15 de out. de 2019

A Madona e a Vênus - Catarina Muniz - Universo dos Livros


Pense em uma pessoa sumida, esta pessoa sou eu, mas gente, não posso fazer nada, a vida anda uma loucura absoluta, e é em poucos momentos de folga que eu venho e consigo ler um livro aqui outro ali. E em um desses momentos consegui ler "A Madona e a Vênus" e vim aqui papear com vocês sobre ele, espero que gostem. 

Título: A Madona e a Vênus
Autor(a): Catarina Muniz
Editora: Universo dos Livros
Páginas: 304
Ano de Publicação: 2019
Gênero: Romance
Nota: 4/5
Obs: Livro cedido em parceria pela editora
Sinopse: 1481, Florença, Itália. A cidade mais fremente do mundo, berço dos maiores pintores, arquitetos e escultores de toda a História, é o cenário de um intrincado triângulo amoroso entre a camponesa Francesca di Boscoli, a duquesa de Milão, Alessia Sforza, e o aspirante a pintor Vincenzo Mantovani. Francesca busca apenas paz em sua vida, já tão carregada de cicatrizes. Vincenzo espera ser reconhecido como um dos maiores artistas de seu tempo. E Alessia, a bela mecenas, busca impor sua vontade, custe o que custar! O Renascimento Cultural italiano é o pano de fundo deste romance que promete trazer ao leitor fortes emoções. Benvenuti!

Pode parecer loucura para mim que sou a louca dos romances, mas tinha algum tempo que não lia um romance de época por assim dizer, então quando peguei esse livro para ler devido a enorme ressaca que ando enfrentando achei que ia demorar um século para completar leitura. Bom, não foi exatamente o caso. Aqui eu pude conhecer a história de Francesca, uma camponesa inocente e muito sonhadora que está noiva e seu maior sonho está para acontecer, se casar e ter sua própria família. O que era para ser um conto de fadas acaba se tornando um terror, em uma noite apesar de suas suplicas seu noivo entra em seu quarto faltando pouco tempo para o casamento e por azar seu pai pega ambos dentro do quarto. 

O que era um sonho se tornou pesadelo, ela apanha feio do pai e é abandonada pelo noivo, a ruína está mais do que certa, e antes que tudo piore ela segue os conselhos dos irmãos e vai para Veneza para recomeçar a vida. Não espere que a vida lá seja melhor, ela é maltratada, trabalha feito doida em uma taberna, mas foi o que apareceu rápido, era isso ou passar fome. Mas estamos em Veneza né, um local que é recheado por artistas, e é aí que entra Vincenzo. Um desenhista que está bebendo na taberna, mas se encanta pela beleza de Francesca ele há convida para que seja desenhada por ele. 


Mas sua criação simples faz com que pense que aquilo é vulgar que não deve ser feito e apesar de almejar uma vida melhor ela continua a trabalhar aonde está, até que cai doente e não consegue mais trabalhar sendo assim colocada para fora, e em uma cidade que não conhece ninguém ela vai bater na porta da única pessoa que acredita que pode lhe ajudar. Vincenzo. E para seu espanto ele não lhe nega socorro, acolhendo a bela jovem para seus cuidados. Sendo assim se inicia realmente a história que carrega muitos preconceitos pela sociedade, triângulos que por não querer dar spoiler recomendo que leia, mas já aviso, vai se surpreender. 

"A partir dali, apenas viveria. Ou melhor, vivenciaria! Experimentaria, enfrentaria, entregaria, cederia... Qualquer verbo que se fizesse entender que a paixão era real e inevitável para ambos."

Eu tentei puxar na memória, mas acredito que esse seja o primeiro romance de época nacional que leio, não tenho memoria de ter lido outro, e sinceramente gostei, mas com algumas ressalvas, talvez por já ter lido tanto o gênero me tornei mais criteriosa com as histórias, o que é perfeitamente normal. Mas uma coisa eu tenho que afirmar, os personagens souberam ser construídos, bom, com ressalvas, enquanto nossa mocinha sofre e não é pouco e temos o aprofundamento da parte dela eu senti que o novo boy da vez foi um tanto raso. 


As cenas mais picantes que eu particularmente amo souberam ser bem apresentadas e construídas, a autora em si tem uma escrita bem envolvente e leve e eu gostei disso, estava sentindo falta disso para ser sincera e me agradou muito encontrar isso nessa leitura, então esse é um livro que eu recomendo muito, não conhecia a autora para ser sincera e nunca havia lido nada dela, e ainda bem que pude ter a oportunidade de corrigir esse erro, pois vale muito a pena dar essa chance para a história. 

Envolvente, provocante, descritiva, apaixonante, eu simplesmente adorei a leitura não consegui parar até finalizar. É isso, espero que tenham gostado do que achei desse livro e deem uma chance para ele, pois se vocês assim como eu amam romance e principalmente o de época vai amar esse livro. Mais do que recomendado. 

Beijos.


3 comentários:

  1. olá!
    Eu não tinha conhecimento deste livro até o momento e gostei da premissa. Ainda não me rendi aos romances de época e definitivamente não gosto de hot, mas amo protagonistas fortes e que sabem o que quer independente da época em que o livro se passa.

    Silviane, blog Memento MoriParticipe do Top Comentarista de Outubro

    ResponderExcluir
  2. Olá tudo bem? Quanto tempo! Então não conhecia o livro mais adorei sua resenha, e fiquei bem curiosa pela leitura, anotei aqui para aquisições futuras!

    ResponderExcluir
  3. Oi Kah! O livro tem uma história bem diferente né? Não conhecia ele e fiquei com muita vontade de ler. Conheço um ou outro romance de época nacional, mas está autora realmente não estava na minha lista antes, agora está.

    Beijos!

    ResponderExcluir