30 de nov. de 2017

Resenha: Harry Potter e a pedra filosofal


Muitos não sabem, ou melhor, quem me acompanha sabe que eu já havia dito aqui que sou uma grande fã de Harry Potter, então de tempos em tempos eu faço a releitura de alguns livros da série, aqueles que eu mais gostei sabe, afinal eu tenho os meus preferidos dentro dos sete livros, e claro que não podia deixar de resenhar ele aqui no blog o primeiro volume, então venha comigo conferir a resenha.



Título: Harry Potter e a Pedra Filosofal
Autor(a): J.K Rowling
Editora: Rocco
Páginas:
Ano de Publicação: 2000
Gênero: Fantasia
Nota: 5/5
Obs: Livro cedido em parceria com a editora
Sinopse: Conheça Harry, filho de Tiago e Lílian Potter, feiticeiros que foram assassinados por um poderosíssimo bruxo, quando ele ainda era um bebê. Com isso, o menino acaba sendo levado para a casa dos tios que nada tinham a ver com o sobrenatural pelo contrário. Até os 10 anos, Harry foi uma espécie de gata borralheira: maltratado pelos tios, herdava roupas velhas do primo gorducho, tinha óculos remendados e era tratado como um estorvo. No dia de seu aniversário de 11 anos, entretanto, ele parece deslizar por um buraco sem fundo, como o de Alice no país das maravilhas, que o conduz a um mundo mágico. Descobre sua verdadeira história e seu destino: ser um aprendiz de feiticeiro até o dia em que terá que enfrentar a pior força do mal, o homem que assassinou seus pais, o terrível Lorde das Trevas.
O menino de olhos verdes, magricela e desengonçado, tão habituado à rejeição, descobre, também, que é um herói no universo dos magos. Potter fica sabendo que é a única pessoa a ter sobrevivido a um ataque do tal bruxo do mal e essa é a causa da marca em forma de raio que ele carrega na testa. Ele não é um garoto qualquer, ele sequer é um feiticeiro qualquer; ele é Harry Potter, símbolo de poder, resistência e um líder natural entre os sobrenaturais. 

Primeiro tenho que falar para todos que Harry Potter tem um cantinho muito especial no meu coração, afinal, foi com essa série que eu comecei a pegar amor pela leitura, e acho que não só eu como muitos outros. Harry o menino órfã que mora com os tios que trata ele como lixo, morando de baixo de uma escada em um canto mais do que minúsculo. Porem mesmo com todos os maus tratos o menino de apenas 10 anos tem muita bondade em seu coração e sempre tenta aplicar a humildade em tudo que faz na vida.

O fato é que próximo ao seu aniversário de 11 anos as coisas começam a mudar, corujas aparecem e seus tios surtam mais do que já são surtados. Mas eis que no dia de seu aniversários exatamente as 00:00 um “gigante” aparece para ele avisando que ele não é exatamente o que achava que era, na verdade ele é um bruxo e foi aceito na melhor escola de magia e bruxaria que existe no mundo, deixando é claro o menino mais do que confuso com tudo que cerca ele não é?!


Partindo para um mundo do qual ele não entende nada e que não fazia ideia que existia ele se sente um tanto só, pois nunca teve amigos, sempre foi tratado como empregado pelos tios, dos quais ele não pensa duas vezes ao deixar para ir para a nova escola. Em um curto espaço de tempo ele descobre muita coisa sobre si mesmo que não fazia ideia, sabe mais sobre seus pais e do que de fato morreram, e o que de fato eles eram. Então ao embarcar para Hogwarts (a melhor escola da vida) ele sabe um pouco mais sobre ele, mas não faz ideia do que vai enfrentar.

Considerado uma celebridade no mundo dos bruxos por ter “destruído” o bruxo mais cruel de todos os tempos “aquele que não devemos mencionar” ainda quando bebê ele não faz ideia de como fez ou o que realmente aconteceu, só sabe que esse bruxo muito mal foi a causa da morte de seus pais. E na verdade ele não sabe exatamente o que pensar quando a noticia é revelada para ele. Só que quando chega à nova escola é alvo de muitos olhares e cochichos por todos.


Mas amigos de verdade podem acontecer quando se menos espera e quem diria que logo de cara Rony Wesley se tornaria o melhor amigo de Harry, o menino ruivo de família sangue puro, cheia de irmãos, não muito afortunado da vida no quesito dinheiro, mas rico de amor, carinho, respeito e fidelidade aqueles dos quais ama. É isso que Harry ganha mais do que rápido com Rony. E claro que precisamos de mais um para interagir esse trio, que tal a mente brilhante Hermione Granger? A como eu amo essa menina, sério, eu daria muito para ter metade da inteligência dela. Mas não se enganem, a amizade com ela não foi fácil de ser ganhada. 

"Mas daquele momento em diante, Hermione Granger tornou-se amiga dos dois. Há coisas que não se pode fazer juntos sem acabar gostando um do outro, e derrubar um trasgo montanhês de quase quatro metros de altura é uma dessas coisas."

O fato que Hermione trás o equilíbrio necessário para esses dois meninos perdidos que estão para enfrentar um grande perigo. Não tem uma confusão de grande escala que Harry, Rony e Hermione não estejam envolvidos. Mas sempre com coragem para descobrir o que tem de errado em sua tão amada escola. Afinal, assassinatos estranhos andam acontecendo por toda Hogwarts (não necessariamente humanas deixando bem claro), e isso deixa esses três bruxos muito curiosos para revelar esse mistério. Claro que no fim das contas, muita coisa acontece e quem será o culpado de tudo isso?

Bom, muitos devem saber, mas pode haver um ou dois que não então não irei falar, mas posso dizer que nesse primeiro volume aprendemos muitas coisas, aprendemos sobre fidelidade a amizade, companheirismo, humildade, bondade. Suas escolhas são somente você que faz, e elas, todas elas acarretam consequências, e é assim que esses três jovens amigos passam o ano todo.

"Não vale apena mergulhar nos sonhos e esquecer de viver"

Ao finalizar essa leitura eu percebi o quanto estava sentindo falta de ler um livro leve, apaixonante, e simples. É um livro que sempre irei carregar comigo, não é atoa que tenho várias edições dele, mas se você ainda não leu, leia, eu sei que você vai amar e tirar alguma lição desse livro que apesar de ter 17 anos até hoje conquista milhares de fãs.

Beijos


24 comentários:

  1. Eu amo Harry potter, mas só li 2 livros foi da camera secreta e o prisioneiro de askaban, pretendo um dia ainda ler todos, amei sua resenha n tem como falar mal de hp pq td dessa saga é maravilhosa ♥

    ResponderExcluir
  2. Oi Kah, tudo bem?
    Eu sou apaixonada por esse mundo de Hogwarts e tudo relacionado à Harry Potter. Não foi ele que me incentivou à leitura, mas é uma leitura que te faz querer ler mais de uma vez, que nem nós fazemos com os filmes. Sempre assisto quando passa na tv, não importa quantas vezes! Adorei sua resenha, você disse exatamente tudo o que quem não conhece a história precisa saber. Acho que em breve pegarei tudo para reler.

    Bjs
    Blog Tell Me a Book

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A muito obrigada me bem é bem gratificante saber que eu consegui transpassar para as pessoas que talvez não conheçam a história o que ela representa.

      Um beijo

      Excluir
  3. Eu amo Harry Potter, são livros que eu sempre vou levar comigo, que fazem parte da minha história.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Faz tanto tempo que li a série que não consigo lembrar dos livros separadamente!
    Mas amei ler e fico super feliz que tenha gostado!
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Apesar de adorar os filmes da saga HP, por incrível que parece não me chama atenção pra leitura. O que é uma pena pois sempre todas as resenhas são bem positivas.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa se os filmes são maravilhosos, as leituras então.... deveria dar uma chance para se surpreender, porque eu sei que irá.

      Beijos

      Excluir
  6. Oiii amiga tudo bem?
    Que resenha maravilhosa menina, eu sou completamente apaixonada por HP e esse foi o primeiro livro que li na minha infância, o primeiro que peguei na biblioteca e fui incentivada a ler, ótima resenha e lindas fotos.
    Abraços amor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A muitos de nos começamos por ele né? Muito amor envolvido. Obrigada pelos elogios meu bem.

      Beijos

      Excluir
  7. Faz anos que quero ler HP, mas parece que a fila de livros nunca termina kkk adorei sua resenha me fez querer adiantar a leitura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adiante, pois você vai se arrepender se não fizer essa leitura, ela é divina.

      Beijos

      Excluir
  8. Olá, impossível não se encantar com o universo de Harry Potter <3

    Já li a série faz um tempão, mas pretendo reler assim que conseguir dar conta das outras coisas que tenho que ler.

    Abraços

    ResponderExcluir
  9. Oi Kah!
    Quem não ama HP e o seu mundo mágico?
    Sem dúvidas, é a minha série favorita, disparada! Ano que vem, pretendo reler pela primeira vez, porque quero ler agora mais velha, ter algumas visões diferentes.
    Bjss

    http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A eu sempre leio de ano em ano, algumas coisas mudam mas a essência, essa é impossível de mudar a visão.

      Beijos

      Excluir
  10. Oie
    ai que vergonha de não ter lido a série ainda haha. Que legal ler mais uma resenha que mostra o quanto estou errando de ainda não ter lido nenhum, muito boa a dica, com certeza é uma leitura obrigatória

    beijos
    http://www.prismaliterario.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como ainda não leu?? Vá agora ler, isso é leitura obrigatória kkkkk

      Beijos

      Excluir
  11. Oiiii nossa HP já virou um clássico. Como não é da minha geração nunca me interessei muito em ler o livro, mas adoro os filmes e todo o universo criado pela autora. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A mesmo que não seja sua geração vale a pena ler, dê uma chance, sei que vale a pena.

      Beijos

      Excluir
  12. Tenho me aventurado no mundo de Harry Potter, tô conseguindo pegar ritmo e tenho gostado muito. Consigo ver porque é um sucesso, é uma história que te prende. quem nunca sonhou em ter magia né? Haha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou até hoje aguardando minha carta, me recuso a ser uma trouxa acredita nisso kkk

      Beijos

      Excluir