"Promíscuo Ser de Partitura Finita" é um lançamento da editora Pandorga, uma leitura nacional pra quem busca novidades na literatura, completamente diferente de tudo que li até hoje ele apresenta uma proposta de ficção e romance ao leitor, contando sobre a história de duas mulheres, uma mantém uma vida sexual completamente fora dos padrões junto de seu marido, a outra sofreu muito e se tornou prostituta em uma vida passada.
Título: Promíscuo ser de Partitura Finita
Autor(a): Cris Coelho
Editora: Pandorga
Páginas: 300
Ano de Publicação: 2017
Gênero: Literatura Brasileira/ Ficção
Nota: 3/5
Obs: Livro cedido em parceria com a editora
Sinopse: Duas vidas entrelaçadas por um mesmo propósito. Um carma que é passado por diferentes gerações unindo duas mulheres em épocas distintas. De um lado, está Maria Scarlet, uma prostituta de um passado distante que, após apanhar muito da vida, consegue se estabelecer como dona de um bordel. Com o tempo, o bordel ganha fama e se torna referência na pacata Holanda de 1750, derivando a qualidade de seu nome para a rua a qual o estabelecimento funcionava: “Red Street”, atualmente conhecida como “Red Light”. Do outro lado, está Anna Lara, uma mulher frágil e atormentada pelas lacunas do seu sombrio passado. Com o suporte de Maria Scarlet, Anna Lara cria defesas emocionais por meio da energia sexual que recebe de sua protetora e se torna participante ativa e assídua de toda forma de desvio sexual, ao lado de seu parceiro de vida, Jota Jr. Em um enredo psicológico completamente envolvente, Anna Lara esbarra nas lacunas sexuais escondidas nas partituras não terminadas de um universo promíscuo e misterioso.
Acredito que o livro foi baseado em muitas experiências reais, mais também contém traços de ficção e religião muito nítidas ao leitor, esse foi um dos diferenciais que encontrei nesta leitura.
Anna Lara possui uma vida turbulenta e cheia de negatividade, uma energia estranha emana dessa jovem e ela acredita que tudo esta ligado ao seu casamento com Jota, um homem rico que possui um gosto peculiar para o sexo e que arrastou sua esposa pra uma vida sem limites neste quesito, além da insatisfação que Anna tem atualmente com a vida que leva, ela ainda precisa lidar e interpretar uma aparição que a persegue desde muito nova, uma mulher vestida de preto, que sempre aparece para a jovem, ninguém mais a vê por isso ela prefere não falar sobre o assunto para não ser taxada de louca.
Recentemente Anna Lara passou por um processo de perda terrível, e ela se culpa muito por isso, atormentada por seu sofrimento resolve se matar, ela fracassa e a partir dai uma sucessão de acontecimentos irá atingir sua vida. A jovem está ligada a um passado sujo que irá segui-la ao onde for, conhecemos então Maria Eugênia, uma mulher também muito sofrida e que depois de passar por torturas avassaladoras ser ferida de corpo e alma, encontra um proposito se torna Maria Scarlet a pomba gíria de Anna.
A estória de forma geral prende atenção do leitor em muitos pontos, ficamos curiosos por uma solução para vida da nossa protagonista, queremos um desfecho para sua dor, e isso motiva a continuarmos lendo o livro, gosto quando encontro trabalhos assim que despertam o desejo de sabermos o final.
Entretanto o livro é intenso, uma narrativa pesada, com personagens e carga emocional muito fortes, a autora fez uma mescla de fatores que ao me ver foram criativos, mais que precisavam ser melhor trabalhados, ela uniu costumes, cidades, culturas com uma diversidade muito ampla, gostei da imaginação aflorada e do trabalho de forma geral, porém como disse teria que ser melhor explorado, e melhor colocado no livro, a escrita é fluída em alguns pontos, a melhoria da diagramação, revisão e fonte do texto é muito clara para o leitor.
O conteúdo apresentado pelo livro não o torna indicado para muitos públicos, e apesar da autora ter tentado colocar o erotismo em destaque não teve muito sucesso, com o desenvolvimento da trama muito abaixo das expectativas para quem gosta desse gênero, a citação de termos religiosos entre outros teria que ser melhor esclarecidas para leigos nesse quesito, enfim existe muitas coisas que precisam ser revistas na obra, avalie o livro 3/5, essa foi minha opinião e impressão da leitura, porém cada leitor interpreta de uma maneira, caso você já conheça o trabalho de Cris Coelho e já leu este livro deixe nos comentários o que achou, um grande beijo e até a próxima.
Resenha feita por Michelle Russo.
Oi amiga tudo bem?
ResponderExcluirInfelizmente dessa vez a obra não despertou meu interesse, mas gostei muito de saber a sua opinião e parece ser uma leitura bem envolvente mesmo, além disso, adorei essa capa.
Beijinhos
Olá Kah, essa leitura me pegou de jeito, nunca imaginei encontrar conteúdo tão intendo quanto este, beijos!
ResponderExcluiroii tudo bem ?
ResponderExcluirgostei muito da capa , mais dessa vez vou passa quem sabe em outro momento , mas irei anotar a dica .
bjss
Olá Michele, apesar do enredo diferente e dos seus comentários que a narrativa prende o leitor eu não consegui ficar empolgada para lê-lo =/
ResponderExcluirOlá! Ainda não conhecia esse livro. Uma pena que a leitura não superou suas expectativas. Muito boa sua resenha, bjoo
ResponderExcluirOie
ResponderExcluirque pena que a leitura não foi tão boa para você, acontece haha não é bem meu tipo de leitura então vejo que não estou perdendo muita coisa, parabéns pela resenha
beijos
http://www.prismaliterario.com.br/
Olá, tudo bem?
ResponderExcluirA capa do livro é bonito, mas o conteúdo parece ser bem pesado. Sabe? Não sei se é o livro certo pra mim no momento. Beijos <3
Olá, tudo bem? Nossa pela capa não esperava um conteúdo como esse. Podemos perceber bastante a presença da religião, porém fiquei me perguntando aonde entra o erotismo. De fato parece que a autora quis colocar vários assuntos, mas não finalizou nenhum de forma correta. Não conheço a autora, e recentemente vi esse livro em alta justamente por causa da editora, porém ainda não sei se seria uma leitura para mim. Fora revisão de texto que se tiver erros gritantes, não me agrada. Vou ler outras resenhas para ter uma decisão final. Ótimas palavras!
ResponderExcluirBeijos,
diariasleituras.blogspot.com.br
Não conhecia o livro, infelizmente a premissa não me conquistou. Apesar da obra abordar vários assuntos, pelo que você comentou na resenha, vi que não iriam me prender.
ResponderExcluirBeijos, Gabi
Reino da Loucura | Facebook | Instagram
Ola Michelle, tudo bem?
ResponderExcluirNão conhecia este livro, não tenho o costumo ler muitos livros nacionais e estou tentando mudar isto aos poucos.
Gostei muito da sua resenha!
Beijos, Larissa (laoliphant.com.br)