Título: A hora da estrela
Autor(a): Clarice Lispector
Editora: Rocco
Páginas: 88
Ano de Publicação: 1998
Gênero: Drama/Romance
Nota: 4/5
Sinopse: A história da nordestina Macabéa é contada passo a passo por seu autor, o escritor Rodrigo S.M. (um alter-ego de Clarice Lispector), de um modo que os leitores acompanhem o seu processo de criação. À medida que mostra esta alagoana, órfã de pai e mãe, criada por uma tia, desprovida de qualquer encanto, incapaz de comunicar-se com os outros, ele conhece um pouco mais sua própria identidade. A descrição do dia-a-dia de Macabéa na cidade do Rio de Janeiro como datilógrafa, o namoro com Olímpico de Jesus, seu relacionamento com o patrão e com a colega Glória e o encontro final com a cartomante estão sempre acompanhados por convites constantes ao leitor para ver com o autor de que matéria é feita a vida de um ser humano.
Resenha: Olá pessoal, a resenha de hoje é sobre um livro que poderíamos considerar talvez um clássico brasileiro? Quem aqui nunca ouviu falar de Clarice Lispector? Seja pelos livros, contos e crônicas maravilhosas que ela tem ou por aquele povo do Facebook que cada foto que posta insere uma frase de Clarice na legenda, haha.
Macabéa é uma nordestina que depois de perder seus pais no sertão do Alagoas passa a viver com a sua tia beata que a cria mas não de um jeito muito amoroso.Após a morte de sua tia, ela sem nenhum parente, migra para o Rio de Janeiro para tentar a vida como datilógrafa, a única coisa que sabe fazer já que somente estudou até o terceiro ano do fundamental. Macabéa mora num quarto de cortiço com 4 mulheres balconistas das lojas americanas chamadas todas Marias mas a quem não vê muito, pois chegam muito tarde por causa do trabalho, então a única companhia que lhe resta é seu rádio de pilha onde ouve a rádio relógio , onde passa "As horas e cultura".
Macabéa é uma nordestina que depois de perder seus pais no sertão do Alagoas passa a viver com a sua tia beata que a cria mas não de um jeito muito amoroso.Após a morte de sua tia, ela sem nenhum parente, migra para o Rio de Janeiro para tentar a vida como datilógrafa, a única coisa que sabe fazer já que somente estudou até o terceiro ano do fundamental. Macabéa mora num quarto de cortiço com 4 mulheres balconistas das lojas americanas chamadas todas Marias mas a quem não vê muito, pois chegam muito tarde por causa do trabalho, então a única companhia que lhe resta é seu rádio de pilha onde ouve a rádio relógio , onde passa "As horas e cultura".
E sobretudo esse canal de rádio aproveitava intervalos entre as tais gotas de minuto para das anúncios comerciais – ela adorava anúncios. Era rádio perfeita pois também entre os pingos do tempo dava curtos ensinamentos dos quais talvez algum dia viesse a precisar saber.
O livro é super fininho, mas super grosso quando se trata de contéudo,sentimento e melancolia.Clarice escreve de uma forma poética, cheia de referências e metáforas que leva você a refletir sobre tudo que acontece ali com nossa personagem principal.Toca em assuntos fortes e presentes no nosso cotidiano de um jeito leve e poético, assuntos como migração, pobreza, relacionamentos abusivos que é transmitido pelo "namoro" de Macabéa e Olímpico, e como ela é submissa e aceita todas as pressões e xingamentos que existem dentro de seu relacionamento e se comporta como se merecesse eles é baseado na realidade de muitas mulheres.
– Você, Macabéa, é um cabelo na sopa. Não dá vontade de comer. Me desculpe se eu lhe ofendi, mas sou sincero. Você está ofendida?
– Não, não, não! Ah por favor quero ir embora! Por favor me diga logo adeus!
Confesso que peguei o livro com um pouco de receio para ler, já que foi algo que foi pedido para leitura para um trabalho na faculdade, a gente nunca gosta quando é obrigada a ler um livro não é mesmo ? haha, mas fui muito surpreendida com tudo o que ele me passou. Nele existe a mensagem de reflexão de que você tem que aproveitar sua vida enquanto ainda pode, nada pode ser tão ruim se você ainda está vivendo, e viver é muito bom.Palavras da própria Clarice "tudo começa com um sim", então diga sim para sua vida, seus sonhos, suas esperanças para o futuro.
– Não sei como se faz outra cara. Mas é só na cara que sou triste porque por dentro eu só até alegre. É tão bom viver, não é?
Esse é um livro que eu recomendo para qualquer um, para quem gosto de poesia, de romance, de drama, para quem só quer passar um pouco do tempo para refletir, tenho certeza que será tocado pela escrita de Clarice. O livro é narrado pelo alter ego da Autora chamado Rodrigo S.M, que se flagela todo o livro com a angústia de ter que contar a história de Macabéa mas não poder ajuda-la. Veio a minha cabeça a dúvida do significado do nome do narrador, talvez seria Rodrigo Sinto Muito? pois é esse o único sentimento que nós sentimos por várias Macabéas que vivem hoje em nosso país.
Até a próxima resenha, e beijos.
Até a próxima resenha, e beijos.
Olá!
ResponderExcluirÓtima dica! Já li esse livro tem algum tempo e foi na época em que ia prestar vestibular. Clarisse Lispector, Machado de Assis e José de Alencar, estão entre os autores brasileiros, dos clássicos, que mais gosto! Clarisse é genial!
http://colecionandoromances.blogspot.com.br/
Não gosto muito de Machado nem de Alencar, mas irei ter que aprender a gostar por causa do curso que faço, haha.
Excluirbjs
Eu amei esse livro. Eu amo Clarice RS
ResponderExcluirÉ exatamente como VC disse Gabis é um livro enorme de conteúdo de qualidade.
Bjs
www.mundoliterando.com.br
uhum, bjs <3
ExcluirOi
ResponderExcluirSabe que eu nunca li nada da autora? Não que eu lembre pelo menos.
Achei esse bem interessante, e que nome é esse dessa mulher meu deus???😨 enrolei a língua pra conseguir falar...
Ótima resenha ☺
💗 bjs 😀
kkkk, uma versão nordestina do nome Macbeth.
Excluirobrigada deni <3
Oiii Gabis, como vai garota?
ResponderExcluirFiquei imensamente feliz em saber que tu trouxestes esse clássico para este blog, realmente me emocionou, sou bem fã dessa escritora, porém, ainda não tive a oportunidade de realizar a leitura, só posso dizer que sua resenha está incrível e quero ler para ontem HAUHAUAHUA vou colocar como compra urgente :p
Beijinhos <3
Vou bem e você Morg?
Excluircoloque mesmo e me conte o que achou da leitura <3
bjs
Eu ainda não conhecia a obra mas não me interessei muito para realizar a leitura. Gostei de saber sua opinião sobre o livro mas, infelizmente, eu passo a dica dessa vez. A capa também não me atraiu muito :(
ResponderExcluiroh, tudo bem, deixa para a próxima dica, bjs <3
ExcluirOlá, tudo bem?
ResponderExcluirConfesso que livros da Clarisse não me agradam. Não sei porque, mas não consigo apreciar sua escrita. O que é uma pena.
Ma que bom que gostou.
Beijinhos...
http://estantedalullys.blogspot.com.br/
sim, gosto é uma coisa tão particular nossa <3
ExcluirHahahaha, cada foto com legenda maravilhosa da Lispector, queria saber se realmente já leram algo dela. E leitura de faculdade a gente sempre fica com um pé atrás mesmo, mas que bom que você gostou da experiência da leitura.
ResponderExcluirAinda não li esse dela, li outros que também são pequenos, mas com um assunto maravilhoso e assuntos que está tanto no nosso cotidiano, que não tem como não ficar pensando.
https://leitorironico.wordpress.com/
kkk, também tenho essa dúvida.
Excluirsim, li também felicidade clandestina e recomendo.
Estou com ele aqui, como outros da autora mas ainda não pequei pra ler,apesar de amar uns clássicos assim, não estou na vibe no momento.Que bom que mesmo sendo leitura obrigatória você tenha curtido a leitura :)
ResponderExcluirbjs
haha, espero que leia logo,bjs <3
ExcluirUm clássico! Li esse livro no ensino médio, me preparando para prestar vestibulares e foi a partir desse livro que peguei gosto por Clarice Lispector.
ResponderExcluirhaha, já estou morrendo de vontade de ler outras coisas da autora.
Excluirentão... o primeiro contato que tive com Clarice foi justamente com esse livro e confesso que fiquei triste, muito triste por Macabéa. E sim, esse livro é um clássico contemporâneo da literatura brasileira... ^^
ResponderExcluirLegal vc ter curtido apesar de ter sido leitura obrigatória... Espero que conheça outras obras dela...
bjs...
estou pensando em começar felicidade clandestina, já li alguns contos desse livro e quero lê-lo todo agora.
Excluirbjs
Oi, tudo bem?
ResponderExcluirJá li esse livro, já faz um tempinho (uns 3 anos kkkk) me lembro que na época adorei ele. Entre os livros que li da autora esse foi o que mais gostei, apesar de que li poucos livros dela, acho que foram só 3 rsrs
Imagine eu que só li esse haha, tõ ansiosa por outros
Excluirbjs
Olá,
ResponderExcluirSempre quis ler esse livro, lembro que no ensino médio fizemos um trabalho sobre a Clarice, mas acabei não sendo agraciada com a função de ler essa obra. Com o tempo acabei esquecendo, mas agora com sua resenha fico mais tentada a ler.
Grande Abraço
colecoes-literarias.blogspot.com.br
haha, leia sim amore,bjs <3
ExcluirOlá!
ResponderExcluirEu nunca li nada da Clarice, acredita?! Morro de vontade, mas só conheço mesmo aquelas frases e pequenos textos espalhados pela internet...
Esse livro tem uma premissa incrível e parece ser uma leitura intensa e sensível. Acho que o leitor deve sofrer junto com a personagem =/
Apesar de gostar de coisas mais leves e divertidas, adorei a tua resenha e sem dúvidas quero ler essa obra.
Dica anotada!
Beijos!
obrigada amore, leia sim e me diga o que acha e se a expectativa das frases da internet correspoderam <3
ExcluirGabis, li esse livro na época da faculdade, assim como outros da autora e só posso dizer que a narrativa é incrível e bem desenvolvida.
ResponderExcluirÉ quase impossível que não se goste dele.
Uma das melhores leituras que já tive.
Lisossomos
concordo plenamente <3
ExcluirOiê!
ResponderExcluirLi esse livro pela primeira vez aos quinze anos, recebi na escola, infelizmente na época, não entendi bulhufas, mas, na faculdade, uma colega que ama Clarice de paixão me indicou a releitura e, de fato, é um livro fininho, mas muito envolvente e denso em sua construção e no desenvolvimento da protagonista. Até hoje não me conformo com o final dela...
nem eu, muito triste :(
ExcluirOlá, tudo bem?
ResponderExcluirA Clarice é linda de mais, né? Ainda não li esse livro, mas já outros da autora e fiquei apaixonada.
Hora da Estrela parece ser incrível também, como você disse, com reflexões a passar ao leitor. Espero poder ler logo.
Beijos <3
também espero que leia logo, beijos <3
ExcluirOlá! Te confesso que só li as belas poesias da Clarice, aqueles livros com coletâneas. Eu gostava bastante de ler, li e relia e amava. Não conhecia esse livro e achei a premissa dele muito legal. Queria ler algo além das poesias, conhecer outras facetas dela. Parabéns pela resenha, beijos!
ResponderExcluirEntre Livros e Pergaminhos
haha, leia sim, ela tem vários livros maravilhosos, alguns assim fininhos como esse, uma leitura rápida porém maravilhosa.
Excluirbjs e obg <3
Olá Gabis, tudo bem?
ResponderExcluirMenina que coincidência, fiquei outro dia até o meio da madrugada conversando com uma amiga sobre Clarice e Florbela. Falando da minha dificuldade com as duas. Que eu gosto e desgosto ao mesmo tempo, que me atrai e me repele.
Lembro que li a Hora... para poder assistir o filme, não gostei do filme, achei forçado, enfim.
Amei sua resenha, linda sua visão da autora.
bjss
Ainda não assisti o filme pois ouvi várias coisas negativas sobre ele.
Excluirobrigada amore <3
Oiiii
ResponderExcluirEu já conhecia esse livro, mas nunca li.
Depois de versua resenha, fiquei curiosa para ler.
Até tenho ele em casa rs vou tentar achar e ler em breve.
Beijos
leia sim, bjs <3
ExcluirOii,
ResponderExcluirAinda não li nada desses autores mais clássicos, mas estou querendo começar a ler, provavelmente vou começar com Machado de Assis, mas adorei a dica desse :D
Abraços!
http://lendocomobiel.blogspot.com.br/
haha, machado de assis é pauleira ein, irá começar com um dificil, boa sorte <3
ExcluirOlá!
ResponderExcluirDe fato não tem como nunca ter ouvido falar de Clarice Lispector, mas acredita que eu nunca li nenhum livro dela? A estória apresentada me parece ser encantadora e o fato de o livro ser fino me animou de tratar a leitura, assim se eu por acaso não gostar do livro eu não ficarei presa nela. Adorei sua resenha!
Beijinhos!
Cantinho Cult
obrigada, sim, o livro é bem pequeno e a leitura super rápida, bjs <3
ExcluirOlá,
ResponderExcluirAcredita que eu nunca li nada da Clarice? Tenho muita vontade de conhecer a escrita da autora já que falam tão bem dos livros dela mas ainda não tive a chance. Adorei a sua resenha. =)
Beijos
haha, também demorei horrores p ler algo da Clarice, te entendo.
Excluirobg <3
Como não amar? Diva!!!!!!
ResponderExcluirA capa é tão singela, passa uma leveza... aiaiai
bjs
www.sobrevicios.com.br
haha, sim sim <3
ExcluirSei que sou uma exceção, rs, mas eu adorava quando era obrigada a ler um livro, principalmente clássicos, porque normalmente convencia minha mãe a me dar o livro e eu normalmente amava os clássicos que lia! Ninguém nunca me obrigou a ler esse, hehe, mas quero conhecê-lo, é bom saber que você recomenda.
ResponderExcluirBeijo.
Ju
Entre Palcos e Livros
KKKKKK, adorei essa tática, vou aderir .
ExcluirOlá!
ResponderExcluirNão consigo gostar da Clarice justamente pelo povo do facebook que insiste em lhe creditar um monte de frases. Mas gostei da história por ser tão atual.
A internet estraga alguns autores kkk
ExcluirEste da Clarice eu ainda não li, mas sei que é uma ótima opção de leitura. Faz tempo que não leio nada da autora, por isso vou anotar o nome para poder conferir.
ResponderExcluirBjs!
haha, anote sim <3 bjs
ExcluirOii Gabis, tudo bem? Sua resenha ficou ótima! Adorei saber sua visão sobre a história. Eu amo muito esse livro, é um dos mais bonitos e mais tristes que já li. Fiquei com vontade de reler!
ResponderExcluirbeijos
Obrigada gabi, releia sim,e e eu quando tiver tempo farei a mesma coisa, bjs
ExcluirHello!
ResponderExcluirAcredita que quase nao li nada da Clarice Lispector, acho que so na época da escola e nem lembro qual foi.
Adorei saber mais sobre o livro A HORA DA ESTRELA, nunca tinha ouvido falar e acho que em si tratando da autora, com certeza é um classico.
Vou tentar ler, gostei da premissa e fiquei curiosa com a trama.
Beijos!
Livros e Sushi • Facebook • Instagram • Twitter
tente simm, bjs
ExcluirOlá Gabis, eu li ele no ensino fundamental a muito tempo atrás e gostei tanto que ainda lembro bem do enredo, trás varias reflexões bacanas para se discutir *-*
ResponderExcluirVisite "Meu Mundo, Meu Estilo"
tenho muita vontade de passar ele para meus alunos também.
Excluirbjs
Oii. Que lindo ver a Rainha Clarice por aqui. Eu comprei este livro e está na minha meta deste ano. Estou lendo a biografia dela e esta mulher era poderosa, viu. Já li todos os livros infantis dela e alguns contos. Mas quero ler todos . Espero conseguir. Haha. Ótima resenha.
ResponderExcluirbeijinhos
também espero que consiga amore, obrigada <3
ExcluirOii!
ResponderExcluirJá tinha ouvido falar desse livro e achei ele uma graça!
Ainda não tive a oportunidade de conhecer a escrita da Clarice, mas em breve pretendo comprar um de suas obras. Espero que eu goste hahaha
Amei a sua resenha, com uma suavidade incrível e sua sinceridade me encanta!
Beijos, Amanda
www.vicio-de-leitura.com
também espero que goste assim como eu <3
Excluiroh que linda, muito obrigada mesmo
Olá,
ResponderExcluirEu li este livro quando era mais nova, e sinceramente não gostei. Não sei se é por não ter entendido ou porque não faz o gênero que eu goste.
http://euinsisto.com.br
a leitura é algo que atinge cada pessoa de modo diferentes não é msm ?
ExcluirOie!
ResponderExcluirOlha, se não fosse por um trabalho de faculdade, eu te digo que também não teria a oportunidade de ler, pois não o procuraria. Mesmo assim achei a história super interessante e deve ser um livro rico, tanto em cultura nacional quanto em lições de vida.
Gostei bastante.
Bjo
www.viciadosemleitura.blog.br
Eu também, as vezes algo obritório nos traz mts surpresas
ExcluirOi!!
ResponderExcluirÉ impossível não ter ouvido falar de Clarisse Lispector, ela tem livros maravilhosos. A autora sabe abordar temas bem profundos de uma forma que envolve o leitor, faz a gente refletir.
Beijão!
disse tudo <3
ExcluirNossa li esse livro a tanto tempo, na época era para fazer um trabalho de literatura. Foi meu primeiro contato com Clarice, e comecei a gostar dos livros dela. Ela tem uma forma de passar uma mensagem bem interessante. Bjkas
ResponderExcluirte dizer coisas terriveis mas de um jeito tão poético <3
ExcluirOla Gabis lindona amei a resenha e Tia Clarice é sempre um clássico, acredita que ainda não li esse livro e sua resenha foi um convite para a leitura, espero ler em breve. Fiquei feliz que a leitura fluiu bem ainda mais sendo obrigatória. beijos
ResponderExcluirJoyce
www.livrosencantos.com
obrigada, leia mesmo <3
ExcluirOie!
ResponderExcluirNão sou chegada a livros finos, mas esse pode ser uma exceção.
Pelo que você nos contou, a história tem um enredo forte e envolvente.
E poderíamos esperar menos da Clarisse?
É, eu acho que não.
Pretendo ler esse livro em breve, a premissa me agarrou e não quer me soltar. Kkkkk
Beijinhos da Mady.