentosdeleitura.com

    ResponderExcluir
  3. Adorei seu post!
    Também passei pelas mesmas fases que você, comecei com fantasias e hoje leio bem menos, e agora também tô adorando poesias, sendo que antes eu não gostava tanto, mas agora consigo compreender mais e por isso tenho mais prazer em ler esse gênero.
    Adorei as dicas, já li Outros jeitos de usar a boca e amei!

    Virando Amor

    ResponderExcluir
  4. Oie!

    Os gostos mudam não se pode negar, já peguei várias obras que antigamente eu gostava e agora não tanto, mas poesia infelizmente não faz a minha cabeça! Tenho um amigo que escreve e as dele até de vez em quando leio, mas infelizmente é um gênero que nunca aprendi a apreciar!

    Bjss

    ResponderExcluir
  5. Oii Gabi, tudo bem? Que legal você se permitir e arriscar em outros gêneros e estilos, isso é realmente muito bom!! Há alguns anos a poesia não me descia muito, me recusava ler, mas hoje leio bastaante e sou apaixonada. Meus livros favoritos do gênero são Se o Vento Diz, O Amor é Um Cão dos Diabos e O Vento da Noite. Todos muito recomendados! Eu já li dois livros da Rupi, esse que você citou e o novo, O Que o Sol Faz com as Flores, e infelizmente não gostei tanto :(

    O livro das semelhanças me interessou, vou procurar depois! :D

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oiee!
    Adorei seu post e as dicas.
    Estou de olho em Outros Jeitos de Usar a Boca desde o lançamento e depois do que você escreveu, a vontade cresceu.
    Poesia é inspirador, né? Costumar escrever algumas na época do ensino médio, mas a gente cresce e acaba abandonando uns hobbies.

    Beijos
    www.manuscritoliterario.com.br

    ResponderExcluir
  7. Olá, Gabi!

    Fiquei louquinha para ler esses dois livros! Sobretudo Outros Jeitos de Usar a Boca. Eu sou apaixonada por poesias desde que me entendo por gente... Bem... Não exatamente, mas meu interesse começou cedo, na pré-adolescência ainda. Eu escrevia poesias, tinha cadernos só para isso e passava horas na biblioteca da escola caçando livros do gênero. Meu interesse por romances veio muitos anos depois. O triste disso é que depois que comecei a ler romances e depois me dediquei a outros diversos gêneros também, a poesia, minha companheira tão fiel, ficou para trás. :( Hoje em dia mal leio, embora siga apaixonada. Tenho como poetisa preferida a Florbela Espanca e os livros dela são os únicos que sempre visito no meio da correria. Necessito urgentemente voltar para as poesias. E penso fazer isso justamente com o livro Outros Jeitos de Usar a Boca.

    Bjs!

    ResponderExcluir
  8. Olá! Poesias não é o gênero que me chama a atenção. Acho lindo, fico admirada com quem lê, mas ainda existe uma barreira em mim que não sei explicar.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Oi Gabi!
    Concordo 100% com você. Vai passando os anos, e vamos mudando os nossos gostos. E por mais que mude, sempre têm aqueles gêneros que não passamos perto - e diferente de você (mas não totalmente), os que eu passo são: erótico, romances históricos e poesia. Por isso, os dois livros que você recomendou, eu passo a dica.
    Bjss

    http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi, Gabi

    Realmente os nossos gostos vão mudando com o tempo, mas há alguns gêneros que nunca consegui curtir completamente, o que é o caso de distopias e fantasias.
    Já poesias e poemas eu não leio, não curto. Acho uma coisa muito abstrata e me incomoda.
    Mas que bom que você está começando a curtir um novo gênero! :D

    Beijos
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  11. Ando muito querendo ler Outros jeitos de usar a boca, de tanto wue falam sobre ele estou curiosa. Já a primeira obra que você citou eu nem conhecia. E adorei o fato de você ter sido sincera e admitido que torcia o nariz para esse ou aquele gênero, quem nunca né!

    Bexus @leitoraconectada

    ResponderExcluir
  12. Oi, gaby. Sei bem como é essa mudança de gosto e fase, já passei por vários, mas procuro mesmo é sempre mesclar, se não enjoo. Adorei essa sua fase poesia, e ja ouvi infinitos elogios para outros jeitos de usar a boca, e espero um dia lê-lo. Você viu que a autora desse livro está lançando outro pela planeta? ele parece ser tão bacana quanto o primeiro.

    ResponderExcluir
  13. Acho legal ter se arriscado.
    Um dia eu me arrisco também.
    Ms no momento, poesia não é uma vertente literária que me encante..Infelizmente.
    Entretanto, a dica está anotada!!

    beijinhos!!

    #Ana Souza
    LiteraKaos!

    ResponderExcluir
  14. Oi, tudo bem?
    Não li O Livro dos Semelhantes, mas li Outros Jeitos de Usar a Boca e amei. Antigamente poesia era meu gênero favorito. eu tio-avô publicou vários livros e eu amava estar com ele no processo de escrita. Mas conforme fui crescendo, deixei tanto de ler, quanto de escrever. Não consigo mais aproveitar a leitura de todos os livros, só de alguns. Adorei seu post!

    ResponderExcluir
  15. Olá Gabi!!!
    Realmente a gente passa por uma mudança de leituras e que vai sendo melhor a cada momento.
    Eu tenho o livro "Outros Jeitos de Usar a Bica", a gente vai fazer oque ele sugeriu e na figura da mulher.

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Olá, tudo bom?

    Nossa, faz anos que eu não leio poesia. Eu fiz muito na época da escola, mas com o passar dos anos, acabei deixando de lado. Eu não digo que tenho preconceito, pois acredito que, se eu me propor a ler algo, posso achar alguma obra que me encante. Porém, sou uma pessoa de fases, assim como você, e sempre tenho aquele gênero que eu acabo lendo mais. Porém, esse ano eu fiquei com vontade de ler poesia depois de ver a proposta de Outros Jeitos de Usar a Boca. Uma amiga, inclusive, comprou esse livro e depois disse que me diria se era algo que eu vou gostar. Entretanto, só pela premissa, acho que seria uma leitura interessante que eu espero fazer logo.

    Enfim, adorei a postagem e agradeço as indicações :)
    Abraços.

    ResponderExcluir
  17. Olá Gabi!!!
    Esse ano eu fiz o propósito de ler outros gêneros literários do que estou acostumada!!!
    Parabéns pela resenha!!!
    Bjks!!!

    ResponderExcluir
  18. Eu volta e meia me arrisco a ler poesias, dessas suas duas indicações eu já li Outros jeitos de usar a boca e fiquei encantada com vários dos textos que compõe a obra.

    ResponderExcluir
  19. Olá Gabi,
    Assim como você, entrei nesse universo lendo romances sobrenaturais com anjos, confesso que meu gosto mudou muito desde então e estamos juntas na vibe de thrillers e policiais. Acho que eles me prendem.
    Em relação à poesia, não tenho preconceito, apenas sinto que leio e não entendo os livro, mas tenho muita vontade de ler Outros jeitos de usar a boca. Gostei de saber que você o leu e gostou e adorei esse poema que você indicou no seu post.
    Beijos

    ResponderExcluir
  20. Olá! Tudo bom?

    Confesso que é bem raro eu parar para ler poesia, quase impossível na verdade. Quando o livro Outros Jeitos de Usar a Boca foi lançado eu morri de curiosidade pois se tornou algo quase viral. Já té solicitei o meu para enfim conhecer essa perfeição, já me apresentaram alguns textos e fiquei alem de encantada! Quero muito também o segundo livro de Rupi Kaur que lançou recentemente. Vai ser meu primeiro contato de verdade com poesia e estou bem ansiosa ♥

    Um beijo

    ResponderExcluir
  21. Olá
    Nossa que amo poesia também, desses ai li Apenas o Outros jeitos de usar a boca. Recomento a leitura de A princesa salva a si mesma nesse livro e Tudo nela brilha e queima, que é nacional. Imagino que irá gostar tanto quanto eu.
    Beijuh

    ResponderExcluir